Animais que Saíram da Lista de Ameaçados de Extinção: Primatas e Lobos

Não se pode ignorar o fato de que por ano entram mais animais do que saem da lista de extinção. No entanto, a retirada de algumas espécies do sinal vermelho da natureza representa notícia interessante aos preceitos de desenvolvimento ecológico. Cada animal possui as funções para manter o ecossistema. Extinção de espécies pode resultar no fim do planeta Terra.

Fora da Lista

Fora da Lista

Macacos Brasileiros Fora da Extinção

De acordo com a Folha de São Paulo, três espécies de primatas que estavam na lista de espécies com maior risco de extinção deixaram o ranking. Relatórios que analisaram o desenvolvimento de macacos e lêmures com riscos de seres extintos. No ano de 2008, vinte e cinco espécies estavam na listagem. A espécie cólobo-vermelho da África está considerada extinta.

Em termos gerais, o grande vilão do desmatamento está na degradação dos ambientes tropicais, que acontece em grosso modo no território asiático por consequência da busca energética e produção do biodiesel, com destaque especial para Malásia e Indonésia, duas nações que além de produtoras também são conhecidas pelo comércio ilegal de animais silvestres e carne de caça.

Por outro lado, os esforços brasileiros para proteger três espécies nacionais ganham destaquem em nível mundial. No ano de 2004, os primatas (mico-leão-de-cara-preta, muriqui-do-norte e macaco-prego-do-peito-amarelo) estavam na lista de ameaçados. Ao passo que no ano de 2010 eles estavam fora da consideração de risco. Interessante notar que estes tipos de macacos são naturais da Mata Atlântica, que possui apenas oito por cento do que tinha em aspecto vegetal em meados da colonização europeia.

Embora a notícia da retirada dos primatas das listas de extinção, o Brasil ainda possui um longo caminho para percorrer no sentido de recuperar o ciclo de vida de diversas espécies que ainda estão ameaçadas a sumirem de maneira vitalícia do planeta Terra. Sem contar com o alto nível de degradação ambiental que pode

Lobos Cinzentos: Lista de Animais em Extinção dos Estados Unidos

Lobos Cinzentos estão prestes a se tornarem os primeiros animais a serem removidos de uma lista de espécies ameaçadas. O que significa que pode ser caçado novamente, fato que provoca a revolta dos movimentos ambientalistas em nível mundial. Há cerca de 1.200 lobos em Montana que vivem no estado selvagem e sua retirada da lista significa que eles são agora controlados pelo Estado, que vai permitir a caça para pessoas licenciadas no sentido de não provocar baixas, recolocando as espécies na lista novamente.

Fazendeiros, que viram a população do lobo crescendo nas Montanhas Rochosas do Norte, disseram que estão contentes que isso tenha acontecido por causa da ameaça eminente aos rebanhos. No entanto, especialistas pró-animais dizem que a liberação à caça representa barreira complicada no sentido de retirar outros animais da lista. O senador Jon Tester, que apresentou o alvará, disse: “Agora, a população de lobo em Montana está fora do equilíbrio”.

Planos semelhantes foram rejeitados em 2009 por juízes federais. Matt Kirby, especialistas em vida selvagem, disse que o Congresso nunca tinha tomada decisão específica da espécie. Com a liberação se abre a caixa de Pandora ao futuro, ou seja, as novas decisões sobre animais em extinção podem representa incógnitas que desagradam à comunidade ambiental mundial.

Barack Obama e Lobos Cinzentos de Montana

Em termos gerais, o governo Obama procura dominar a disputa por convencer os defensores da vida selvagem a abraçarem os planos de gestão de Montana como maneira adequada para manter as populações de lobo em níveis saudáveis superando assim as metas de recuperação. Porém, independente das visões da casa branca, as principais organizações ambientais norte-americanas se encontram em oposição à medida.

Abundantes na maior parte da América do Norte, os lobos cinzentos foram caçados, presos e envenenados à extinção na grande parte continental dos Estados Unidos, na década de 1930, ao abrigo do programa de erradicação patrocinado pelo governo. Décadas mais tarde, os biólogos reconheceram que os lobos possuem papel especial no sentido de ser o predador nos ecossistemas de montanhas. Listados como ameaçadas de extinção, em 1974.

Número considerável de animais foi retirado da lista de espécies ameaçadas nos EUA ao longo dos anos através do processo de revisão científica, estabelecido em lei federal. Interessante notar que esta vai ser a primeira remoção dos animais que estão na lista de ameaçados em toda a história dos Estados Unidos.

Autonomia Por Estados

As populações lobo cinzento em Michigan, Minnesota e Wisconsin se recuperaram de extinção e devem ser removidas da lista de espécies ameaçadas, conforme anunciou Obama. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem finalizou a proposta entre ao poder executor norte-americano. A decisão foge da tendência do governo federa dedicou décadas e dezenas de milhões de dólares para salvar a espécie.

Em vez disso, aos Estados agora são concedidos o poder de decisão sobre o futuro dos lobos cinzentos. Populações de lobo serão monitoradas por pelo menos cinco anos e pode ser recolocadas a qualquer momento, afirmou Departamento do Interior. O lobo cinza se recuperou da extinção nos 48 estados e agora está em encruzilhada histórica que poderia testar a reputação de intolerância de fazendeiros e caçadores que lamentam os ataques ao gado.

Desde que foi adicionado à lista de espécies ameaçadas em nível federal, em 1974, a população de lobos-americana cresceu cinco vezes – para cerca de 6.200 animais errantes em dez estados.

Não Está Mais em Extinção

Não Está Mais em Extinção

Mas o escudo legal que fez dele um crime federal faz com que as armas fiquem levantadas e apontadas. Mesmo que os lobos voltem apenas para bolsões isolados dos territórios que já ocuparam, um número crescente está morrendo nas mãos de caçadores e animais selvagens que são agentes de proteção dos pecuaristas de gado.

David Mech, cientista sênior do Serviço Geológico dos EUA, em St. Paul, Minnesota, diz que os lobos estão na melhor posição dos últimos cem anos.  A sobrevivência dos animais no longo prazo vai depender da quantidade de terra selvagem disponível.

O congresso cancelou o estatuto dos animais em perigo em cinco estados ocidentais. O governo Obama planeja se vai decidir levantar proteções em 29 estados orientais que atualmente não têm lobos. Ações semelhantes estão previstas para as zonas de grandes planícies em todo território norte-americano.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • couitados dos animais

    m] 25 de maio de 2013 20:41
  • esses animais sao muitos ameaçados

    luana freitas 25 de maio de 2013 20:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *