Mar Morto – Fotos Atuais

O Mar Morto é um personagem recorrente em algumas das mais importantes histórias da Bíblia, há inclusive uma profecia de que voltaria a existir vida nesse ambiente inóspito como era antes da destruição de Sodoma e Gomorra que foram atingidas por fogo e enxofre. Independente das histórias bíblicas – que veremos a seguir podem não estar erradas sobre a volta de existência de vida na região – há que se dizer que o Mar Morto tem características bastante fascinantes.

Conhecendo o Mar Morto

Localização

O Mar Morto que também pode ser chamado de Lago Asfaltite é um dos ‘mares’ que compõem o que se conhece por Vale do Jordão (depressão bastante extensa que contempla territórios de Israel, Cisjordânia, Jordânia e dos Montes Golan no Oriente Médio). Como está a cerca de 400 metros abaixo do nível do mar é considerado como sendo o ponto que possui menor altitude do planeta.

Principais Características

Embora tenha a alcunha de mar, o Mar Morto, é um lago em que a água possui um nível elevado de salinidade que é o motivo para que não haja a existência de vida além de arqueobactérias e algas. Os seus 605 km2 de extensão seguem regime endorreico, o que significa que não possuem escoamento superficial para mares ou rios. A água do Mar Morto é bastante densa tendo grande concentração de cloreto de sódio, potássio, bromo, óxido de magnésio e ácido clorídrico.

Banhista Boiando no Mar Morto Devido a Salinidade

Banhista Boiando no Mar Morto Devido a Salinidade

Vegetação

O sal do Mar Morto não fica concentrado apenas na água, pelo fato de estar presente em quantidades muito elevadas acaba dando origem a ilhas, penínsulas e barrancos salinos. Trata-se de um fenômeno que faz com que não exista vegetação no entorno do lago também. Outro fator que contribui para a inexistência de vegetação no entorno é o de que a região possui escassez de chuvas, a porção norte do lago conta com cerca de 100 milímetros por ano enquanto a porção sul com apenas 50 milímetros.

Hidrografia e Depressão

O Mar Morto é considerado como a maior depressão absoluta do planeta, está a cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Enormes buracos têm sido formados na região devido ao processo de esvaziamento progressivo das águas do lago salino, tem buracos que chegam a ter mais de 20 metros de profundidade. Esse lago é formado pelo abastecimento de águas de rios doces como o Jordão, Dan, Hasbani e Basnia. Dentre os países que utilizam as águas do Rio Jordão para o seu abastecimento se destacam Síria, Israel e Jordânia.

O Mar Morto é Realmente Morto?

A alcunha de Mar Morto que cabe ao Lago Asfaltite se deve as suas características físicas e químicas que impedem o desenvolvimento de vida pelo elevado nível de sal em suas águas. Qualquer peixe que seja levado pelas correntezas do Rio Jordão para as águas do Mar Morto morre instantaneamente devido a concentração de sal que é cerca de 10% mais elevada que as dos oceanos.

Contudo, nos últimos tempos se tem aventado que a profecia bíblica de que voltaria a existir vida nesse lago pode estar se realizando. De acordo com o texto do Velho Testamento a região desse lago era bem diferente, algo que pode ser comprovado em: “Ló viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito”, Gênesis 13:10. A morte do lago teria sido resultante da destruição de Sodoma e Gomorra.

Barco Navegando no Mar Morto

Barco Navegando no Mar Morto

Na prática parte das águas do Rio Jordão estão sendo desviadas para uso agrícola o que causa o recuo de até um metro por ano do Mar Morto. Esse fato em conjunto com a evaporação das obras minerais do lago causaram o surgimento de piscinas naturais as margens do Lago Asfaltite. As piscinas estão ficando cheias de água doce que tem permitido que peixes vivam no entorno do Mar Morto.

O Mar Morto Está Diminuindo?

A resposta é ‘Sim’, o Mar Morto, está apresentando redução da sua superfície ao longo dos anos. O primeiro dos motivos para essa redução foi o já citado desvio e uso das águas do Rio Jordão. Na década de 1950 o lago recebia uma média de 1,3 bilhão de metros cúbicos, atualmente, recebe 50 milhões de metros cúbicos apenas, uma drástica redução.

A evaporação que também já foi citada contribui para a diminuição do Mar Morto, pois o processo de reposição das águas tem sido menor que o de eliminação. Há por fim ainda o fato de que há diversas empresas que estão extraindo potássio das águas desse lago aproveitando seus elevados índices de sal.

Os cientistas ainda não chegaram a um consenso a respeito da possibilidade do Mar Morto desaparecer, mesmo que ele esteja diminuindo pode se manter ainda devido as águas subterrâneas que continuariam a enchê-lo.

Vista Aérea do Mar Morto

Vista Aérea do Mar Morto

Mar Morto: O Rei do Turismo

O Mar Morto atrai diferentes perfis de turistas todos os anos sendo uma das principais motivações a do turismo religioso. Conforme o texto da Bíblia estão submersas nas águas densas e salgadas desse lago as cidades de Sodoma e Gomorra que teriam sido destruídas por Deus com fogo e enxofre. Ló foi o único escolhido para fugir desse terrível destino por ser um homem íntegro, podendo levar sua família acabou perdendo a esposa que por ser apegada aos bens materiais olhou para trás e se tornou uma estátua de sal.

No decorrer da Bíblia esse lago é chamado por alguns nomes diferentes como Mar Oriental, Mar Salgado e Mar de Arabá. Outro tipo de turismo que é bastante forte na região do Mar Morto é o medicinal devido a fama de alto poder de cura das águas salinas assim como da lama que está concentrada no fundo do oceano. Ao longo dos anos foram criados diversos centros de tratamento ao redor desse lago. Não podemos deixar de mencionar que não afundar nas águas densas do lago e a possibilidade de que ele desapareça nos próximos anos faz com que mais turistas procurem por ele.

Gostou de conhecer mais sobre o Mar Morto que está cada vez menor?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *