Cordilheira do Himalaia

Ao sul da planície indo-gangética e ao norte do planalto tibetano encontramos a mais alta cadeia montanhosa de todo o mundo que é chamada Cordilheira do Himalaia.  Nela se encontra a mais alta montanha chamada Monte Everest, além de abranger os países Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão.

O nome Himalaia significa “Morada da Neve” e segue de oeste para leste do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra e nesse trajeto forma um arco de 2500 km de extensão e a largura de  400 km. Em sua largura passe a oeste de Caxemira-Tibete e a leste do Tibete-Arunachal Pradesh. O grande sistema montanhoso formado pelo Himalaia inclui: Himalaia, Caracórum, o Hindu Kush e o Pamir que passam pelas nações: Paquistão, Índia, Nepal, Butão e República Popular da China. O Himalaia é a fonte da bacia hidrográfica do rio Indo e da bacia hidrográfica do Ganges-Bramaputra que são as duas maiores bacias hidrografias.


Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • é muito impressionante e muito lindo essas fotos de hemalaia eu amei muito mesmo de coração queria poder está lá para vê de perto essa maravilha show de bolaa………etc

    erica brazão reis 15 de setembro de 2014 13:45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *