Bichos da Amazônia

A Floresta Amazônia é considerada a maior do tipo tropical em todo planeta. Menos de 70% das espécies foram descobertas pelo homem, evidenciando a falta de controle que o Estado Nacional tem sobre a região em matéria de ciência. Conheça alguns bichos que existem no Amazônia.Bicho preguiça: Animal considerado dócil, mesmo não sendo indicado como bicho de estimação.

Bichos da Amazônia

Bichos da Amazônia

 

O nome está relacionado com os movimentos do seu corpo, que são feitos de forma lenta.Os movimentos silenciosos fazem parte da própria estratégia para a espécie se manter protegida dos predadores. A cor dos seus pelos também se confundem de forma fácil com as cores das árvores, locais em que preferem estar para dormir ou passar o dia.Natural da região latino-americana, os bichos preguiças estão presentes com abundância na Mata Atlântica e Amazonas.

 

Bichos da Amazônia

Bichos da Amazônia

Considerado um animal que está quase em extinção, pois a espécie está desaparecendo de inúmeras regiões do país, principalmente no nordeste brasileiro. Vive em média por cinquenta anos.Onça pintada: Encontrada na bacia amazônica, a espécie pode alcançar 150 kg em seu peso natural e é considerada como o maior felino presente nas três Américas.As espécies que habitam o interior da floresta são menores do que as existentes nos campos, fator que acontece por causa das ofertas de animais e características para caça diferentes entre os dois tamanhos de onça.Especialistas dizem que o animal pode comer até noventa espécies diferentes. A espécie possui mandíbulas fortes, sendo um dos poucos felinos capazes de perfurar o crânio das presas. Eles possuem força capaz, inclusive, para rachar cascos de tartaruga.

 

 

Bichos da Amazônia

Bichos da Amazônia

A “panthera onça plustors” representa o tipo mais encontrado no Amazonas.Arara: Existem centenas de espécies diferentes na Floresta Amazônica. Considerada ave em extinção, bastante comercializada no mercado ilegal. O pássaro possui bico grosso e calda longa, sendo que uma pena pode ter diversas cores.Tucano: Outra ave que vive no Amazonas e está em risco de extinção, principalmente por causa da caça ilegal destinada a compradores que desejam tê-los como animais de estimação.Jacaré-açu: Podem chegar a medir incríveis seis metros de comprimento. Os olhos brilham no escuro, iluminando a passagem ao terrível predador. É considerada a maior espécie de jacaré encontrada no Amazonas, podendo chegar a pesar mais do que trezentos quilos.Embora fique tranquilo na maior parte do tempo, o animal fica aagressivo quando está ameaçado, utilizando mandíbula e rabo como principais armas para se defender ou atacar as presas.O animal está entre os mais difíceis de serem capturados vivos pra estudos em laboratórios. Os maiores predadores do jacaré-açu são aqueles que deveriam proteger, ou seja, o ser humano. Os caçadores se sentem atraídos pelo alto valor cobrado pelo couro do animal no mercado atual.Por Renato Duarte Plantier

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>