Mar da Galileia

O Mar da Galileia é muito conhecido no mundo inteiro, seja pelas tradições religiosas ou por pessoas que tiveram o prazer de vê-lo ao vivo. Além deste nome o mar também é conhecido por Mar de Tiberíades e Lago de Gensaré, sendo ele o maior de Israel. O tamanho exato do lago está no comprimento de 19 quilômetros por uma largura de aproximadamente 13k. O lago é muito visitado, tanto por pessoas que residem próximas a ele quanto por turistas que atravessam o mundo só para passar por perto do Mar da Galileia. Segundo as histórias bíblicas foi neste lago que Jesus realizou muitos de seus milagres. A seguir poderemos ver uma galeria de imagens com várias fotos do Mar da Galileia, confira:

Conhecido também pelos nomes de Mar de Tiberiades ou Lago de Genezaré, o Mar da Galileia é um imenso lago composto por água doce. Localiza-se no Distrito Norte do país de Israel. Com aproximadamente 19 km de comprimento, e 13 km de largura, e uma área abrangente de um total de 166,7 km², esse mar é, sem dúvida, o maior do país. Tendo como seu principal afluente o rio Jordão, cuja origem é em Cesareia de Felipe e no monte Hérmon, e com destino posteriormente para o mar Morto.

Pelo fato de não possuir ligação alguma com nenhum outro mar ou oceano, é apontado como mar isolado. Sua localização se dá a 213 m abaixo do nível do Mediterrâneo.

Nos tempos relatados na bíblia, tinha na sua parte de traz, a cidade de Tiberíades, cuja fundação é atribuída a Herodes Antipas. Fez parte da infância de Jesus, Betsaida, Genezaré, Cafarnaum e Magdala, e outras mais. E seguindo para o nordeste do lago, se encontram as Colinas de Golã.

De acordo com textos bíblicos, boa parte dos acontecimentos envolvendo Jesus aconteceram às margens do Genesaré. Naquela época, tinha um povoado que habitava em volta do lago, o que movimentava muito comércio e transporte por meio de barcos. Porém tem-se conhecimento que a pobreza na Galileia era maior que na Judeia, de forma que o povo local passava por situações muito difíceis no decorrer do 1º século.

Os evangelistas Mateus e Marcos descrevem em seus evangelhos como Jesus chamou os apóstolos: João, Pedro, André e Tiago, na beira do Genesaré.

O Sermão da Montanha, um grande acontecimento evangélico, foi feito em uma colina de onde se via o lago, e vários milagres que jesus realizou como acalmar a tempestade, caminhar sobre as águas, alimentar a multidão com dois peixes e cinco pães, e vários outros também aconteceram nas suas proximidades

O ano era 135, e os judeus tinham sido vencidos na guerra chamada de Barcoquedas. Os romanos exilaram todos os judeus de Jerusalém. Por esse motivo, a cultura judaica centralizou-se naquela região, principalmente em Tiberíades. Muito provavelmente, o chamado “Talmude de Jerusalém” teria sido copilado nesta região.

Devido a invasores árabes, e a ocupação turca que permaneceu até o término da 1ª Guerra Mundial, a cidade da Galileia, relatada na bíblia, foi quase totalmente destruída. Quando muito o que restou foram poucas ruinas de antigas cidades que se encontravam mais próximas do lago. Nos dias atuais, se tornaram atração turísticas em Israel.

O lago tem como seu principal afluente o rio Jordão, que coincidentemente é seu efluente, desaguando no Mar Morto.

Depois de dezenas de anos de questionamentos se havia ou não uma cidade judaica na época de Yeshua, na parte oriental do Mar, hoje já sabe que, de fato, não era uma cidade grega, mas uma cidade judaica.

Devido ao baixo nível do mar, e à grande seca, os pesquisadores da Universidade de Haifa logo trataram de investigar se havia indícios arqueológicos na região que pertence à Cursi. E, antes do que se esperava, esses indícios foram encontrados.

Existem dois indícios que comprovam que havia sim uma dominação judaica na região oriental do Mar da Galileia. Um deles é o fato que o quebrar mar é parecido com o de Migdal e Tiberíades. E o segundo indício são as inscrições com as letras em Hebraico em palavras em Aramaico, que seriam uma parte de uma dedicatória do templo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *