Climas Predominantes na Costa Leste Australiana

A Costa Leste Australiana é um dos roteiros mais procurados pelos viajantes que desejam conhecer a terra dos cangurus. O principal motivo para isso se deve ao fato de que é nessa região que estão situadas as principais praias paradisíacas e pontos turísticos entre Sydney e Cairns. A Grande Barreira de Corais está na Costa Leste do país e representa uma grande oportunidade turística.

Conhecendo os Climas Predominantes na Costa Leste da Austrália

A seguir vamos apresentar as principais características dos climas da Costa Leste Australiana focando em diferentes cidades da região.

Sydney

O clima predominante em Sydney é semelhante ao mediterrâneo com muitos dias de sol no ano, uma média de 340. Durante o verão as temperaturas máximas da cidade ficam na casa dos 26°C e no inverno caem para cerca de 16°C. O período mais chuvoso na cidade é entre os meses de março e junho.

Sydney

Sydney

Melbourne

O clima de Melbourne é considerado ‘louco’ devido a sua grande instabilidade, algumas pessoas dizem que é possível passar pelas quatro estações num único dia. A região sofre influência de diferentes faixas climáticas como áreas quentes e secas e áreas de alpes.

Os verões da cidade ficam entre mornos e quentes enquanto que a primavera e o outono apresentam climas temperados e por fim os invernos são gelados. Os meses de verão apresentam temperatura entre 25°C e 14°C. O período mais chuvoso vai de maio a outubro.

Melbourne

Melbourne

Brisbane

Quase o ano todo, Brisbane, mantém um clima subtropical com características de ser quente e úmido. As temperaturas mais altas do verão giram em torno de uma média de 30°C. Durante o verão a cidade passe pelas precipitações mais elevadas, em alguns casos, ocorrem até tempestades. No inverno o clima costuma ser ameno e bastante seco.

Brisbane

Brisbane

Gold Coast

O clima predominante em Gold Coast, Queensland, é o subtropical sendo que o sol aparece em cerca de 245 dias por ano. As chuvas costumam se manifestar com maior frequência no verão nos meses de dezembro a fevereiro. Vale lembrar que a Austrália, assim como os demais países do hemisfério sul, apresenta as temperaturas mais elevadas no segundo semestre do ano e as mais baixas no primeiro.

Gold Coast

Gold Coast

Canberra

Há 150 km de Sydney, Canberra, apresenta clima quase que o ano todo seco com verões quentes. Durante os meses de verão se tem cerca de 9 horas de sol por dia enquanto que durante o inverno são apenas 5 horas diárias. O mês mais quente é janeiro com uma média de 28°C. O mês com mais chuvas em Canberra é outubro, no inverno as médias de temperatura ficam na casa dos 11°C.

Canberra

Canberra

Cairns

Seu clima predominante é o tropical contando com duas estações bem marcadas, uma seca e a outra úmida. As chuvas são mais constantes no período entre janeiro e março sendo que as temperaturas ficam entre 23°C e 31°C. No inverno as temperaturas ficam na casa dos 18°C. Entre novembro e maio a região pode ser afetada pelos ciclones tropicais.

Cairns

Cairns

Essas são algumas das características mais marcantes dos climas predominantes da Costa Leste da Austrália.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *