Fases da Lua: Características Gerais

A lua, o satélite principal da Terra, se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás quando objeto que mais ou menos do tamanho de Marte colidiu com a Terra, causando um golpe significativo no globo terrestre. Teoriza-se que parte da massa se tornou o pedaço restante que orbitou com o globo terrestre.

Lua Nova

Fase da Lua quando se encontra mais perto do Sol no céu visto da Terra. Mais precisamente, é o instante em o satélite têm a mesma longitude eclíptica.  A Lua não é visível neste momento, exceto quando visto em silhueta durante um eclipse solar.

A lua nova em seu significado original do primeiro crescente marca o início do mês em calendários lunares, como os muçulmanos, hebraico, hindus e budistas. Mas, no calendário chinês, o início do mês é marcado por lua escura.

O calendário islâmico manteve definição de observação da lua nova, marcando o novo mês quando a lua crescente é realmente vista. Impossível de ser determinado com antecedência de um mês específico, quando vai começar. Na Arábia Saudita, se o tempo está nublado, quando a lua nova é esperada, os observadores são enviados em aviões.

As Fases da Lua

As Fases da Lua

Tentativa de unificar os muçulmanos em calendário calculado em todo o mundo foi adotada tanto pelo Conselho Fiqh da América do Norte e do Conselho Europeu para Fatwa, em Pesquisa em 2007. O novo cálculo requer que a conjunção ocorra antes do sol em Meca, Arábia Saudita, e que a Lua definidora do dia seguinte deve acontecer depois do pôr do sol. Estes podem ser calculados com precisão e, portanto, um calendário unificado está iminente sem ser adotado no mundo inteiro.

A lua nova é bastante significativa no calendário hindu. As pessoas esperam por lua nova para iniciar novas obras. Período crescente da lua considerado bom para todas as boas obras. Ela representa início do mês no calendário chinês. Alguns budistas chineses mantêm dieta vegetariana na lua nova e lua cheia de cada mês.

Representa o início de cada mês judaico, considerada data importante e feriado de menor importância no calendário hebraico. A forma moderna do calendário representa regra baseada em calendário lunissolar, semelhante ao calendário chinês, medindo meses definidos em ciclos lunares, assim como anos com medições nos ciclos solares.

Segundo a tradição judaica, o calendário judaico é calculado com base em regras matemáticas, transmitida de Deus a Moisés no momento em que o comando foi dado a certeza de que a Páscoa sempre cairia na primavera.  Este cálculo foi utilizado por Ptolomeu e transmitido aos babilônios.

Crescente

Na arte e simbolismo a lua crescente representa forma produzida quando um disco circular tem segmento de outro círculo removido da borda, de modo que o quê resta é moldado por dois arcos circulares de diferentes diâmetros que se interceptam em dois pontos. Em astronomia, a crescente representa forma do lado iluminado do corpo esférico que parece ser menos do que a metade iluminada pelo olho do observador. A palavra crescente deriva etimologicamente do particípio presente do verbo latino CRESCERE “crescer”, assim significa “cera” ou “crescente”, aplicada para a forma da lua em crescimento.

A lua crescente é um dos símbolos mais antigos conhecidos pela humanidade. Junto com o sol, que apareceu em selos acadianos logo em o 2300 AC. O crescente estava em uso na antiga colônia grega de Bizâncio. Posteriormente, tornou-se um dos símbolos do Império Bizantino e da Constantinopla. Não está claro se os otomanos adotaram o símbolo após a conquista.

Apesar de a crescente ser símbolo secular de autoridade para os governantes muçulmanos, agora é muitas vezes usado para simbolizar a fé islâmica. No entanto, não era símbolo usado para o Islã por Maomé ou quaisquer outros antigos governantes muçulmanos, entre a nomeação de “símbolos sagrados”. Apesar da história mista, muitas nações islâmicas e instituições de caridade usam o símbolo crescente em bandeiras ou logotipos, caso da Turquia, por exemplo.

A Beelza da Lua

A Beelza da Lua

Lua Cheia

Ocorre quando a Lua está no lado oposto da Terra a partir do dom e com geocêntrico aparente do Sol e da Lua que diferem em 180 graus. Interessante notar que eclipses lunares apenas podem ocorrer na fase cheia, quando a órbita lhe permite passar pela sombra do globo terrestre. Os eclipses lunares não ocorrem todos os meses porque a lua geralmente passa acima ou abaixo da sombra da Terra (que está praticamente restrita ao plano da eclíptica). Os eclipses lunares só podem ocorrer quando a lua cheia ocorre perto dos dois nós da órbita, no nó ascendente ou descendente. Isso faz com que os eclipses só ocorrem a cada seis meses, geralmente duas semanas antes ou depois do eclipse solar na lua nova do nó oposto.

A lua cheia é considerada como evento de duração de noite cheia. O seu tamanho máximo absoluto ocorre no momento em que a expansão parar ou interromper a tangente inclinação em zero. Para qualquer local, cerca de metade das luas cheias estará visível de maneira potencial, pois a outra metade ocorre durante o dia, quando ela está abaixo do horizonte. Muitos almanaques listam luas cheias não apenas por data, mas por tempo exato, bem como, geralmente em Tempo Universal Coordenado (UTC, sigla em inglês).

Luas cheias são momentos difíceis para as observações do desenvolvimento astronômico, uma vez que a luz solar refletida da lua supera a pouca luz das estrelas. Em 21 de Dezembro de 2008, o satélite ficou mais perto da Terra do que em qualquer momento durante os últimos quinze anos. Estão associadas com temporais, insônias, loucura e vários “fenômenos mágicos”, como a licantropia.

Minguante

A lua minguante é o período em que ela chega à escuridão mais uma vez. Como a fase de lua crescente, dura cerca de duas semanas. Em muitas tradições e paganismo representa momento de mês para fazer mágica “perniciosa” – que envia para longe, se livre ou destrói indesejadas. Alguns exemplos incluem:

Mágica para eliminar pessoas negativas ou tóxicas da vida;

Funcionamento sem problemas para terminar relacionamento ou trabalho;

Rituais para banir os maus hábitos;

Qualquer magia relacionada à redução coisas, tais como dívida, doença, etc.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

4 Fases da Lua

A lua tem quatro fases, a crescente, minguante, nova e cheia. A lua nova é quando esta mais próxima do sol no céu visto aqui da terra, a lua crescente é o símbolo mais antigo conhecido pela humanidade, a lua crescente representa a forma iluminado do corpo esférico que parece ser menos que a metade. Ela também é um símbolo secular. A Lua cheia só ocorre quando está do outro lado da terra e quando o geocêntrico da lua e sol estão em 180 graus. O eclipse lunar só acontece com a lua cheia e não é todos os meses pois ela geralmente esta passando acima ou abaixo da sombra da terra. A lua minguante é quando se chega na época da escuridão.

4 Fases da Lua

4 Fases da Lua

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *