Amarílis

A Amarílis

Amarílis

Amarílis

Encontrada em cerca de oitenta espécies e mais de trezentos híbridos, a Amarílis é uma planta que se reproduz através de bulbos e também é conhecida como açucena ou flor-da-imperatriz, e muito usada pra ornamentação. É originária da América do Sul, e por isso de adapta muito bem ao clima do Brasil.

As flores de Amarílis podem ser encontradas nas cores vermelho, alaranjado, branco, verde, amarelo e rosa, também existem as variações dos híbridos. A época de floração se inicia em novembro e vai até o fim da Primavera. Na Holanda é possível se encontrar mais variações de Amarílis, devido aos cruzamentos realizados com esta espécie de flor.

Muitas pessoas costumam presentear com lindos vasos de Amarílis no dia das mães e também para presentear a pessoa amada, pois essas flores significam orgulho, elegância, graça e saudade. Está relacionada ao personagem da mitologia grega, Apolo conhecido por todos pela sua beleza e orgulho. As flores de Amarílis são usadas para representar a Santíssima Trindade quando colocadas três flores em um vaso.

Dicas Para o Cultivo da Amarílis

Fotos

Fotos

Uma planta que necessita de muita luminosidade, porém não suporta sol direto por muito tempo e nem temperaturas muito baixas. Para plantar a Amarílis, recomenda-se um solo arenoso, drenado e rico em nutrientes orgânicos.

Para preparar a terra para receber a Amarílis, tanto em solo quanto em vasos, devem-se ter alguns cuidados, primeiro deve-se limpar a terra eliminando pedras, cupins, insetos, etc. Depois se deve misturar o adubo orgânico a terra e só aí realizar o plantio.

Em se tratando de regas, elas devem ser periódicas, a cada cinco dias, mas sempre tomando o cuidado de deixar uma pequena camada de terra secar antes de regar novamente, para que não ocorra o apodrecimento da raiz. Para ter sua Amarílis sempre bonita no seu vaso ou jardim, corte o caule deixando apenas um centímetro preso ao bulbo, depois plante-o em outro lugar e na próxima primavera você terá uma nova planta.

Arranjos de Amarílis para Presentear

Flor

Flor

Por ser uma flor muito bonita, a Amarílis é muito usada em arranjos para ornamentação e também para presentear. Os vasos com Amarílis plantadas são ótimos presentes, porque depois que acabar o período de floração, a pessoa presenteada poderá usar o bulbo para replantar a flor e assim terá o presente por muito mais tempo!

As floriculturas costumam disponibilizar vasos ou cachepots decorados com lindas Amarílis, e você tem a opção de colocá-las em uma linda cesta com ursinhos de pelúcia, guloseimas, chocolates, um bom vinho ou o que mais você preferir. É uma flor ideal para mandar para a pessoa amada que está longe, já que as flores significam a angústia causada pela saudade, e através das floriculturas online é possível enviar para onde você quiser.

Por Heloisa Prado

2 comentários

  1. Renato Silva Manzoti

    Depois de navegar tanto procurando saber como fazer para replantar os bulbos da minha amarilis (que por sinal deu este ano pela primeira vez, quatro bulbos ), consegui descobrir aqui como fazer. Mas ainda tenho uma dúvida, em que momento devo replantar os bulbos da minha amarilis?

  2. Aline Oliveira Pires

    Por que este tipo esta planta contem uma cor rajada de branco no meio?E qual é o tempo que dura as folhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>