Horta em Casa

Benefícios de criar uma Horta

Horta em Casa

Horta em Casa

Criar uma horta em casa traz inúmeros benefícios para toda a família, pois todos poderão consumir os alimentos plantados por você, de forma orgânica, sem agrotóxicos ou conservantes. Você poderá plantar verduras, legumes, ervas medicinais, aromáticas, etc. Além da economia, ter sua própria horta e cuidar dela é uma ótima maneira de estar em contato com a natureza.

Engana-se quem pensa que para ter uma horta é necessário dispor de um grande espaço, claro que quanto maior, melhor, mas até mesmo em apartamentos é possível ter uma mini horta. Basta plantar suas hortaliças em um vaso ou caixote e além de ter seus vegetais frescos para o consumo, ainda terá uma bela peça de decoração. Claro que os tipos de vegetais serão mais reduzidos do que os de uma horta convencional, mas ainda assim trarão benefícios para toda a família.

As pessoas que possuem quintal em casa poderão elaborar uma horta maior, com mais tipos de verduras e legumes. Basta escolher um local onde o sol bata durante a maior parte do dia e quais hortaliças quer plantar.

Preparação do Solo

Dicas

Dicas

Seja sua horta em um quintal ou caixote, o procedimento de preparação da terra é praticamente o mesmo. Primeiramente misture a terra em que for começar o plantio com o adubo orgânico de sua preferência, recomenda-se o uso de esterco, deixe a terra com um aspecto “fofo”.

Depois disso, no caso da mini horta em caixotes ou vasos, basta plantar, você poderá comprar as mudas ou plantar sementes, de: salsinha, cebolinha, hortelã, alecrim, etc. Deixando sempre um espaço entre as plantas para que elas possam crescer. Regue regularmente para que sua horta nunca fique seca, porém certifique-se de que ela não esteja encharcada.

Nas hortas de quintais, depois de preparar o solo, use a enxada para fazer os canteiros, de acordo com o espaço que você tem disponível, além de facilitar a divisão entre as plantas, ainda servirão para você caminhar entre a horta sem pisar nas plantações. Depois, é só plantar!

O que plantar?

Plantas

Plantas

Na hora de escolher que vegetais quer ter em sua horta, é necessário verificar que tipo de clima essa planta necessita para sobreviver, essa informação poderá ser facilmente encontrada na embalagem da semente, ou perguntando ao vendedor da floricultura em que você for comprar suas mudas. Veja também se é uma planta de difícil cultivo e se você disponibilizará do tempo suficiente para essa espécie.

O espaço que você tem também deve ser levado em conta, se você tem apenas um canteiro e a planta necessita de bastante espaço, descarte. E por fim, o número de colheitas que essa planta produz, pois existem várias espécies que só produzem uma única vez, e depois de colhidas devem ser replantadas. As plantas mais comuns em hortas caseiras são: alface, couve, cenoura, abobrinha, rúcula, inhame, beterraba, ervas aromáticas e medicinais, etc.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *