As Chuvas Na Amazônia: A Importância Para o Ecossistema

Amazônia e Sua Localização

A Amazônia estende-se por nove países da América do Sul e se destaca por ser uma floresta com uma variedade incrível de fauna e flora. Dentre todos os países que tem um pedaço da Amazônia o Brasil é o que possui sua maior extensão, cerca de 63,4% do território total.

Ao norte a floresta é delimitada pelos maciços das Guianas, ao sul faz limite com o Brasil Central e a oeste está delimitada pela Cordilheira dos Andes. Nessa floresta está o sistema fluvial mais extenso do planeta com a maior massa líquida. Além disso, trata-se de uma região coberta pela mais abundante floresta pluvial tropical.

Para se ter uma ideia o Rio Amazonas é responsável por drenar mais de 7 milhões de quilômetros quadrados de terras. Esse é o rio com a maior massa líquida do planeta e possui uma vazão média de cerca de 200.000 metros cúbicos por segundo. A Amazônia possui cerca de 1/5 de toda a água doce disponível no planeta.

Amazônia e Sua Localização

Amazônia e Sua Localização

O Clima Da Amazônia

Regime De Chuvas

Uma das principais características da Amazônia é o seu regime intenso de chuvas, a pluviosidade contribui para a alteração do nível dos rios, eles podem chegar a um nível superior de 12 metros em alguns pontos da floresta. Ressaltamos que as chuvas têm homogeneidade tanto no que se refere ao período do ano como em relação às localidades.

A região noroeste da Amazônia conta com precipitações anuais de mais de 3.600mm, na parte meridional do estuário do rio Amazonas existe uma abundância de chuvas na qual a precipitação pode ser superior a 2.600mm. No meio dessas faixas existem zonas em que as precipitações podem ficar abaixo de 2.000mm em alguns anos.

As diferenças de níveis de chuva podem ser maiores quando se compara o período de chuvas e o de estiagem. Um exemplo disso é a região de Santarém que fica próxima rio Tapajós e em que certos períodos do ano não chove nada. Na região noroeste da Amazônia existem diferenças bem pequenas entre as épocas de maior ou menos precipitação.

Regime De Chuvas

Regime De Chuvas

Temperaturas

A média de temperatura anual costuma ficar entre 26°C e 27°C, as diferenças sazonais são de + ou – 1°C. O período de chuvas tem temperaturas mais amenas do que o período de estiagem que é mais quente. Ao longo do dia a amplitude térmica pode passar dos 10°C.

Uma das principais características do clima da Amazônia é a umidade relativa do ar que pode ser bastante alta, por exemplo, pode chegar a 100% de saturação no período da noite. Agora que você já conhece um pouco sobre a localização e o clima da Amazônia poderá saber mais sobre o sistema de chuvas e evapotranspiração que sustentam a maior floresta tropical do mundo.

As Chuvas e a Amazônia

O Fenômeno Da Evapotranspiração

Entender o que é o fenômeno da evapotranspiração é essencial para compreender qual é a relação que existe entre a existência da floresta e o seu clima pluvial. Aproximadamente metade da água da chuva da região retorna para a atmosfera através do fenômeno chamado evapotranspiração.

Essa água se condensa e cai novamente, dessa forma identificamos que existe um processo de retroalimentação que é bastante importante para a existência da floresta. O clima dessa região depende diretamente da existência da floresta. O desmatamento acarretará num efeito catastrófico para o clima se continuar sem freio.

A evapotranspiração consiste no processo em que a vegetação leva a umidade da terra em direção a atmosfera e assim influencia diretamente na quantidade de chuva.

A Amazônia e Seus Rios

A Amazônia é uma região bastante úmida e se destaca por contar com inúmeros rios, basicamente eles podem ser divididos em três tipos: rios de água branca, rios de água preta e rios de água clara.

Rio De Água Branca

Os rios Amazonas, Juruá, Branco, Purus e Branco são rios do tipo de água branca. Esse tipo de rios se caracteriza por ter cabeceiras próximas a sedimentos dos Andes e por isso tem um alto grau de teor de argila em suspensão. Os rios desse tipo são os que formam as várzeas que nada mais são do que planícies de aluviões recentes.

Rios De Água Clara

Os rios Tocantins, Xingu e Tapajós são considerados rios de água clara e tem a sua origem no Planalto Guianense ou no Planalto Brasileiro. A sua principal característica é ter uma quantidade pequena de partículas em suspensão.

Rios De Água Preta

Um exemplo desse tipo de rio é o Negro e a sua origem está nos sedimentos arenosos terciários da Amazônia Central. A expressão “água preta” vem do fato de a água ser marrom com transparência. Esse tipo de rio apresenta ácidos húmicos e fúlvicos em suspensão que surgem devido a inundação da vegetação.

O Desmatamento Da Floresta e o Regime De Chuvas Da Amazônia

O Papel Do Vento No Regime De Chuvas

Um estudo da floresta Amazônica chegou a uma alarmante conclusão, se o desmatamento continuar nesse ritmo crescente irá reduzir as chuvas em até 12% na estação úmida e em aproximadamente 21% na estação seca até o ano de 2050. Como já destacamos acima o regime de chuvas é essencial para a existência da floresta.

A floresta eleva a quantidade de chuvas que gera o vento, sendo assim quando há um intenso desmatamento a quantidade de chuvas é reduzida. O grande problema está no fato de que esses estudos concluíram que o vento que passa por áreas densas de floresta é capaz de produzir o dobro de chuvas do que o vento que passa por uma vegetação menos densa.

Resultados Catastróficos

A vegetação tem papel fundamental sobre a quantidade de chuvas na Floresta Amazônica assim como acontece nas florestas tropicais do Congo. Se as florestas são derrubadas e substituídas por plantações ou gramados a umidade do solo é reduzida e isso diminui a quantidade de chuvas.

Os estudos que identificaram a importância do vento para o regime de chuvas da Amazônia também concluíram que a quantidade de chuvas poderá ser drasticamente reduzida na região até 2050 o que afetará todo o ecossistema da floresta tropical.

http://www.youtube.com/watch?v=RsnN_IjZ3M0
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *