Constituição do Solo: Do Que Ele é Feito

O ser humano depende do solo para sobreviver, além de ser um suporte para as plantas e para os animais ainda contribui de forma significativa para a alimentação do ser humano. Juntamente com os seres os vivos o solo constitui a Biosfera.

Definição de Solo

O solo pode ser definido como sendo uma camada superficial da crosta terrestre que é constituída de matéria mineral não consolidada e também pelos organismos vivos bem como pelos produtos que estão em decomposição. Uma curiosidade é que no solo acontecem a todo momento reações complexas que transformam a matéria mineral em orgânica e vice-versa.

Como o Solo se Forma

A diferença dos diversos tipos de solo entre si se dá devido a rocha-mãe a partir da qual cada um se formou. O começo da formação de um solo acontece com a degradação da rocha-mãe, depois disso acontecem processos erosivos como a chuva e o vento que cuidam de desagregar a rocha.

Isso provoca alterações químicas que acabam gerando a fracturação, a temperatura provoca dilatações que contribuem para o aparecimento de fendas, os seres vivos (fungos, bactérias, líquenes, insetos entre outros) agem se instalando em fragmentos rochosos e assim contribuem para que a haja a sua desagregação.

Depois que todos esses agentes agem o solo e torna enriquecido em matéria orgânica e assim forma o que chamamos de solo primitivo. Outro momento importante é o da fixação de seres vivos mais complexos e a acumulação de matéria orgânica existindo a degradação de inúmeros fragmentos rochosos.

A partir desse momento vai-se percebendo uma evolução do solo. Disso tudo podemos concluir que a pedogénese (a formação de um solo) acontece com a meteorização física, biológica e química.

As Camadas ou Horizontes

O solo maduro, aquele que já passou pela meteorização química, meteorização mecânica e pela incorporação de matéria orgânica passa a se dividir em camadas (horizontes).

Em geral o solo apresenta 4 horizontes que podem ser subdivididos em outros sub-horizontes. O conjunto desses horizontes bem como a sua ordem e constituição dão o nome do seu perfil pedológico.

As camadas do solo são distinguidas pelas suas características de composição química, porosidade, riqueza em matéria orgânica ou mineral, cor entre outras. Um solo normal apresenta os seguintes horizontes:

Horizonte 0

Essa é uma camada orgânica que é composta por restos de animais e plantas que se encontram em decomposição. O horizonte 0 é conhecido como a manta morta do solo. Uma camada assim somente pode existir em locais em que existe vegetação.

Horizonte A

A camada superficial do solo que se caracteriza por ser rica em detritos orgânicos de partes de plantas e seres vivos que se encontram num estado de decomposição estabilizado, basicamente o húmus. Essa camada tem uma coloração escura.

A camada A do solo está sujeita ao processo de lixiviação, aquele processo em que os seus constituintes são arrastados pelas águas que se infiltram para o horizonte B.

Horizonte B

Nesse horizonte encontramos partículas minerais, hidróxidos metálicos, carbonatos, materiais argilosos, substâncias coloidais entre muitos outros. Esses elementos são arrastados do horizonte A pelo processo de lixiviação (infiltração da água).

Nesse horizonte também são acumulados materiais rochosos que tem origem no horizonte C. Pelo fato de ser pobre em matéria orgânica apresenta a cor mais clara que o horizonte A.

Horizonte C

O Horizonte C é constituído pela rocha-mãe com poucas alterações, pouco fragmentada. Nesse horizonte pode se verificar uma fraca meteorização, sendo assim tem características bem próximas da rocha que formou o solo.

Horizonte R/Rocha-Mãe

A camada a partir da qual se formam os solos, é constituída por massas rochosas que quase não foram alteradas. A profundidade do Horizonte R/Rocha-mãe pode variar entre alguns centímetros e muitos metros.

Os Constituintes do Solo

Dentre os principais constituintes do solo podemos citar a matéria mineral, a matéria orgânica, água e até mesmo ar dependendo da proporção de cada um dos constituintes do solo.

Essa matéria orgânica que é encontrada no solo é formada por restos de animais e vegetais. Uma parte da matéria orgânica do solo é matéria orgânica proveniente da decomposição estabilizada de seres vivos sendo assim é chamada de húmus e fica acumulada na superfície do solo.

http://www.youtube.com/watch?v=Y2bjIzJNE7A

O Húmus

O húmus é o responsável pelo chamado complexo argilo-húmico fundamental para a nutrição das plantas. A formação desse complexo se dá pela existência de partículas eletronegativas como a argila associadas a partículas de matéria orgânica.

A existência da matéria orgânica que existe no solo facilita a penetração das raízes, a retenção de água e também o arar dos solos. Juntamente com a matéria mineral essa matéria orgânica forma complexos que atuam facilitando a nutrição das plantas, pois lhe fornecem os nutrientes essenciais.

O Ar Como Constituinte do Solo

A função do ar na constituição do solo é fazer o preenchimento dos espaços existentes entre as partículas sólidas que não foram preenchidos pela água. Esse ar que está presente nos espaços entre as partículas é o resultado da combinação de gases da atmosfera com os gases que foram libertados durante as atividades químicas e biológicas que ocorreram no nível do solo, por isso é chamado de atmosfera do solo.

Um solo que é pouco arejado é um solo pouco produtivo, pois não tem oxigênio para oferecer para que as raízes das plantas possam respirar. O ar presente no solo influencia a sua produtividade e também a sua cor.

Dessa forma a existência de oxigênio na constituição do solo torna possível oxidações dos compostos de ferro o que dá origem a um composto vermelho é chamado de hematite. Quando esse composto é hidratado se transforma num outro composto chamado limonite.

A Água

O constituinte no qual podemos encontrar as substâncias dissolvidas é a água. Trata-se de um componente essencial na formação de um solo e se mostra indispensável para as formas de vida que existem nos solos.

A quantidade de água que existe no solo (umidade) pode variar e depende de inúmeros fatores como a textura, o clima, a estrutura e até mesmo a permeabilidade do solo. Além disso, varia com a passagem do tempo e com a situação geográfico do solo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • de que é feito o solo?

    maria eduarda 25 de setembro de 2013 23:10
  • eu nao entemdi

    maria eduarda 25 de setembro de 2013 23:11
  • crosta terrestre

    maria eduarda 25 de setembro de 2013 23:12
  • O solo é formado da desagregação das partículas da rocha-mãe… o que era rocha-mãe vai se transformando em solo espesso

    wuikiany neves 5 de fevereiro de 2014 12:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *