Decoração com Plantas Naturais

Todos sabem que as decorações da nossa casa, do nosso trabalho ou até da onde nós estudamos fazem muito a diferença, não é verdade? Experimente conviver em um local que não tenha o mínimo para poder quebrar o gelo… A situação fica muito difícil. Isso é tão importante que a profissão de design de interiores têm crescido em importância cada vez mais.

Nos Anos 1990 e 2000, por exemplo, a tendência que mais chamava a atenção era a presença de cores vivas e chamativas. Um exemplo disso é a casa onde a apresentadora Xuxa Meneghel passou boa parte de sua vida depois do estrelato: conhecida como a Casa Rosa, a mansão tinha uma cor viva que era considerada rosa – mas, nas palavras da apresentadora, era um tom mais puxado ao salmão – o que ilustrava bem o que os anos 1990 reservava ao mundo da decoração.

As mobílias eram  muitas, com toques clássicos, com a presença de móveis feitos de madeira maciça. Isso não significa que o clássico saiu de moda, muito pelo contrário: ele ainda continua bem presente nas decorações, mas com um toque mais modernizado.

E, atualmente, o uso de cores mais fortes estão muito em alta: não é incomum encontrarmos projetos de decoração de interiores que valorizem as cores vibrantes, tais como o vermelho, o amarelo, o azul, entre outros. A cor preta também está em alta, com cozinhas equipadas totalmente nesse tom: do fogão, passando pela geladeira até os armários e mesas.

Só que, mesmo com toda a modernidade presente, seria quase que um crime não incluir nesses tipos de decorações plantas naturais, não é verdade? E, aqui nesse artigo, iremos dar dicas de como você pode fazer uma decoração de arrasar utilizando elementos que nos conectam facilmente com a natureza. Vamos lá?

A Decoração Com Plantas Naturais

Desde muito jovens já acostumamos com a presença da natureza ao nosso redor, não é verdade? Pois bem. Durante muito e muito tempo, as plantas já eram utilizadas nas decorações das nossas casas, mantidas pelos nossos pais: samambaias, folhagens diversas, entre outras coisas. Elas eram colocadas nos mais diversos locais da nossa casa, como o quintal, dentro das nossas salas,  nossos quartos, entre outros.

Naquela época, também, o que valia era a aparência. Nem que a planta fosse tóxica era motivo de deixa-la de fora desses tipos de decoração. Ou seja, se a casa tinha crianças a vigilância deveria ser constante, haja vista que um acidente poderia ocorrer a qualquer momento.

Nos dias de hoje, muitas dessas plantas ainda continuam relevantes, porém dividindo espaço com outras que começaram a fazer sucesso, tais como a suculenta, as hortênsias, os cactos, enfim, muitas opções para agradar até os mais seletos gostos.

Para o Banheiro: Plantas Baixas

O banheiro, as vezes, é muito desprezado pelas pessoas, pois eles consideram o ambiente como um local apenas para fazer suas necessidades. Porém, o que muita gente acaba esquecendo é que ele também pode trazer muito requinte, de uma forma mais sutil, para que não esqueçamos o verdadeiro sentido que é o do banheiro. Por isso, é recomendado que sejam colocados flores de baixa estatura, como suculentas e cactos, para dar um ar mais informal ao local. Um outro tipo de planta que também pode ser colocado no banheiro caso haja espaço são pequenos arbustos que não demandam muitos cuidados e que também não soltem muitas folhas, para que não corra o risco de entupir o ralo do banheiro. Colocá-las sob o armarinho onde guarda os objetos comuns em um banheiro, ou em um nicho específico para isso irá dar uma outra cara para o seu banheiro.

A única coisa que você deve tomar cuidado é escolher a planta correta para o banheiro. Lembrar sempre que esse local é úmido, e, portanto, deve ser uma planta que sobreviva na umidade constante. Outras que detestam água, não irão sobreviver por muito tempo.

Para a Sala: Plantas Médias

Plantas Decorativas na Sala

Plantas Decorativas na Sala

Por plantas médias, queremos dizer que as pequenas árvores podem ser colocadas numa sala, principalmente se estiver em vaso bonito e se o piso for todo construído em porcelanato. O impacto causado será muito positivo, principalmente pelo contraste que será causado. O que está muito na moda atualmente são as chamadas “Ráfias”, que são pequenas palmeiras que não crescem muito e tem folhas bastante chamativas, dando um gás ao ambiente.

Plantas mais baixas também fazem sucesso na sala. Mas, o princípio maior de se colocar plantas nessa parte da casa é, justamente, o de não deixar muitos espaços vagos dentro da sala, o que dá a ideia de uma coisa muito grande para poucos objetos. Inclusive, a ráfia não é uma planta que demanda muito cuidado, apenas uma rega periódica de 2 a 3 vezes na semana para evitar que ela murche.

No caso de plantas com flores, se recomenda a utilização de orquídeas para a sala de estar ou sala de televisão, pois ela dá uma ideia de leveza ao ambiente, trazendo charme e bastante bom gosto acompanhado.

Para a Cozinha: Plantas Com Flores ou Folhagens

Planta Com Flores na Cozinha

Planta Com Flores na Cozinha

Além de poder colocar também plantas mais baixas, a cozinha pode muito bem ser agraciada com plantas que sejam mais descoladas, dando um toque mais informal ao ambiente: plantas com flores que chamem a atenção e combinem com o tipo de decoração levada na cozinha pode deixar o lugar ainda mais agradável. O único adendo a ser feito é evitar as plantas com flores que tenham cheiros muito característicos, pois há uma grande chance de esses cheiros acabarem por tirar a fome de muita gente, lembrando o local onde ela será colocada. Por conta disso, esqueça de flores como lavandas. O ideal é que as flores possam ser o mais neutras possíveis.

Para os Quartos: Plantas Pequenas

A despeito da escolha das plantas para os quartos, o essencial seria a escolha de plantas pequenas, tais como no banheiro. Os mesmos cactos ou suculentas são uma boa pedida. Uma planta que é empregada informalmente e que também faz sucesso é a carnívora, que também ajuda a dar um toque mais punk ao quarto (bem como, também, ajuda a controlar os insetos do ambiente).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *