Níveis De Organização Em Biologia

A biologia é um conceito o qual é sabido por grande parte das pessoas de maneira intuitiva, em outras palavras, todos temos a ciência de que nenhum ser vivo, seja esse uma bactéria, um fungo, um coral, uma planta, um parasita, um inseto, um pássaro ou o próprio ser humano, consegue sobreviver por si só sem haver um única interação com outros seres vivos ou ainda com o meio o qual ele está inserido. As inter-relações ocasionadas entre esses organismos e meio no qual eles estão inseridos denomina se Ecologia, a qual está inserida dentro de um conceito ainda mais abrangente conhecido por Biologia.

Níveis De Organização Em Biologia

Entretanto, para que se esclareça uma explicação histórica, tem se pela palavra ecologia uma combinação de conhecimentos que dizem respeito à economia de todo o ecossistema. Esses conhecimentos, de modo genérico, são a análise profunda de todas as ligações entre os seres vivos com o ambiente orgânico e o inorgânico no qual estão inseridos, contando ainda com as relações entre cada um desses seres vivos, sejam elas colaborativas ou depreciativas, sendo o contato ocorrido de modo direto ou indireto. Para resumir em uma frase, a Ecologia é a análise a fundo das complexas inter-relações, denominadas pelo estudioso do tema Darwin como as condições da luta pela vida. Desse modo foi como outro pesquisador, Ernest Haeckel, no ano de 1870, significou a Ecologia.

Desse modo, como em qualquer outro segmento de estudo científico, na Ecologia são determinadas as unidades de análise, as quais são determinantes para o completo entendimento dessa ciência. Fazendo uso de um modelo de níveis de organização, o estudo das unidades da Ecologia torna-se mais simples de se entender.

Confira Logo Abaixo Como é o Modelo Dos Níveis De Organização Em Biologia:

Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.

Moléculas e Átomos, As Divisões Invisíveis a Olho Nu

Os átomos são responsáveis por formarem toda e qualquer matéria que exista. Quando unidos através de ligações químicas são denominados como moléculas, podendo existir desde moléculas mais simples, como por exemplo a água, até moléculas mais complexas, como por exemplo as proteínas, as quais são constituídas de uma infinidade de átomos interligados. As moléculas que mais se encontram pelo planeta Terra são, em grande parte,  constituídas pela união dos seguintes átomos: Carbono (representado pela letra C), por Hidrogênio (representado pela letra H), pelo Oxigênio (representado pela letra O) e, por fim, por Nitrogênio (representado pela letra N).

Organelas e Células, Nível De Organização Básico Para a Existência De Vida

As organelas são conjuntos de uma série de moléculas encontradas dentro das células, atuando com funções bem determinadas. A célula é a unidade mais simples da vida, ou seja, a existência de um ser vivo depende diretamente da existência de células e que sejam saudáveis. Há muitos tipos de células, sendo que cada um desses tipos de células possui uma determinada função no organismo.

Tecidos, São Formados Por Células De Estrutura Complexa

Os tecidos são constituídos por um conjunto unido de células com determinadas especialidades. Esse nível de organização se encontra somente em determinados organismos de porte multicelular, como por exemplo as plantas e os animais. Um tipo de tecido muito estudado pelos cientistas é o muscular, o qual tem a finalidade de provocar o movimento dos músculos, e também há o tecido ósseo, o qual é constituído pelas células ósseas as quais tem a finalidade de dar sustentação para todo o organismo.

Órgãos, Um Nível De Organização De Mais Fácil Entendimento

Quando os tecidos se unem em uma determinada organização eles formam então os órgãos. Cada órgão de um ser vivo é a união de uma variada quantidade de tipos de tecidos, como por exemplo os ossos, os quais são o conjunto de tecido ósseo, tecido sanguíneo e de tecido nervoso.

Sistemas, Níveis Mais Complexos De Organização

Os sistemas aparecem quando há a união de diferentes órgãos, os quais funcionam se pela inter-relação a fim de causar uma hipotética ação no corpo, como por exemplo o sistema digestório, o qual forma se por um conjunto de órgãos, tais como a boca, o intestino grosso e fino, o pâncreas, o estômago, entre outros.

Organismo, melhor simplificado como um animal ou uma planta ou um verme

O Conjunto De Determinados Sistemas Define o Organismo.

População

A inter-relação entre organismos de uma única espécie, os quais vivem em uma definida área e em um marcado especo de tempo, é conhecido por população.

Comunidade, a variedade de espécies interagindo entre si

Quando seres vivos de variadas espécies coexistem relacionando se uns com os outros em uma determinada localidade é conhecido por comunidade.

Ecossistema

O ecossistema é uma série de seres vivos de uma definida comunidade, incluindo as partes não vivas de comunidade, como por exemplo o comportamento da temperatura, a luminosidade, a umidade e outros elementos químicos. Essas partes sem vida são conhecidas como os fatores abióticos. Já os seres vivos são denominados como os fatores bióticos. O modo como esses dois fatores se comportam um em relação ao outro é conhecido como ecossistema.

Biosfera

Por fim, o último novel de organização é a biosfera. Ela é a união de todos os ecossistemas interagindo entre si de alguma maneira.

Foto Para Ilustrar Como Se Dividem Os Níveis De Organização:

Foto Para Ilustrar Como Se Dividem Os Níveis De Organização

Links Interessantes Para Vestibulandos e Professores:

Confira uma série de exercícios sobre os Níveis de Organização em Biologia que você pode fazer via internet. São exercícios de diferentes níveis que vão testar os seus conhecimentos nessa área. Vale fazê-los para saber o quanto você absorveu de conteúdo desse post e, assim, saber se você precisa ler novamente ou não o conteúdo acima descrito. Confira os exercícios acessando o link logo abaixo: