Exploração de Petróleo no Ártico

Por incrível que possa parecer à corrente ambientalista, existe petroleiros que torcem ao máximo para acontecer o aquecimento global, o que por consequência facilita o degelo no ártico e as explorações de petróleo que conforme aponta agências internacionais de notícia consiste em local repleto do recurso fóssil.

Não se pode ignorar que os problemas ambientais na região são imensos, o que reúne conjuntos de ativistas que lutam para não existir a exploração no local, como a Campanha do Greenpeace que culminou inclusive com a prisão de uma brasileira. O aquecimento global acontece de forma natural, porém aumenta o número de pesquisas científicas que enquadram o aceleramento promovido por conta das ações humanas.

Aquecimento Global e Combustíveis Fósseis

Estão enganados aqueles que pensam existir apenas problema de combustível no automóvel que gera gases e aumenta o aquecimento global que por consequência faz aumentar o nível de queimadas naturais e do mar, colocando em risco não apenas os habitantes de regiões com latitudes baixas como também habitats de animais glaciais. Também existe a problemática por conta da busca do petróleo. Se no Brasil os mares recebem danos por conta de vazamento, no Ártico a produção acontece de forma ostensiva à ajuda em diminuir o nível de gelo.

De fato, as pesquisas que se relacionam com formas novas e sustentáveis de gerar energia continuam, mas não com a mesma forma que a união científica para melhorar os níveis de exploração do recuso mineral. As grandes petroleiras do mundo estão com olhos no Ártico ao aproveitar o derretimento e explora óleo e gás que se encontra no subsolo da zona marítima.

Conflito Econômico de Potência: Exploração do Petróleo no Ártico

Norte-americanos, noruegueses, canadenses e russos entram em conflito econômico no sentido de explorar ao máximo o petróleo no Ártico sem se preocupar de forma explícita com os danos ambientais. Em tempos antigos, mesmo com o derretimento a exploração não acontecia de forma massiva. Nos dias de hoje existe facilidade não apenas por causa do aumento do degelo como também em consequência da melhora do acesso marítimo que ajudou de forma direta em investimentos para recolher os estimados oitenta bilhões de barris que se encontra em zona com clima severo.

Danos ao Ecossistema: Exploração do Petróleo no Ártico

Junto com o aumento do interesse de grandes potências econômicos em explora o petróleo no Ártico também aumentam as pesquisas que evidenciam danos severos no território por causa do alto nível de sensibilidade em termos ambientais. Nesse sentido a problemática não consiste apenas na retirada do óleo como também no perigo de derramar e por consequência gerar problemas sérios sob a ótica do meio ambiente.

Não se pode ignorar o fato de que em termos de equilíbrio terrestre o Ártico possui papel fundamental. Também existe o fato de seres vivos, sejam animais racionais ou irracionais, não possuírem condições para viver em outras partes do mundo. De qualquer maneira, as potências que disputam a corrida por explorar petróleo na zona ambiental fecham os olhos em busca do desenvolvimento das economias.

Exploração Sem Garantia: Exploração de Petróleo no Ártico

Com a tecnologia dos dias atuais existem técnicas que diminuem as chances de acontecer vazamento, mas nenhum tipo de produção tem cem por cento de garantia, de forma principal ao levar em conta as condições climáticas que acontecem em nível extremo. A temperatura na região pode atingir nível inferior do que menos cinquenta graus célsius e em alguns meses fica sem a presença do sol.

Por causa do conjunto ambiental se pode dizer que de fato existe a necessidade de desenvolver novas formas de tecnologia que consigam se adaptar às condições climáticas, fato que de forma improvável vai acontecer em consequência da queda de custos para explorar que representa objetivo de grande parte das petrolíferas.

Em título de exemplificação vale ressaltar o ocorrido no Golfo do México quando as autoridades comprovaram danos ambientais por causa de vazamento e revelou ao mundo a necessidade de investir em tecnologias distintas para garantir a extração sem danos ao meio ambiente. De acordo com cientistas, um litro de óleo pode prejudicar a qualidade de cem litros de água.

Corrida por Petróleo

 Petróleo no Ártico

Petróleo no Ártico

Enquanto ativistas lutam para interromper os planos de explorar a zona do Ártico em busca de petróleo, os concorrentes disputam de forma acirrada para conquistar alvará permanente para exploras. Boatos sugerem que empresas norte-americanas estão na liderança da disputa, como o caso da Shell, por exemplo. O ouro negro também traz perspectiva geopolítica complicada ao levar em conta que se estadunidenses dominarem o ritmo exploratório as demais econômicas não devem ficar com braços abertos e por consequência existe a tendência de aumentar desentendimentos diplomáticos, econômicos e políticos.

Luta dos Ativistas Contra Exploração no Ártico

Entre as principais campanhas que estão em atividade para lutar contra a exploração de petróleo no Ártico vale o destaque para “SAVEHEARTIC”, no qual o gerenciamento e campo de atuação tem gerência por parte do Greenpeace. Entre os principais objetivos está o fato de recolher três milhões de assinaturas contra o ato exploratório.

De acordo com palavras colhidas no site da instituição a exploração é criminosa e injusta ao levar em conta que beneficia apenas os bilionários do petróleo em detrimento do equilíbrio ambiental do globo terrestre. Ativistas indica que não há conjuntos de leis que possuem o poder de justificar o ato contra a natureza e por consequência indica que o mundo precisa dar as mãos para se solidarizar contra a exploração de petróleo no Ártico, o que coloca em risco o nível de equilíbrio do globo terrestre e as chances de acontecer evolução do aquecimento global por conta de ações dos homens que pensam sob a ótica da economia rasa.

Petróleo

Petróleo

O Greenpeace se intitula como organização que tem a consciência junto com dados quantitativos e qualitativos que evidenciam desastres ambientais por causa da exploração no Ártico. Interessante notar que autoridades locais pressionam os ativistas, como no caso da Rússia, embora o Conselho de Direitos Humanos do país contesta prisões que acontecem de forma inadequada.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *