Mudança Climática no Mundo

O nosso planeta passa por uma série de mudanças todos os anos, mas não nos referimos de construções humanas e sim, mudanças em sua formação. A natureza de hoje não é bem igual a que tínhamos nos anos 20, por exemplo. Isso se dá pela ação do homem no meio ambiente, mesmo vivenciamos um momento onde a sustentabilidade é a palavra chave para tudo.

Sabendo então que existe essa mudança e que somos diretamente contribuidores para que alguns fenômenos apareçam, vamos conhecer alguns fatores que acarretaram mudanças climáticas ao redor do mundo e que aconteceram até os anos 90, quando passamos a nos preocupar mais efetivamente com a sustentabildade. Claro que pegar estes detalhes desde a formação do planeta é praticamente impossível e teremos também assunto para um livro. Então escolhemos os pontos mais importantes desde o surgimento da tecnologia até os dias de hoje.

Mas antes, vamos entender porque a preocupação com as mudanças climáticas é tão importante.

Definição de Mudanças Climáticas

Quando falamos em mudanças climáticas que ocorre ao redor do mundo, nas nos referimos apenas à troca de clima, mas as alterações que acontecem de forma geral no nosso planeta. Essas alterações para serem consideráveis, têm que ser registradas através de instituições do segmento ou por estudos científicos.

Mudança climática é um pouco adverso á alteração climática, apesar das duas definições estarem totalmente ligadas. As mudanças climáticas são alterações definitivas que existe no clima e são consideradas dessa categoria, quando o valor de desvio é maior da média climática que é apurada todos os anos por institutos meteorológicos.

Causas das Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas que acontecem ao redor do mundo podem ser geradas pelos mais diversos fatores e também são produzidas em escalas muito diferentes. Os agentes que causam as mudanças climáticas podem ser naturais ou ações dos seres humanos. Ultimamente, a segunda opção é a que mais tem gerado mudança no clima do nosso planeta e estas mudanças vêm afetando drasticamente a população de determinados países com seus fenômenos naturais inesperados.

Revolução Industrial

Dificilmente vamos citar as mudanças climáticas sem nos referirmos á Revolução Industrial que aconteceu no século XVIII. Claro que a importância história desse acontecimento é muito grande e totalmente responsável pelo avanço tecnológico que temos hoje em dia, mas ao mesmo tempo, a Revolução Industrial foi o maior responsável pelo aumento da poluição do ar o que vem causando mudanças no nosso clima até os dias de hoje.

Vamos ver alguns fatos históricos, assim como este, que estão também diretamente ligados às mudanças climáticas do nosso planeta.

Invenção do Primeiro Motor à Vapor

Em 1712, um britânico chamado Thomas Newcomen inventou o primeiro motor movido a vapor. Até então existiam motores pequenos e utilizados em pequenas escalas pela população, mas a invenção de Thomas Newcomen fez com que os motores à vapor tivessem um poder muito maior, o que também foi um grande passo para acontecer a Revolução Industrial.

Aumento da População

Até 1800 a população do nosso planeta não chegava à 1 milhão de pessoas. A partir dessa virada de século, existiu um aumento considerável e consequentemente, a exploração de recursos naturais também aumentou. Existe um estudo da biologia que diz que tudo o que tiramos da natureza, causa uma reação dela e esta reação pode ser de pequenas alterações climáticas à verdadeiras tempestades, caimento de terra ou qualquer outro fator que atrapalhe o curso normal de um local. Podemos citar como maior exemplo disso, as tsunamis que vêm acontecendo ao redor do mundo nos últimos anos e destruindo cidades inteiras.

Reconhecimento do Efeito Estufa

Mudança de Cima

Mudança de Cima

O físico francês Joseph Fourier, em 1824, fez com que a população ao redor do mundo conhecesse um fator preocupante, mas que até o momento não se sabia dos riscos: o efeito estufa.  Mais tarde, em 1861, um novo estudo foi feito pelo físico irlandês John Tyndall que provou serem os vapores de água e alguns outros gases, os grandes responsáveis pelo efeito estufa.

Invenção do Automóvel

Em 1886 Karl Benz apresentou ao mercado a sua criação, o Motorwagen, que é considerado o primeiro automóvel da história. Sabemos que os carros automotores são grandes responsáveis para poluição do ar e isso está diretamente ligado à mudança climática do mundo.

Aumento da Poluição do Ar

Com a chegada da tecnologia e a invenção de diversos outros fatores que emitem gases ao planeta, como o que citamos logo acima sobre a criação do automóvel, fez com que a poluição do ar aumentasse consideravelmente. Em 1927, por exemplo, as emissões de carbono feitas a partir da queima de combustível fóssil alcançaram 1 bilhão de toneladas por ano, devido a industrialização que cresceu bastante.

Efeito Calendário

Aquecimento Global

Aquecimento Global

Esse efeito foi atestado em 1938, depois do engenheiro britânico Guy Callendar (calendário em inglês, por isso o nome) realizar estudos e comprovar que a concentração de CO2 que existia no planeta neste ano, tinha contribuído para um aumento definitivo da temperatura do planeta. De acordo com as pesquisas, o aumento teria sido de 3 a 4 graus em relação ao século anterior.

Protocolo de Montreal

Este documento foi criado em 1987 por diversas nações tendo como objetivo a restrição da emissão de diversos gases no ar. Segundo pesquisas feitas por diversos países, determinados lançamentos sem controle que vinham acontecendo ao redor do mundo, acabavam destruindo mais ainda a camada de ozônio fazendo com que a temperatura se elevasse descontroladamente.

Painel Intergovernamental para Mudança Climáticas

O Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, representado pela sigla IPCC, de acordo com o nome em inglês, foi criado pela ONU em 1988 e tem como objetivo, passar a avaliar todas as evidências que cercam as alterações climáticas do planeta. Para que o projeto seja eficiente, diversos profissionais, de diferentes áreas, mas interligadas, passaram a realizar testes para descobrir porque existiu um aumento ou redução na temperatura de diversos locais ao redor do mundo.

Exatos 1 ano depois dessa iniciativa em atividade, a então primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher afirmou em um discurso na ONU que o aumento da temperatura do nosso planeta dava-se muito devido a quantidade de dióxido de carbono que era lançado na atmosfera. Margaret Thatcher possuía todos os parâmetros para discursar sobre o assunto, pois tinha formação em química.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *