Histórias Dos Eclipses

Você com certeza já presenciou algum eclipse em sua vida e pode comprovar um pouco mais de perto quão maravilhoso e interessante eles são. Se você sempre teve a curiosidade de saber como exatamente eles acontecem e porque acontecem, mais abaixo você vai aprender um pouco mais sobre a história dos Eclipses e do movimento que proporciona esses fenômenos.

Histórias Dos Eclipses

Histórias Dos Eclipses

O Que São Eclipses

Os eclipses são fenômenos astronômicos que acontecem ao redor do planeta e mesmo acontecendo em intervalo de tempos reduzidos, ainda são considerados fenômenos raros. Eles acontecem com o encontro entre a Lua e o Sol onde, dependendo do tipo de eclipse, a forma do céu é modificada totalmente onde a noite fica aparentemente mais clara e o dia parcialmente escuro.

O Que São Eclipses

O Que São Eclipses

Quando Apareceram Os Primeiros Eclipses

Não existe uma época certa para quando esses eclipses começaram a serem observados pelos homens, mas existem registros desde a pré-história que denunciam o aparecimento de eclipses que eram nitidamente vistos a olho nu. Isso fez com que alguns mitos e lendas acerca dos eclipses fossem criados e mantendo-se vivos até os dias de hoje. Até 4 mil anos atrás, não existia registro de nenhum eclipse ao redor do mundo e esse primeiro registro apareceu através do povo mesopotâmico.

Imagem de Amostra do You Tube

Lendas

Como falamos mais acima, muitas lendas e mitos que cercam os eclipses, então separamos alguns para vocês.

Uma das lendas vem da China e diz que sempre que existe um eclipse do sol é porque um dragão devora o Sol e depois de algum tempo regurgita-o. Já no Egito, a história não muda muito só que dessa vez é uma serpente, a Apófis, que é a serpente líder de demônios e  a maior inimiga do Deus Sol, Rá, colocava-se a frente desse Deus e com isso a luz emanada por ele não conseguia chegar à terra e esta ficava por algum período mais escura.

A maior lenda de todas conta de forma mitológica como os eclipses nasceram. De acordo com a história, antes de o mundo ser criado o sol e a lua tiveram o seu primeiro encontro e então se apaixonaram perdidamente, começando a partir daí um grande amor entre os dois astros.

Então Deus resolveu criar o mundo e colocou o sol para dar um brilho mais especial ao mundo e deu ao Sol e a lua essa função. A partir de então o sol passaria a dar brilho durante o dia e a lua faria o mesmo só que a noite. Foi então que eles se deram conta que dessa forma, passariam a viver separados. Com cada um desses astros para seus lados, eles foram ficando mais tristes e sentindo-se mais solitários, a lua passou então a questionar essa situação de ter que viver longe do seu amor.

Imagem de Amostra do You Tube

Deus Para Justificar a Separação Dos Dois Explicou Porque Tomou Tal Atitude:

“ Vocês não devem ficar tristes, pois os dois possuem um brilho próprio. A Lua, ilumina as noites que são algumas vezes frias e algumas vezes quentes. Serás responsável por encantar os namorados e assim passarás a ser motivo de muitas canções e poesias.”

E Olhando Para o Sol Completou:

“Você Sol,  passará a ser o mais importante dos astros, tendo como principal função, iluminar toda a terra durante o dia. Tu fornecerás o calor para  todos os seres humanos fazendo com que as pessoas sintam-se mais saudáveis e felizes”

O sol ainda não contente com a tristeza da sua amada Lua, pediu a Deus que criasse as estrelas para fazerem companhia a sua amada. E dessa forma, a Lua passou a sentir-se um pouco mais feliz, mas mesmo assim ainda viveria um vazio da falta do seu maior amor. E até hoje o Sol e a Lua vivem dessa forma, separados.

Foi então que Deus, para amenizar a tristeza da Lua, criou o eclipse, que era o instante em que por alguns minutos, o Sol e a Lua poderiam se encontrar e viverem juntos esse amor.

Eclipse No Brasil

Aqui no Brasil já conseguimos visualizar muitos eclipses, mas o considerado mais importante aconteceu em 29 de maio do ano de 1919 e foi observado através de uma missão astronômica inglesa que aconteceu na cidade de Sobral, no estado do Ceará. A importância desse eclipse foi porque alguns poucos anos antes, em 1916, Albert Einstein tinha colocado uma de suas teorias mas famosas, A Teoria da Geral da Relatividade,  ao conhecimento do mundo e de acordo com os estudos feitos por ele indicava que durante um eclipse solar, existia um deslocamento de cerca de 1,27 graus das estrelas que estavam localizadas próximas ao sol. Isso existia justamente devido o campo gravitacional que se formava ao redor do maior astro do nosso planeta.

E foi a partir de dados coletados em Sobral que o astrônomo Arthur Stanley Eddington conseguiu medir esse desvio, chegando aos números de 1,44 a 1,94 graus de desvio.

Como Ocorrem Os Eclipses

Mas afinal, você sabe como ocorrem os eclipses? Explicar detalhadamente todo esse processo além de tornar-se cansativo, vai deixar de ser entendido em sua maior parte já que envolve processos que somente estudiosos realmente conseguem compreender. Então vamos, de uma forma reduzida e direta, entender como os eclipses acontecem.

Para que o eclipse aconteça, o Sol, a Lua e a Terra precisam estar envolvidos. Dependendo da posição de cada um deles, influencia diretamente no resultado, podendo ser eclipse do sol ou eclipse da lua. No eclipse do sol, o céu fica parcialmente ou totalmente escurecido, já no eclipse da lua, acontece exatamente o contrário com o céu.

O eclipse da lua acontece com esse astro já perto da fase da Lua Cheia, localizado acima do horizonte se escurece total ou parcialmente. Esse eclipse é curtinho e acontece por cerca de 1 hora e meia deixando o céu com um aspecto mais alaranjado ou vermelho porque a lua acaba absorvendo os raios do sol.  O eclipse da lua acontece no máximo 2 vezes durante um ano inteiro e esse número ainda assim, é bem raro.

Os eclipses solares já são mais incríveis, como eles acontecem de dia, você consegue perceber mais facilmente quando ocorrem. Isso porque o céu pode ficar totalmente escurecido. Eles são ainda mais curtos que os eclipses da lua, o mais longo eclipse do sol registrado até hoje durou pouco mais de 7 minutos e aconteceu no ano de 1955, na cidade de Filipinas nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>