Curiosidades Sobre o Tsunami

Desde quando a Ásia foi atingida por um imenso tsunami em 2007, a curiosidade e também o medo sobre esse fenômeno cresceu consideravelmente. Até então os tsunamis eram conhecidos mais pelas teorias mesmo já tendo acontecido outras vezes em muitos anos passados. Em 2011 essas ondas gigantes voltaram a ser comentadas no mundo inteiro quando o Japão sofreu uma imensa tragédia com terremotos e ondas descontroladas e desde então o estudo de tais ondas passaram a ser constantes e mais efetivos. 

Vamos aqui saber mais um pouco sobre os tsunamis, como eles acontecem e principalmente, algumas curiosidades sobre o assunto.

O Que São Tsunamis?

De uma forma geral, tsunamis são grandes ondas que atingem a costeira dos continentes de forma mais agressiva. Também podemos chamar esse fenômeno natural de maremoto. Essas ondas gigantes são geradas a partir do deslocamento de uma quantidade de água maior do que o habitual. Eles são bem conhecidos quando acontecem em mares, mas também podem ser gerados em lagos grandes.

Como se Formam os Tsunamis?

Os motivos que podem levar a formação dessa onda gigante são bem vastos. Os mais comuns e que já foram registrados são:

  • Deslizamentos de Terra ou qualquer outro movimento de massa que venha causar impactos.
  • Movimentos sísmicos
  • Erupções Vulcânicas
  • Explosões submarinas como é o caso das constantes detonações de artefatos nucleares que são feitos nos mares abertos e longe da costeira.

Estes e tantos outros distúrbios que acontecem tanto na superfície como abaixo do mar podem ajudar na formação de uma onda gigante.

Região Com Mais Tsunamis do Planeta

A região do planeta onde acontece mais tsunamis é a que abrange todo o Oceano Pacífico. Até agora, cerca de 200 tsunamis já foram registrados somente nessa região. Alguns não chegam a atingir nenhuma cidade como os que citamos mais acima por serem eventos menores e que desaguaram em ilhas isoladas. Essa frequência se dá porque em todo o oceano Pacífico existe um imenso volume de água e também de energia acumulada.

O Primeiro Tsunami da História

Sabemos que desde que o mundo é mundo que fenômenos naturais acontecem e inclusive ele se formou através de um destes. Os tsunamis podem acontecer desde cedo, porém antes de diversos estudos acontecerem, não houve registro histórico ou geográfico de nenhuma tragédia envolvendo ondas gigantes até 1755 quando aconteceu o Sismo de Lisboa.

http://www.youtube.com/watch?v=Mc4sQT_2GGE

Esse evento foi um grande terremoto que aconteceu na cidade de Lisboa, em Portugal, neste ano citado que quase destruiu toda a cidade. Logo após o terremoto, a cidade recebeu uma série de ondas gigantescas que atingiu até a parte litorânea do Algarve e isso até hoje é uma das grandes tragédias registradas no país e no mundo. Esse tsunami chegou a ondas com mais de 20 metros de altura.

A primeira pessoa a relacionar os tsumis aos eventos sísmicos que aconteciam no planeta fo o grego Tucídides. Ele era um grande historiador e abriu essa lacuna que muitos geológicos e geográficos mais antigos não tinha conseguido decifrar ainda.

Erupção Minóica

Se você gosta de estudar um pouco sobre o assunto, já deve ter escutado falar da erupção minoica que aconteceu há cerca de 3500 anos. Então deve ter se questionado sobre o tópico acima quando falamos que o sismo de Lisboa tinha sido o primeiro tsunami registrado do mundo. E de fato foi. A relação da erupção minoica com tsunamis foi feita exatamente após os estudos do que aconteceu em Lisboa e apesar de ter acontecido antes, não foi o primeiro tsunami a ser registrado.

Curiosidades Sobre o Tsunami

Curiosidades Sobre o Tsunami

Este também foi um evento avassalador que chegou e destruir a civilização minoica que habitava a Ilha de Creta, matando mais de 100 mil pessoas na ocasião. O tsunami que aconteceu nesse tempo foi causado devido a uma erupção de um vulcão existente próximo a ilha mediterrânea de Thera.

Surfista de Tsunami

Enquanto todo mundo foge da tragédia que é assolada por essas grandes ondas, o surfista peruano Felipe Pomar fez exatamente o contrário. Em 1974 um terremoto aconteceu a 90 quilômetros do sudoeste de Lima e foi registrado com 7,5 graus na escala Richter. Mesmo distante da cidade, o terremoto ainda conseguiu gerar alguns minutos de tremor de terra e conhecedor do fenômeno e sabendo que abalos sísmicos causavam essas ondas gigantes, Felipe entrou no mar de La Isla para ver se topavam com algumas destas.

Ele conseguiu encontrar a onda que buscava a exatamente 1 (uma) milha náutica que fica a uma distância de quase 2 mil metros da costa. Até hoje Felipe é conhecido na ilha pelo seu feito e possui recordes registrados em documentários.

Tsunami de Areia

Danos

Danos

Se você até agora acha que está protegido dos tsunamis se mantendo completamente afastado do mar, é porque não conhece este fenômeno. Em janeiro de 2013 uma enorme onda de areia atingiu a Austrália, mais precisamente na cidade de Onslow, no noroeste do país.

De acordo com estudiosos da área, essa tsunami de areia é causada por fortes ventos que saem de uma região para outra e são levadas pela circulação marítima. Sim, os tsunamis de areia também acontece mar adentro e nesse caso, vieram oceano índico.

Tsunami no Brasil

Como o nosso país possui uma faixa litorânea muito extensa, o medo de ser atingido por um tsunami cresceu consideravelmente depois das tragédias da Indonésia e do Japão. Diversos estudos já foram feitos para provar que a nossa localização geográfica raramente será atingida por um fenômeno desse tipo porque a possibilidade de deslizamento de terra ou abalos sísmicos estão em uma distância além do real para as ondas chegarem até aqui.

Apesar de amplamente discutido e divulgado, já no final de 2013 a população de algumas cidades do litoral foram assombradas pela possível chegada de uma onda maior do que as que normalmente encontramos por aqui. Isso se dava devido a um vulcão que iria entrar em atividade entre o dia 1 e 20 de novembro  podendo causar ondas de 20 metros de altura, chegando a nossa costa com pouco mais de 10 metros.

De fato esse abalo aconteceu, mas tais ondas não alcançaram a nossa costa, sendo destruídas a media que se aproximaram por movimentos naturais do mar. 

Posts Relacionados

Conheça a história dos tsunamis e tenha informações sobre esse desastre natural que destrói cidades inteiras. Saiba se existe alguma relação entre terremotos e tsunamis e como funcionam os alertas de tsunamis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito Interessante!
    😉

    Laura Maia 5 de Abril de 2014 1:22
  • so acho interessante pk preciso dele para um trabalho da escola

    Rafael Ramos 14 de Abril de 2014 8:25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *