Amieiro

O Amieiro, também comumente chamado de Alder, é uma árvore que pode atingir até 35 metros de altura, embora raramente chegue a viver mais de 120 anos de idade. Seus frutos nascem em um tipo de pinha, que não é muito grande, medindo aproximadamente 2cm de comprimento. A árvore dá folhas ovais ou redondas, que podem chegar até a 10cm de comprimento no total, dependendo da idade da árvore, e também da qualidade do solo onde ela vive.

Alter

Alter

Esse tipo de árvore, o Amieiro ou Alder, é bastante comum na América do Sul, sendo mais encontrada no Chile, na região sul dos Andes, onde o clima úmido da região temperada favorece seu desenvolvimento mais completo. Apesar disso, o Amieiro também pode ser encontrado em Portugal, em uma espécie similar, mas não exatamente igual à que se encontra no Chile.

A madeira do Amieiro é usada principalmente para a fabricação dos corpos de guitarras sólidas. Sua madeira é bastante resistente à água e tem baixa densidade, o que dá uma característica sonora grave muito profunda ao instrumento, com algo de aveludado em seu som.

Amieiro

Amieiro

Além disso, esse tipo de madeira tem uma boa velocidade de propagação de som, característica muito buscada por  fabricantes de instrumentos musicais, sejam eles indústrias que produzem instrumentos musicais em série, ou mesmo fabricantes artesanais, que esculpem os instrumentos um a um.

O Amieiro forma relações de simbiose com outras plantas, relação esta de benefício mútuo para as duas plantas. As relações mais comuns são que o Amieiro ou Alter formam com os actinomicetos, que são um grupo de bactérias, frequentemente confundidas com fungos, que desempenham um papel fundamental no ecossistema em que estão inseridos. As colônias de actinomicetos costumam se formar na base dos Amieiros, sendo bastante comuns em beiras de rios, e chegam a formar acúmulos que tem até o tamanho de um punho, nas raízes mais aparentes. Essas bactérias são benéficas para a árvore e ao ecossistema, portanto, sua relação é de benefício mútuo.

Folhas de Amieiro

Folhas de Amieiro

O Amieiro, assim como as magnólias e amendoeiras, também é uma árvore que floresce no inverno, depois que suas folhas caem. Embora suas flores não sejam tão bonitas quanto as das duas outras árvores mencionadas, isso ajuda a classificá-la como uma árvore de folhas que caducam e renascem depois do inverno. São dessas flores, depois que ocorre a fecundação final, entre as flores masculinas e femininas, que surgem as pinhas que a árvore carrega – originadas das flores femininas depois da fecundação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *