Índias Do Xingu

A região do alto Xingu está repleta de diversidades culturais apreciadas não somente por brasileiros, como também no mundo inteiro. Frequentemente as tribos se reúnem para ir aos festivais que circulam nos grandes países do mundo. Grande exemplo está nas Índias do Xingu, cujo desempenho é conhecido e admirado por muitos. As mulheres guerreiras demonstram traços da cultura e ao mesmo tempo realizam diversos tipos de cantos silvestres. Conheça um pouco mais sobre as índias do Xingu.

Quem pensa em mulher índia, normalmente pensa em uma mulher que somente fica na oca cozinhando os animais que são caçados pelos guerreiros nas florestas e cuidando dos filhos, como se fosse de certa forma uma dona de casa da vida do homem branco. No entanto, como em grandes sociedades, existe muita diversidade de cultura, e dependendo da tribo, são elas que representam a força guerreira da tribo. Todas estão compostas com inúmeras cores vivas que deixam o clima ainda mais belo. São diversos tipos de artesanatos, da cabeça aos pés.

Documentário: O documentário “As Hiper Mulheres” mostra todo o poder de cântico existente pelas componentes do grupo, que na prática, retrata os acontecimentos culturais correntes na região onde está localizada a maior parte das tribos indígenas que ainda vivem nos limites nacionais. A metragem foi estreada na Mostra de Tiradentes no início de janeiro deste ano. Foi cotado inclusive aos filmes brasileiros no Festival de Roterdã.

Os que dirigem o filme são: Takumã Kuikuro, Leonardo Sette e Carlos Fautos, os três bastante atuantes na respectiva temática com extensos trabalhos realizados. Durante o filme são mostrados os rituais de cantos que são protagonizados pelo público feminino no momento em que os guerreiros voltam com o alimento depois das caçadas.

A cultura é intimamente levada a sério por este povo. Reza a lenda que caso não existam cantos, os homens podem se transformar em monstros das florestas, nunca mais regressando para a tribo e consequentemente a toda família.

O formato do filme não é como os convencionais, cheios de preparativos para os receptores, com entrevistas explicativas de cunho didático. Neste sentido, não se pode saber exatamente de que tribo se trata. Sentimento proposital no intuito de botar um caráter mais genérico no documento. Fator que aparentemente está dando certo visto o sucesso da atualidade. Necessário ter calma para admirar as belezas naturais do entorno e compreender aos poucos toda a importância existente no culto.

Interessante notar que o documentário foi aplaudido duas vezes de pá no Mostra de Tiradentes. Os índios conseguem manipular a câmera com bastante qualidade, exercendo todo o enquadramento natural do cinema. Nos cânticos são recitados assuntos como sexo e orgasmo, não somente palavras sobre a natureza, como a maioria das pessoas pensa que acontece.

Por Renato Duarte Plantier

3 comentários

  1. Muito bom esse site achei ele prestativo e me ajudou muito.

  2. eu gastaria muito de ficar misturado com estas lindas índia nua cada qual melhor do que a outro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>