Clima Tropical – Principais Características

O clima tropical é uma das variações climáticas que encontramos em algumas regiões do nosso planeta. Sabemos que a Terra possui alguns climas diferentes e conhecer o clima típico de sua região é importante para entender a resposta do seu meio ambiente. Assim como qualquer outra, o clima tropical variação possui as suas características principais e também abrange algumas cidades e/ou países. Para que você entenda um pouco mais sobre o clima tropical, escolhemos algumas de suas principais características mais abaixo. Confira.

Definição do Clima Tropical

O clima tropical é todo aquele clima típico de regiões que se encontram entre os trópicos, chamadas de regiões intertropicais. Esses locais são extremamente megatérmicos e sua media de temperatura é 18 graus Celsius tanto nos meses mais quentes do ano como nos meses mais frios. Inclusive a falta de uma estação mais invernosa nessas regiões é uma de suas principais características que ainda vamos conhecer no decorrer de nossa conversa.

A região exata abrangida pelo clima tropical é a toda a fatia que está próxima aos trópicos de Câncer e de Capricórnio. Podemos até dizer que o clima tropical é um clima de transição entre o clima equatorial e o clima desértico. Ele tanto tem a umidade do primeiro como a seca do segundo, sendo essas duas características bem fortes na faixa tropical do planeta. Podemos dizer que o clima tropical pode ser dividido em dois tipos diferentes: o clima tropical úmido e o tropical seco.

Vamos entender melhor cada um deles logo mais abaixo.

Clima Tropical Úmido

Podemos dizer que o clima tropical úmido é o clima litorâneo do nosso planeta. Ele possui temperaturas sempre altas e durante o ano inteiro, sendo a média do clima de 27 graus Celsius, mas podem atingir facilmente os 40°C. Ele é caracterizado principalmente pela excessiva umidade, mas você encontrará sempre os locais mais e menos úmidos dentro dessa subdivisão.

Clima Tropical Seco

Esta divisão também é chamada de clima tropical com estação seca, clima de savana ou ainda clima tropical semi-úmido. Podemos dizer que ele é definido como o clima megatérmicos do grupo A da classificação climática de Köppen-Geiger, que vamos conhecer um pouco mais abaixo. Esse clima tem como principal característica todos os meses do ano uma temperatura média de 18 graus Celsius durante 11 meses e em um único mês do ano a precipitação climática muda e ele fica extremamente seco, levando a sua temperatura aumentar consideravelmente.

Classificação Climática.

Como citamos mais acima, existe uma classificação para o clima tropical e diversos outros que conhecemos como Köppen-Geiger. É a partir dessa classificação que passamos a entender diversos comportamentos climáticos ao redor do planeta. Então no caso do clima tropical, a classificação de Köppen-Geiger o divide da seguinte maneira:

http://www.youtube.com/watch?v=H-1EZIBPuGI

Variação de Clima Tropical Af

É o clima tropical cuja precipitação média mensal é superior a 60 mm e isso acontece em todos os meses do ano. Você vai encontrar o clima tropical com classificação Af sempre nas regiões próximas do equador, onde não existem estações do ano totalmente definidas. O principal destaque para as regiões abrangidas pelo clima tropical Af, é que a variabilidade da precipitação ao longo do ano é bem fraca.

Variação de Clima Tropical Aw e As

É o clima tropical mais central em estações úmidas e secas. Esta variação é exatamente aquela que popularmente conhecemos como tropical de savana. A variação Aw e As possui uma estação mais seca com climas elevados. A sua precipitação média é de até 60 mm por ano e geralmente só chega a isso em um único mês.

O grupo Aw, a estação seca sempre acontece nos meses do ano que o sol está mais baixo e os dias são mais curtos, isso geralmente acontece durante o inverno, por esse motivo o “W” na nomenclatura  – de “Winter” – inverno em inglês. Já o As acontece nos meses onde o sol estar mais alto e os dias são mais longos. O “S” significa Summer que é Verão em inglês, estação do ano com essas características citadas.

Suas Caracteristicas

Suas Caracteristicas

Variação de Clima Tropical Am

Essa variação se refere ao clima tropical de monção ou como também chamamos, o clima monçónico. Estes climas são caracterizados pela existência de monções em pelo menos um mês por ano e a precipitação nunca ultrapassa os 60 mm. Para relembrar, monções são ventos que mudam de direção de acordo com a estação do ano.

Variação de Clima Tropical Cwa

É o chamado clima tropical de altitude. Este é um clima que não é muito comum entre os climas tropicais, sendo caracterizado mais como climas subtropicais, mas estão nas regiões abrangidas. A classificação foi dada por ocasionalmente existirem geadas e neve, mas este último fenômeno é algo muito raro de verdade.

Quanto a quantidade de chuva durante o ano e outras característica, ele é bem semelhante à classificação Aw, mas teve que ser dividida devido as geadas. A temperatura alterna entre os 20 graus no mês mais quente do ano.

Variação de Clima Tropical EM

Esta variação é popularmente chamada de clima tropical alpino. Ele está dentro dos limites dos trópicos, mas é exclusivo de regiões onde a altitude está acima da linha das árvores. Diferente da maioria das variações do clima tropical, o EM não apresenta muitas mudanças térmicas durante o ano, mantendo sempre a média de temperatura de 10 graus para o mês mais quente do ano ou o mais frio também.

Clima Tropical

Clima Tropical

Este é o clima típico de locais com muitas montanhas, sendo a variação presente na Cordilheira dos Andes, da Venezuela até a Bolívia.

Existência de Climas Frios nas Regiões Tropicais

Apesar de ser caracterizado como um clima relativamente quente, existem algumas regiões onde o clima tropical é exatamente contrário a essa ideia. Você vai encontrar algumas cidades entre os tópicos que as temperaturas são bem baixas que passam a não serem consideradas regiões de climas tropicais. Isso acontece muito em locais onde a altitude é maior. Existem também as áreas onde as correntes marítimas e a movimentação das massas de ar também influenciam para que o clima caia e permaneça abaixo da média tropical.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *