Cordilheira do Himalaia

Ao sul da planície indo-gangética e ao norte do planalto tibetano encontramos a mais alta cadeia montanhosa de todo o mundo que é chamada Cordilheira do Himalaia.  Nela se encontra a mais alta montanha chamada Monte Everest, além de abranger os países Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão.

O nome Himalaia significa “Morada da Neve” e segue de oeste para leste do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra e nesse trajeto forma um arco de 2500 km de extensão e a largura de  400 km. Em sua largura passe a oeste de Caxemira-Tibete e a leste do Tibete-Arunachal Pradesh. O grande sistema montanhoso formado pelo Himalaia inclui: Himalaia, Caracórum, o Hindu Kush e o Pamir que passam pelas nações: Paquistão, Índia, Nepal, Butão e República Popular da China. O Himalaia é a fonte da bacia hidrográfica do rio Indo e da bacia hidrográfica do Ganges-Bramaputra que são as duas maiores bacias hidrografias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>