Desmatamento no Pantanal

O que é Desmatamento

Desmatamento no Pantanal

Desmatamento no Pantanal

Palavra muito popular atualmente, em virtude do tema ecologia e meio ambiente, pode ser definida como um processo que ocorre em mundo todo, resultado do crescimento de atividades econômicas, e também pelo aumento da densidade demográfica, colocando em risco regiões compostas por florestas. A exploração do Homem propicia a devastação, e já conseguiu destruir mais de 50 por cento de toda área de vegetação do mundo.

Atualmente a destruição ocorre em ritmo muito mais rápido, pois anualmente são devastadas aproximadamente 170.000 km2 , causando diminuição das áreas naturais, problemas gerados em virtude da agricultura e a atividade pastoril, abrindo novas regiões de pastagem e lavoura, além do extrativismo mineral, vegetal e animal. As consequências dessa retirada da vegetação original são: Perdas da biodiversidade, degradações e erosões do solo, processos de desertificação e mudanças climáticas.

Ministério do Meio Ambiente e o Pantanal

Segundo dados estatísticos do Ministério do Meio Ambiente, o desmatamento no Pantanal já é maior do que o da Amazônia. Especialistas do tema, alertam que o ecossistema da região pantaneira, perdeu cerca de 15 por cento de sua área preservada (Dados relativos ao ano de 2008), só sendo pior que a destruição da região do Cerrado brasileiro. Desmatamento pode ser definido como o desflorestamento, que traz grandes prejuízos para o meio ambiente.

Causas do Desmatamento

Ambiental

Ambiental

O Ministério do Meio Ambiente, informa que uma das principais causas de grave problema, seria a produção do carvão vegetal que é uma substância negra obtida pela carbonização da madeira, muito utiizado como combustível para aquecedores e lareiras. Outro motivo do desmate seria o aumento da área utilizada para pastagem. A solução dessa situação, segundo o Ministério, seria criar unidades que conservasse a região, esse procedimento poderia ser o início para conter essa destruição ecológica.

A região do Pantanal é conhecida pela sua grande sensibilidade ao meio ambiente, fazendo com que os donos das terras, declarem suas reservas próprias, como se fossem naturais, pertencentes ao meio ambiente. A taxa média por ano registrada em um período de 7 anos, foi mais de 700 quilômetros quadrados de desmatamento, fator extremamente preocupante, em se tratando de uma área que era preservada e conhecida por suas belezas naturais e seu ar puro.

O mais preocupante é que entre os anos de 2002 e 2008 houve ainda uma devastação de uma área de mais de quatro mil quilômetros quadrados, ou seja, parece que em algum tempo a região tenderá a desaparecer, se o desmatamento continuar dessa forma desmedida.

Relação com a Amazônia

Região

Região

Segundo dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, houve uma queda no desmate da região amazônica, no período compreendido entre agosto de 2009 a abril de 2010. O Pantanal é a região depois da Amazônia e do Cerrado, o terceiro bioma brasileiro (Que podem ser definidos como a diversidade de ecossistemas, formados por grandes formações vegetais encontradas nos diferentes continentes), a ter seu desmatamento divulgado para a população.

Resta saber agora, quais serão os outros e em quanto tempo essa informação chegará às pessoas.

Alerta para o Ecossistema

O desmatamento de áreas que antes tinham seu ecossistema preservado, constitui-se em uma prova, que o ser humano ainda está muito longe de entender que seu futuro e do nosso planeta está diretamente relacionado ao meio ambiente em que ele vive. Conscientização é a palavra que cabe perfeitamente quando o assunto é desmatamento.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • foi muito bom pro meu trabalho ler issu …. obrigadinhu …………………….
    EricaMello.

    ErikaMello 16 de maio de 2012 23:52
  • muito bom para estudar pras provas.

    amei!!!

    hanna marieta 31 de julho de 2013 22:02
  • mais que mintira mas cabeluda

    Samara Souza 9 de setembro de 2013 23:27
  • desmatamento no Pantanal já é maior do que o da Amazônia.Isso não é verdade o desmatamento do Pantanal é o menor de todos chega a 2,82%

    Samara Souza 9 de setembro de 2013 23:30
  • desmatamento no Pantanal já é maior do que o da Amazônia.Isso não é verdade o desmatamento do Pantanal é o menor de todos chega a 2,82% pelo difisio aceso.

    Samara Souza 9 de setembro de 2013 23:32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *