Lago Nicarágua Tubarão

Um país que aos poucos se tornou muito encantador para as milhares de pessoas por conta das maravilhosas paisagens, porém ainda possui uma economia não muito desenvolvida, juntamente com outros pontos. Muito visada pela sua localização, mas também ainda defasada pela colonização.

Seus mares e lagos são com certeza a maior fonte de renda para a região.

Nicarágua

País da América central, oficialmente é uma república, possui fronteira norte com o Golfo de Fonseca que logo depois fica El Salvador, ao leste se encontra o Mar das Caraíbas, fazendo fronteira com Honduras, também faz fronteira por esse mar com San Andrés e Providencia que são parte do território colombiano. Ao sul se encontra Costa Rica e o oceano Pacífico.

A área conquistada pelo império espanhol no século XVI, tem como capital a cidade Manágua e só conseguiu sua independência em 1821, mesmo fazendo um bom tempo sempre teve muitas revoluções contra os governos existentes, passando por muita instabilidade política, com diversas crises econômicas, ditaduras pesadas. Somente depois de mais de cem anos que o povo se uniu para levar o país a uma revolução, chamada de Sandinista, que durou cerca de dez anos nos anos 60.

Após isso tudo a Nicarágua virou uma república democrática representativa, sendo que a partir disso conseguiu progredir em todos os sentidos principalmente econômica. Os últimos anos tem sido realmente gloriosos para o país, tendo o mesmo presidente desde 2007 chamado de Daniel Ortagan.

Manágua, sua capital, é a terceira cidade maior da América central, sendo que a população total do país chega a cerca de seis milhões com as mais diversas etnias. Assim como a maioria dos países colonizados, a Nicarágua também possuía nativos, a maioria deles na costa oriental, com línguas nativas variadas como o misquito, sumo, rama e ainda um inglês crioulo, isso aconteceu graças a muitas culturas diferentes que estavam presentes durante todo o processo de colonização. Tendo assim artes, literatura e outras manifestações de portas e escritores muito expressivas. Alguns nomes reconhecidos do país são Ernesto Cardenal, Pablo Antonio Cuadra e Rubén Darío.

É um país  turístico principalmente por contar com  muita diversidade biológica, mantendo o clima tropical com vulcões ativos.

Lago

Lago Cocibolca

Lago Cocibolca

O grande lago da Nicarágua também pode ser chamado de Mar doce, ou lago Cocibolca. Possui trinta e dois metros de altitude e vinte e seis de profundidade, contando com mais de oito mil quilômetros quadrados de área. Com esses dados consegue ser o maior da América central e segunda  maior da América latina, ficando atrás somente do Titicaca.

Muito conhecido por apresentar curiosamente uma espécie de tubarão de água doce, já que sabemos que tubarão está presente somente em água salgada. A maioria deles entram por uma desembocada de um rio próximo chamado Rio San Juan passando por mais de trinta metros de corredeiras e bastante desnível até chegar ao lago. Quando encontram a espécie de tubarão no lago acreditava-se que era uma espécie única por muitos anos, com “descoberta” da época, ate mesmo o governo se aproveitou para conseguir lucrar com isso lançando novos selos em edição especial, todos com a imagem do tubarão, simbolizando o país a partir disso.

Rio San Juan

Rio San Juan

Quase um século depois, na década de 70 do século XX, pesquisadores compararam a espécie com outra já muito comum que seria o tubarão-cabeça-chata, com o nome científico de Carcharhinus leucas. É um animal muito comum em outros mares tropicais e subtropicais.

O lago já foi chamado de mar doce, cerca de 500 anos atrás quando os espanhóis chegaram ficando impressionado, pois ao imaginar que era água salgada ao verem diversos animais bebendo aquela água não entenderam, até concluir sobre a qualidade da água. A cor da água sempre muito limpa, como se fosse um espelho, azuis bem límpidos. O lago conta com vulcões que ameaçam a paisagem, tendo duas ilhas em meio ao lago, com uma vegetação maravilhosa, alguns arquipélagos, ilhotas e tantas maravilhas desconhecidas. Por isso assim denominada a terra dos lagos e vulcões.

Infelizmente assim como outros diversos locais maravilhosos o lago está sofrendo com a quantidade de lixo depositado nos últimos anos, pelas águas tão límpidas, era possível se banhar, lavar objetos, se alimentar dos peixes e muitas outras. Mesmo assim continua um ponto turístico admirável por amantes de belas paisagens e muito sossêgo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *