Como as Formigas Afetam o Meio Ambiente Local?

As Formigas

Os insetos conhecidos como formigas pertencem a família Formicidae e constituem o grupo mais numeroso entre os insetos. Trata-se de seres bem interessantes já que possui relações sociais bem desenvolvidas. As formigas são reconhecidas pela sua capacidade de viver em sociedade.

Quando uma sociedade tem um elevado nível de desenvolvimento de relações é conhecida como Eusociedade. Insetos como formigas, abelhas e vespas são vistos como animais que vivem em eusociedades. Todos esses insetos fazem parte da ordem Hymenoptera.

Formigas – Animais Bem Sucedidos

Existem cerca de 12.585 espécies de formigas já descritas e todas pertencem a mesma família, a Formicidae. Para se ter uma ideia as formigas estão distribuídas por todo o planeta menos nas regiões polares. Os cientistas consideram que as formigas são os animais que obtiveram o maio sucesso em sobreviver, pois elas compõem cerca de 15% a 20% da biomassa terrestre.

Estimativas científicas acreditam que as formigas surgiram na Terra no período Cretáceo (mais de 100 milhões de anos atrás). Ao que tudo indica esses insetos são uma evolução das vespas que haviam aparecido no período Jurássico. O mais curioso é que estudos apontam que se for somado o peso de todas as formigas do planeta esse supera o peso de toda a humanidade.

Uma formiga rainha é capaz de gerar até 300 mil novos insetos somente no período de uma semana. Confira abaixo o que diferencia as formigas dos demais insetos:

Asas – As formigas Não Possuem Asas.

Fêmeas – As fêmeas de formiga são prognatas, ou seja, contam com peças bucais no ácron.

Saco Infrabucal – Esses insetos possuem esse saco que fica localizado entre o lábio e a hipofaringe.

Articulação das Antenas – As formigas também apresentam antenas articuladas.

Glândula Metapleural – As fêmeas possuem glândula metapleural que faz a abertura das patas posteriores.

Como as Formigas Afetam o Meio Ambiente

A Universidade de Exeter realizou um estudo que tem como objetivo determinar qual é o impacto causado pelas formigas no meio ambiente em que estão inseridas. As formigas afetam o meio ambiente em que se encontram porque realizam atividades como “engenheiras” do ecossistema. Vale lembrar que as formigas são também predadoras.

De acordo com esse estudo que foi publicado no Journal of Animal Ecology as formigas são responsáveis por provocar dois tipos de efeitos diferentes sobre o meio ambiente. Conheça mais sobre esses efeitos abaixo.

Nível de Nutrientes do Solo

A primeira alteração que as formigas causam é do nível de nutrientes do solo, pois elas estão em constante movimentação sobre e abaixo do solo. Essa movimentação é necessária para construir ninhos e fazer a coleta de comida. Essa atividade é capaz de impactar de forma mesmo que indireta as populações locais de outros animais.

Formigas Predadoras

A segunda mudança significativa que as formigas podem trazer para o meio ambiente em que estão inseridas diz respeito aos seus hábitos como predadoras. Por exemplo, uma grande quantidade de formigas pode atuar como predadora de uma espécie maior. Ataques de grande quantidade de formigas operárias não são incomuns.

Predadoras Eficientes

O estudo concluiu que as formigas são predadoras bem eficientes e que quando estão em grande número tem grandes chances de prosperar. Além disso, não se engane pelo tamanho das formigas, pois elas podem ser bem agressivas quando estão defendendo o seu território.

Formiguinha

Sendo assim é certo dizer que as formigas têm uma grande influência sobre a área que está ao redor do seu formigueiro. Muitas pessoas não levam em consideração as formigas quando se trata de alterações no meio ambiente por se tratarem de insetos pequeninos, mas devemos lembrar que se trata de um inseto que vive em sociedade e assim é um inseto que está sempre em grande quantidade.

Análise do Impacto

Essa pesquisa em relação a forma como as formigas afetam o meio ambiente demonstrou que elas são grandes predadoras podendo reduzir a população de outros animais no local em que estão inseridas, porém, a mesma pesquisa também chegou a conclusão de que quando existe uma grande quantidade de formigas é possível que haja aumento na densidade da diversidade de outras espécies.

As formigas são essenciais para o meio ambiente local e possuem uma função bem destacada na influência sobre a cadeia alimentar. Uma observação bem interessante feita por esse estudo é que quando há baixa densidade de formigas num determinado local aumenta a variedade de outras espécies animais bem como herbívoros e decompositores.

Formiga Afeta o Meio Ambiente

O mais curioso é que quando já uma grande densidade populacional de formigas não acontece o oposto, ou seja, não é reduzida a população de herbívoros e decompositores da região. O que se conclui disso é que a quando existe uma grande quantidade de formigas o impacto sobre os níveis de nutrientes do solo não acarreta em problemas para outros grupos de animais que estão em níveis mais baixos.

Porém, o impacto predador das formigas tem sim um efeito bastante grande nas populações de animais do local em que estão inseridas. Quando observar uma formiga não a enxergue apenas como um pequenino inseto, mas sim como um inseto pequenino que vive junto com vários outros insetos pequeninos.

Organização Social das Formigas

As formigas contam com uma organização social bastante interessante, geralmente nos surpreendemos com a capacidade que elas tem de criar obras complexas como formigueiros, mas não observamos os aspectos de organização que se parecem com os do ser humano.

Para que seja possível construir formigueiros é necessário que cada formiga tenha uma função específica dentro do grupo. Na sociedade das formigas a divisão é feita por castas em que cada uma tem uma função para o bem de todos. Basicamente as tarefas são divididas de acordo com a idade e o tamanho de cada indivíduo.

A rainha e os machos têm a função de reprodução, as fêmeas estéreis chamadas de obreiras tem a função de procurar alimentos, construir e manter o formigueiro e a sua defesa. É possível observar em algumas espécies de formigas uma divisão por castas também entre as obreiras.

Há ainda as funções de formiga operária e formiga soldado, a primeira cuida da cria os ovos, as larvas e as pupas e realizam tarefas como a limpeza do formigueiro além da coleta de alimentos. As formigas soldados tomam conta da entrada do formigueiro.