Como Surgiu a Terra e o Sistema Solar?

O sistema solar foi formado a partir de região com condensação de nuvem em pó local. Explosões de supernovas próximas perturbaram o equilíbrio da nuvem de poeira há quase cinco bilhões de anos, criando pepita de densidade no centro da formação do Sol. Podemos observar as nuvens hoje em outras regiões da galáxia – elas são chamadas glóbulos de Bok. Por serem nuvens de poeira densas, bloqueiam a luz de objetos por dentro e atrás, sendo subcategoria de nebulosas escuras. Impossível de ser observada de maneira direta a formação de novas estrelas, embora as simulações de astrofísicos forneçam a ideia da funcionalidade.

Conheça Mais

Nuvens Irregulares e Formação do Sistema Solar

Começou com nuvem irregular, uma vez que o centro de gravidade foi estabelecido, muitas das partículas de poeira na nuvem compostas no sistema solar teriam começado a mover-se em órbitas mais regular, circulando a estrela recém-nascida, como disco protoplanetário. Dentro da nuvem, grandes pedaços de rochas se condensaram em planetas, que procediam a varrer as órbitas limpas do material, integrando em si mesmos. Júpiter, o maciço dos planetas, provavelmente fez a maior parte de varreduras.

Depois de dezenas ou centenas de milhões de anos, a maior parte dos detritos no sistema solar ou foi removida por planetas ou movida em órbitas estáveis ressonantes com as dos planetas. Por este motivo, a maioria dos asteroides e detritos espaciais está localizada em bandas precisas, como o cinturão entre Marte, Júpiter e Kuiper – além da órbita de Netuno.

Astrônomos acreditam que mais energia solar formam sistemas praticamente da mesma maneira. Muitas estrelas também possuem sistemas de membros binários, caso em que elas próprias fazem mais do que varrer os detritos dos companheiros planetários. Nos últimos anos, cientistas descobriram centenas de planetas extra-solares, com aposta segura de existência de estrelas na maioria. Novos sistemas solares são formados em todo o momento, muitas vezes, catalisados por explosões de supernovas, que semeiam nuvens estelares com elementos pesados.

Como Se Formou o Planeta Terra?

A questão da formação da Terra possui muitas respostas científicas e religiosas, considerado como um dos debates mais polêmicos de todos os tempos. Do ponto de vista científico, a Terra se formou em cerca de 4,54 bilhões de anos, visto que o material mais antigo no sistema solar é datado sobre este período de tempo. Cientificamente aceito que o sistema de energia solar, incluindo a terra, foi resultado de nebulosa solar que caiu a partir da formação do sol.

Poeira e gás com nebulosa solar levaram cerca de 10-20 milhões de anos a formar a Terra a partir do centro, fundido e arrefeçado de modo a formar crosta que permitiu acúmulo de água. A lua, o satélite principal da Terra, se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás quando objeto que mais ou menos do tamanho de Marte colidiu com a Terra, causando um golpe significativo no globo terrestre. Teoriza-se que parte da massa se tornou o pedaço restante que orbitou com a Terra, conhecido como a Lua.

Cientistas apontam que a atmosfera da Terra entrou em formação por causa da atividade vulcânica que fez escapar os gases. Os oceanos produziram por vapor de água a partir de outros asteroides que colidiram com o globo terrestre. Devido aos gases do efeito estufa existentes na atmosfera e por causa da atividade solar em torno da terra, os oceanos não congelam.

Não se pode ignorar que a vida da Terra está relacionada com a evolução. Houve cinco extinções em massa definidas por cientistas, como a última a destruir os dinossauros e outros grandes répteis, mas permitindo a sobrevivência de certos mamíferos. De acordo com a Teoria da Evolução, há 65 milhões de anos mamíferos começam a se adaptar ao ambiente até que os seres humanos foram formados.

Se a Terra segue o mesmo padrão de vida que existe no resto do sistema solar em cerca de 900 milhões de anos, o oxigênio terrestre se tornou muito tóxico para as plantas. A água vai desaparecer em alguns bilhões de anos, quando a temperatura média da Terra irá atingir 70C. Estima-se que a Terra pode permanecer anfitriã para a vida humana por cerca de 500 milhões de anos, prazo prorrogável por mais 2,3 bilhões de anos se nitrogênio foi removido da atmosfera do globo.

Entenda Melhor

Descoberta e Exploração do Sistema Solar

Por milhares de anos, a humanidade, com algumas notáveis exceções, não reconheceu a existência do Sistema Solar. As pessoas acreditavam que a Terra era estacionária no centro do universo e categoricamente diferente dos objetos divinos ou etéreo que se moviam pelo céu. Embora o grego Aristarco de Samos especulasse sobre reordenação heliocêntrica do universo, Nicolau Copérnico foi o primeiro a desenvolver matemática preditiva do sistema. Os sucessores do século XVII, Galileu Galilei, Johannes Kepler e Isaac Newton, desenvolveram compreensão da física que levou à aceitação gradual da ideia de que a Terra se move em torno do Sol e que os planetas são regidos por leis físicas que regem a Terra.

Além disso, a invenção do telescópio conduziu à descoberta de novos planetas e luas. Em tempos mais recentes, melhorias no telescópio e do uso de nave espacial não tripulada permitiram a investigação de fenômenos geológicos como montanhas, crateras e sazonais fenômenos meteorológicos como nuvens, tempestades de poeira e calotas de gelo sobre os outros planetas.

O principal componente do sistema solar é o sol, estrela de sequência principal G2 que contém 99,86 por cento da massa conhecida. A maioria dos objetos grandes em órbita ao redor do sol perto é conhecida como eclíptica. Os planetas estão muito perto da eclíptica enquanto cometas e cinturão de Kuiper são frequentes objetos em ângulos maiores. Todos os planetas e demais objetos em órbita do Sol sã rotativos. Existem exceções, como o cometa Halley, por exemplo.

A estrutura geral das regiões mapeadas do Sistema Solar consiste do Sol, quatro pequenos planetas interiores cercados por cinturão de asteroides rochosos e quatro gigantes gasosos cercados pelo cinturão de Kuiper. Os astrônomos algumas vezes dividem essa estrutura em regiões separadas. O sistema interior inclui quatro planetas terrestres e do cinturão de asteroides.

Posts Relacionados

A origem do sistema solar é algo que aguça a curiosidade de muitas pessoas. Existem aqueles que acreditam nas teorias evolucionistas, outros são a favor da criacionista e há ainda os que acreditam na teoria big bang. Se você nunca pensou no assunto, comece a pesquisar e forme a sua opinião. Conhecimento nunca é demais.