Características Do Oceano Glacial Ártico

Oceano vem da palavra grega “okeanos” , é a maior parte da hidrosfera terrestre e preenche em mais de 70% a superfície terrestre. Composto por água salgada, chega a atingir cerca de 361 milhões de quilômetros. E a maioria deles podem chegar até mais 3000 metros de profundidade.

Apesar de ser muito extenso e apenas água, os oceanos ainda conseguem ser divididos entre países, características, ilhas e arquipélagos. Na divisão mais comum são cincos oceanos, e aqueles que são menores muitas vezes são chamados de mares, estreitos e golfos.

São eles:  Pacifico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico

Oceanos Glaciais são chamados assim devido grande parte dele ser gelo na maioria do ano.

Oceano Glacial Ártico: 

A palavra ártico vem do grego “arktos” que significa urso, devido a constelação Ursa menor bastante conhecida no hemisfério norte. Se encontra na região do polo norte, muito comparado ao deserto, pois suas condições são muito desfavoráveis e inabitável. Grande importância ambiental , já que influencia o mundo.  

É um oceano que se encontra nos extremos da América, Europa e Ásia. É o menor e mais ao norte dos oceanos que demarca 65°30’ de latitude norte. Chega a cerca de 14.090.000 km² e o oceano mais raso, sua altura é aproximadamente de 1500 metros. Já na plataforma oceânica chega somente a 100 metros.  A profundidade máxima já medida no oceano Ártico foi de 5450 metros na região do abismo de Litke (fossa oceânica situada no noroeste da Groenlândia).  

Ele começa no extremo norte do oceano Atlântico, com grande influência das águas do Estreito de Fram e o Mar de Barents. Para o lado do pacífico ele se encerra no Estreito de Bering entre a Rússia e o Alasca. Encontra a América mar de Lesseps E pelo norte dos continentes asiático e europeu. O países que são banhados pelo oceano são: Rússia, Canadá, Islândia, Alasca,  Groelândia e Escandinávia.

Como nome diz é um oceano glacial, já que o clima é predominantemente polar com frios intensos durante o ano todo, com invernos escuros e temperaturas de até -50°C.  Mesmo com esse frio, ainda existem espécies que vivem na região do oceano, sendo cerca de 400 diferentes, a mais conhecida é o urso polar, porém em maior quantidade estão ao animais marinhos: baleias, peixes, focas, morsas, leões marinhos. Por isso a maioria da água é congelada durante o ano, principalmente no inverno e um pouco menos no verão.

É o oceano que possui menos índice de salinidade. Possui apenas 1% da quantidade de água nos oceanos da terra, cobrindo ainda sim 3% da superfície do planeta. A maioria do oceano possui icebergs, que são massas de gelo gigantes. Um fenômeno natural incrível que ocorre em poucos lugares do mundo e que um deles é o Ártico é a aurora boreal.

Em meio ao oceano ártico existe mares(menores e menos profundos que os oceanos), entre eles estão o Mar Siberiano Oriental, Mar de Barents, Mar da Groenlândia, Mar do Labrador e outros.

Algo muito preocupante que vem acontecendo é o derretimento das geleiras e calotas polares, nas últimas décadas vem só aumentando devido principalmente ao aquecimento global e ao efeito estufa, causado pela própria humanidade e que só faz as massas de água da terra subirem.

Causando uma grande mudança no ecossistema, com perdas de animais e vegetais e inundações em alguns casos. Outro problema que vem sendo tratado é  a poluição dos oceano, a caça de animais, e a pesca de alguns deles, desequilibrando a natureza, colocando em extinção os animais que vivem lá.

Mesmo com muito frio ainda se nota uma diferença de entre a parte oriental com a ocidental em questão de que a ocidental é 5° mais quente na costa da Groenlândia do que na oriental.  O estreito de Bering vai se acumulando e passa de 50 metros para 4000 metros.

As correntes quentes do oceano Glacial Ártico vem do Equador pelo norte do Atlântico, e acorrentes frias do polo vem pelo canal de Smith, e outros canais americanos.  Outro jeito que o oceano desemboca é no estreito de Bering, mas não é muito certo, pois são regiões próximas a Groenlândia que são pouco exploradas.

Assim como na antártica, as temperaturas extremamente baixas, fazem com que grande parte do oceano seja congelada. Em algumas regiões somente a superfície, em outras chegam a maiores profundidades. E quando chega o verão formam várias camadas de gelo flutuantes chamados de banquisas. Outras características são compactação de neve, que formam profundas camadas de mais de quatro mil metros de espessura. Quando elas se partem são chamadas de icebergs.

O Oceano Glacial Antártico 

Outro oceano com características muito parecidas com o Ártico é o Antártico, como já comentado a cima, possui sua maioria em gelo. Banha a Antártida, na região do polo sul. Muitas pesquisadores, não o consideram como um oceano, por não existirem muitas divisões entre os outros oceanos e ele, somente sua temperatura , que consequentemente muda a flora e fauna.

Ele é só maior que o Ártico com cerca de 20 milhões de km². Fica envolta da maior reserva de água doce do planeta (81%) e possui profundidade entre 4000 e 7000 metros. É o único oceano que circunda totalmente o planeta.  Em algumas regiões desse oceano foram encontrados petróleo e gás natural.

Algo que se trouxer muitos interessados pode prejudicar ainda mais as questões ambientais mundiais. Ainda não se registram explorações sérias, devido ao clima do lugar. Que também é polar, assim como o ártico.

Devido à pouca moradia na região, em 1956 foi feito uma “Tratado da Antártica”, afirmando uma autorização para pesquisar o local sem interferir no ecossistema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *