Cometa Halley

Por onde anda o cometa que nos visita de tempos em tempos

O Cometa Halley é o cometa mais famoso do mundo, e um dos principais motivos é o fato de que pode ser visto a olho nu pelas pessoas em determinados períodos de tempo. No século XX, o cometa Halley nos visitou duas vezes, e a próxima aparição está prevista para o ano de 2061.
O cometa costuma ser visível às pessoas a cada 75 anos ou 76 anos, pois é o tempo que demora para chegar ao periélio, que é o ponto mais próximo que ele consegue chegar do Sol. A aparição do cometa não é rápida: a última vez que foi possível enxergá-lo a olho nu, ele ficou alguns dias percorrendo o espaço.

Cometa

A Nasa calcula que a distância entre o cometa e o sol seja de 4,7 bilhões de quilômetros, o que equivale a quase 31 vezes a distancia do nosso planeta até o Sol. De acordo com o cálculo da Nasa o cometa estará visível novamente no mês de junho de 2061, quando estiver voltando em sua órbita.

A maior dificuldade de prever o tempo necessário para que o cometa possa percorrer sua órbita e chegar ao ponto máximo do Sol é que a velocidade dele não é constante. De acordo com a agência espacial americana a primeira vez que o cometa passou próximo à Terra ele estava percorrendo sua órbita a uma velocidade de aproximadamente 70,6 quilômetros por horas.

Orbita

Uma curiosidade sobre o Halley é que a órbita dele é conhecida como “retrógrada” pelos cientistas, pois ele gira em sentido contrário ao que os outros planetas geralmente giram. Além disso, a órbita também é inclinada, formando um ângulo de 18º para baixo com a órbita do Sol.

Aparições do cometa Halley

A primeira vez que a aparição de um cometa foi gravada foi em 1910, logo no início do século XX. O acontecimento foi bastante comentado pois foi a primeira vez que a aparição de um corpo celeste desta natureza pôde ser gravada, graças aos avanços da tecnologia. O cometa foi então fotografado e ganhou fama mundial, pois sua foto foi replicada em jornais e revistas.

Fama

Já em 1986, a aparição do cometa frustrou bastante as expectativas da população. Como o mundo mudou e a crescente urbanização trouxe avanços como vários pontos de luz, a visualização do cometa ficou bastante comprometida. Além disso, a radiação solar interagiu com o cometa, deixando-o menos visível e brilhante do que as pessoas imaginavam.

A próxima aparição do cometa será em 2061, de acordo com os cálculos dos cientistas. No entanto, pesquisadores temem que o mesmo problema de poluição luminosa ocorra ainda com maior intensidade, frustrando as expectativas das pessoas.
Neto