Como Fazer Um Minhocário

Hoje em dia muito se fala em ecologia e em planeta sustentável, então para contribuir um pouco com isso. E nós também podemos entrar na campanha de preservação da natureza e passar uma dica muito interessante para transformar o seu lixo orgânico em algo mais proveitoso para pescadores, agricultores, paisagistas e até mesmo para aquela dona de casa que adora deixar o seu jardim sempre muito bonito e bem adubado. Todos os dias colocamos no lixo restos de comida, cascas de frutas e verduras.

Minhocário

Minhocário

Depois os caminhões passam na nossa residência recolhendo esse lixo e depositando num aterro sanitário que muitas vezes é a céu aberto, sem reciclagem e sem o devido cuidado. Causando mau cheiro, insetos e até ratos. Para isso, podemos começar a reaproveitar o nosso lixo orgânico para transformá-lo em compostagem. O método usado trata-se do “minhocário” ou “minhocasa”, como também é chamado por algumas pessoas que estão divulgando essa técnica.

  • O Que É Um Minhocário?

minhocário é um sistema de compostagem. Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, em curto prazo, um material rico em húmus (adubo) e nutrientes melhores do que aqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).

Um minhocário é uma fazenda de minhocas que ajuda a reciclar os restos de comida e transformar o substrato em húmus, um composto muito rico que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins. Além de caixas plásticas, o minhocário pode também ser montado em tambores, cestas de frutas, canteiros e outros.

vermicompostagem é o uso da minhoca na produção de húmus, decompondo resíduos em geral, dejetos de animais e também o lixo urbano (orgânico), colaborando com a melhoria dos solos, sequestrando carbono e eliminando cheiros desagradáveis.

minhoca come os resíduos, e seu excremento possui ao redor de 2 milhões de bactérias por grama, enriquecendo o solo deixando disponível as plantas praticamente todo o complexo mineral.

  • Qual A Utilidade de Um Minhocário?

Os restos de alimentos (menos carne e cítricos) vão sendo colocados na caixa do meio, e aos poucos as minhocas vão decompondo esses restos. É importante sempre pôr também uma quantidade igual ou o dobro de matéria seca (folhas secas, papel) para manter a umidade do sistema equilibrada. Quando a caixa estiver cheia, basta colocar a última caixa por cima e passar a depositar os alimentos e folhas nela. As minhocas passarão pelos buracos do fundo da caixa (os mesmos que dão vazão ao chorume), e começarão a se alimentar dos restos depositados na caixa de cima.

Depois de um período de 50 a 60 dias, o conteúdo da caixa do meio poderá ser peneirado e usado como húmus, e ela passará para a parte de cima do minhocário, e assim por diante, tendo sempre uma caixa recebendo o chorume (que pode ser usado como fertilizante líquido ou foliar), uma caixa com o húmus a ser utilizado e uma terceira caixa recebendo os restos da cozinha.

Acredito que esse minhocário seja suficiente pra processar meio litro de lixo orgânico por dia. Como a produção aqui é maior, já comprei mais 3 caixas pra ter 2 minhocários funcionando. Além de sair mais barato que usar caixas maiores, acho mais seguro ter sempre uma população de reserva, caso aconteça algo com um dos minhocário.

– As minhocas alimentam-se do lixo de cozinha e resíduos orgânicos e os convertem em um fertilizante 100% natural, rico em nutrientes: o húmus. As minhocas utilizadas são as Vermelhas da Califórnia, devido a sua grande produtividade. Do húmus retira-se um biofertilizante que serve para proteção das plantas, flores e jardins contra pragas e outros fatores nocivos.

  • Como Fazer Um Minhocário

Você Vai Precisar De:

* Três caixas em cor escura, tipo container, que possam ser empilhadas sem o apoio das tampas e uma tampa; * Torneirinha de bebedouro; * Uma furadeira com broca de 4 ou 5 milímetros (ou outra técnica para fazer furos em plástico) * Minhocas (para saber mais sobre as espécies de minhocas leia Espécies de minhocas: diferenças básicas); * Substrato (inicialmente um saco de 20Kg); * Jornal sem cor ou serragem; * Restos de comida.

Saiba Mais

Saiba Mais

Montando o Minhocário

As caixas podem ser de madeira ou plástico.

Uma com tampa e duas sem tampa.

As duas caixas superiores devem ter seu fundo cortado, deixando uma borda de + ou –  cm.

Faça alguns furos na tampa da caixa superior para ajudar na ventilação.

No fundo dessa caixa você deve prender a tela de arame grossa.

No fundo da segunda caixa prenda a manta permeável.

Na caixa de baixo faça um furo para prender a torneira e vede com silicone ou algo do gênero.

Agora é só empilhar as caixas e colocar as minhocas com o substrato umedecido na caixa de cima. Tudo coberto pela serragem.

Deixe assim durante 3 dias, até encher a caixa com os restos de alimentos.

Depois disso é só colocar esta caixa  no meio e deixar  que as minhocas façam seu trabalho. Este processo, leva em média,

45 dias.

Durante esse período, coloque um pouco de substrato na caixa de cima e vá adicionando os restos de material orgânico. Cubra tudo com o jornal, palha ou serragem.

Quando o material vai sendo decomposto pelas minhocas, elas sobem para a caixa de cima, deixando a caixa do meio só com o húmus.

Enquanto ocorre o processo de decomposição, vai escorrendo para a caixa de baixo o chorume. Rico em nutrientes e livre de bactérias, ele deve ser pulverizado sobre as plantas do seu jardim para ajudar no crescimento. Também é um ótimo pesticida.

O minhocário deve colocado em local fresco, arejado e principalmente longe do sol. Minhocas não gostam do sol.

Algumas Informações Importantes A Cerca do Minhocário

Quais Minhocas Posso Usar?

  • – Quase todas as espécies de minhocas podem ser cultivadas em minhocário. Existem alguns sites na internet que vendem todo o material necessário para começar sua criação. Veja links abaixo.

Quantas Minhocas Colocar No Minhocário?

  • – Isso é feito através de um cálculo. São 1.000 minhocas por metro quadrado.

As Minhocas Se Multiplicam?

  • Sim. Leva cerca de 2 meses para dobrar a quantidade de minhocas.

Qual Material Orgânico Colocar No Minhocário?

  • – Podem ser colocados para compostar frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada (com filtro), sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovos, palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim, papel toalha, guardanapos de papel, papel de pão, papelão.

O Que Não Colocar No Minhocário?

  • Evite colocar frutas ácidas, carnes de qualquer tipo, óleos e gorduras e alimentos com sal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *