Diferença entre Cometa, Meteoro e Asteroide

Cometa

Cometa é corpo gelado do Sistema Solar (SSSB) que, quando perto o suficiente exibe visível coma, por vezes, também no formato de espécie de cauda. Estes fenómenos acontecem por causa dos efeitos da radiação solar e no vento solar sobre o núcleo do cometa. As faixas possuem núcleos de centenas de metros a dezenas de quilômetros de diâmetros e compostos de coleções soltas de gelo, poeira e pequenas partículas rochosas. Os cometas são observados desde os tempos antigos e considerados maus presságios.

Os cometas possuem ampla gama de períodos orbitais, desde alguns anos para centenas de milhares de anos. Cometas de curto período se encontram além da órbita de Netuno. Períodos mais longos dos cometas são pensados para se originar na Nuvem de Oort, de forma esférica hipotética e corpos gelados no Sistema Solar exterior.

Cometas de longo período mergulham na direção do Sol a partir da nuvem de Oort devido as perturbações gravitacionais provocadas por planetas massivos exteriores do Sistema Solar (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), ou estrelas de passagem. Raras hiperbólicas passam através do interior do Sistema Solar antes de serem jogadas para fora no espaço interestelar ao longo de trajetórias hiperbólicas.

Cometas se distinguem dos asteroides por presença de coma ou cauda. No entanto, os cometas extintos passaram perto dos tempos e muitos perderam quase todos os gelos voláteis e poeira. Os asteroides são pensados para terem origem diferente dos cometas, tendo se formado dentro da órbita de Júpiter, e não no Sistema Solar exterior. A descoberta do cinturão principal de cometas e ativos centauros borrou a distinção entre asteroides e cometas.

Há reportados 4.185 cometas conhecidos, dos quais cerca de 1.500 são longos e cerca de 480 de período curto. Este número é cada vez maior. No entanto, isso representa apenas pequena fração da população total potencial do cometa. O número visível aos olhos nu é de cerca de um ano, muitos deles são fracos e sem brilho. Exemplos brilhantes ou notáveis são chamados de “cometas grandes”.

Cometas podem variar entre 100 metros a mais de 40 quilómetros de diâmetro. Eles são compostos de rocha, poeira, água gelada e gases congelados, tais como monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano e amoníaco. Devido à reduzida massa, os núcleos se tornam esféricos sobre a própria gravidade, portanto têm formas irregulares.

Em 2009, foi confirmado que o aminoácido glicina havia sido encontrado no cometa pó recuperado por missão da NASA.  No mês de agosto de 2011, relatório com base na NASA e estudos com meteoritos encontrados na Terra foi publicado sugerindo componentes de DNA e RNA (adenina, guanina e moléculas orgânicas) formados em asteroides e cometas no espaço exterior.

No exterior do Sistema Solar, cometas permanecem congelados. Difíceis ou impossíveis serem detectado a partir da Terra, devido ao pequeno tamanho. Detecções estatísticas de núcleos de cometas inativos no cinturão de Kuiper são relatadas a partir das observações do Telescópio Espacial Hubble, mas essas detecções são questionadas e ainda não foram confirmadas de forma independente. Como cometa se aproxima do interior do sistema, a radiação solar faz com que os materiais voláteis dentro do cometa vaporizem e fluam para fora do núcleo, carregando poeira em conjunto. Os fluxos de poeira e gás liberam ambiente enorme, extremamente tênue ao redor do cometa chamado coma.

Meteoro – Meteoroide

Pedra de areia do tamanho de partículas de detritos no Sistema Solar. O caminho visível em que os meteoros entram na atmosfera da Terra (ou outro corpo) é chamado de meteoro, ou coloquialmente de estrela cadente. Se o meteoroide atinge o solo e sobrevive impacto, então é chamado de meteorito. Muitos meteoros aparecem em segundos ou minutos de distância, aparecendo para originar do mesmo ponto fixo no céu, são chamados da chuva de meteoros.

A partir de 2011, a União Astronômica Internacional define de maneira oficial meteoroide como objeto sólido em movimento no espaço interplanetário, de tamanho considerável menor do que asteroide e maior do que átomo. A composição de meteoroides pode ser determinada à medida que passam através da atmosfera da Terra, a partir das trajetórias e espectros de luz do meteoro resultante.

Os efeitos sobre sinais de rádio também transmitem informações úteis para meteoros durante o dia, que são de outra maneira difícil de observar. A partir de medidas trajetórias, meteoritos foram encontrados em órbitas diferentes. Restos de fluxos de meteoros podem se espalhar em outras órbitas. O espectro de luz, em combinação com as medições da trajetória de curva e luz, produziram várias composições e densidades.

Meteoroides viajam ao redor do Sol em variedade de órbitas e velocidades diferentes. Os mais rápidos se movem por cerca de trinta quilômetros por segundo (42 km por segundo) através do espaço nas proximidades da órbita da Terra. O globo terrestre viaja por dezoito quilômetros por segundo. Assim, quando atende a atmosfera da Terra de frente a velocidade combinada pode chegar a 44 quilômetros por segundo.

Asteroides

Classe de pequenos corpos do sistema solar em órbita. Eles também são chamados planetoides, especialmente os maiores. Termo aplicável a qualquer objeto astronômico orbitando ao Sol que não apresenta o disco ou as características de cometa ativo. De maneira inicial as superfícies de base eram medidas como base de cometas, e por isso distinguidos dos asteroides tradicionais.

O termo asteroide se refere de maneira aos pequenos corpos do Sistema Solar para fora da órbita de Júpiter, com composições rochosas ou metálicas. São agrupados com corpos exteriores: Centauros e troianos de Netuno. Como planetas menores, o termo é preferido em círculos astronómicos.

Há milhões de asteroides, muitos pensaram serem os resquícios do corpo do Sol, jovem nebulosa solar que nunca cresceu grande suficiente para se tornar planetas. A grande maioria dos asteroides orbita entre as órbitas de Marte e Júpiter. No entanto, outras famílias orbitais existiram com populações significativas, incluindo os asteroides próximos da Terra. Os tipos individuais são classificados por características de espectros.

Asteroide recém-descoberto possui designação provisória (como 2002 EM4) que consiste em o ano de descoberta e o código alfanumérico que indica a meio mês de descoberta e a sequência dentro desse meio mês.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier