Água De Lastro e Suas Ameaças Em Potencial

Manter certos cuidados com os nossos rios e mares é muito importante porque é a partir deles que tiramos muito para nossa sobrevivência. Essas águas são responsáveis por gerar energia elétrica, alimento para algumas populações, serve como forma de transporte, alimenta e mata a sede de muitos animais, entre outros casos. A água suja perde muito de suas utilidades e ambientalmente não é nada favorável para o nosso planeta. Mas discutir o que leva a poluição dessas águas também já é um assunto muito antigo e debatido, então vamos deixar para uma próxima conversa.

Aqui, vamos saber mais um pouco sobre as ameaças em potencial causadas pelas águas de lastros, que são comumente jogadas por barcos de todos os tamanhos. Se você não sabe ainda o que é água de lastro, vamos também conversar um pouco sobre isso. Confira e aprenda mais sobre como atentar-se para essa poluição.

O Que é Lastro De Navio

Antes de falar sobre os riscos que esse tipo de água faz sobre os nossos rios e mares, vamos entender melhor o que é água de lastro.

Água de lastro é a água do mar que é pega por todo navio para que sua segurança operacional siga estabilizada enquanto a embarcação estiver em funcionamento. Os tanques dos navios são preenchidos por essas águas de acordo com a necessidade do calado do navio. Então eles são cheios com mais ou menos água para aumentar ou diminuir o sistema enquanto estiverem em operações portuárias.

Além de ajudar na segurança operacional, como vimos mais acima, a água de lastro ajuda na economia do sistema de economia de bordo porque como toda embarcação consome muita água e combustível, retirando certa quantidade das águas de onde navega, faz com que o seu peso bruto e consequentemente estabiliza mais o navio no mar, principalmente quando está em processo de carga e descarga. Podemos concluir então que a segunda maior funcionalidade da água de lastro é ajudar a sustentar o navio.

O Que é Lastro De Navio

O Que é Lastro De Navio

Porque Ela é Prejudicial Ao Meio Ambiente?

A água de lastro tornou-se uma alerta sobre riscos porque existe o transporte de água de um lugar para outros e muitas vezes, junto com esse transporte vem a poluição ou a proliferação de vírus e/ou bactérias. Esses são os principais alertas que são feitos acerca desse problema porque já existiram alguns casos.

Mais abaixo, vamos ver alguns problemas que são ocasionados pelas águas de lastros.

Porque Ela é Prejudicial Ao Meio Ambiente?

Porque Ela é Prejudicial Ao Meio Ambiente?

Coletando Vidas De Seres Marinhos

Primeiro porque elas são coletadas de forma involuntária no mar. Não existe uma aparelhagem automática ou manual que filtre o que vai ser coletado pelo navio. Consequentemente, a água de lastro acaba levando restos de lixo ou até mesmo animais para dentro dos tanques da embarcação, mas nesse segundo caso, não são peixes grandes porque a superfície que coleta essas águas não tem tamanho suficiente para isso. Muitos animais inclusive algumas dessas espécies conseguem estabelecer um habitat e desenvolverem-se nessas embarcações.

Contribuindo Para a Proliferação De Doenças

Além de espécies, as águas de lastros são agentes que contribuem para seres patogênicos, como é o caso do Vibrio Colerae, o vírus responsável pela cólera. O alerta veio a partir da última epidemia de cólera que aconteceu na América do Sul, quando um vírus foi transportado da Ásia para cá em 1991, justamente através de água de lastro contaminada. O navio saiu da China e aportou no Peru, depositando a água coletada nos mares desse país e espalhando o vírus por todo o continente. Na época foram centenas de mortos, 33 somente aqui no Brasil e certa de 650 no continente inteiro.

Afetando a Saúde Pública

Como citamos mais acima, uma grande epidemia de Cólera aqui na América do Sul aconteceu devido a água de lastro contaminada que foi transportada de um lugar para outro. Mesmo não estando contaminada com um vírus mais sério, como aconteceu em 1991, a água de lastro ainda pode causar alguns grandes problemas ambientais e de saúde pública, porque basta apenas a água está um pouco mais poluída para desequilibrar o meio ambiente de onde ela vai despontar.

Muitas vezes até uma simples espécie de animal pode está contaminado com algum problema desconhecido e acabar fazendo o mesmo com as espécies desse seu novo habitat. A questão da redução das espécies nativas de um lugar também acontece, já que muitas são coletadas e transportadas de um habitat para outro, causando um grande desequilíbrio natural. Essas espécies passarão a competir com as espécies que já vivem em outros ambientes e muitas vezes, devido o seu tamanho, são abatidas por predadores naturais.

Qual o Volume Das Águas De Lastro

Claro que o tamanho da embarcação vai influenciar e muito na quantidade coletada de água. Mas dependendo da movimentação do tráfego marinho dos navios cargueiros de um local, esse número vai ser bem grande. Estima-se que no mundo inteiro, cerca de 10 bilhões de toneladas de água de lastro são movimentadas, o que pode fazer você imaginar o risco que esse transporte leva aos mares do planeta. Aqui no Brasil temos um número de 80 milhões de toneladas de água movimentadas por água de lastro.

ANVISA

A Agência nacional de vigilância sanitária já fez diversas coletas de águas de lastro e ainda mantém uma fiscalização severa sobre isso desde o último caso de epidemia que aconteceu por aqui, como foi citado mais acima. Considerando números antigos de pesquisas, em 2001 esse órgão realizou um estudo com águas de lastro e detectou que 71%  de toda a água de lastro coletada para a sua pesquisa, estavam contaminadas com bactérias marinhas. Mesmo sem ser em grande quantidade, a ANVISA ainda encontrou em suas coletas, bacilos do vírus da cólera. Os mais encontrados foram vibriões do tipo enterococos intestinais e Escherichia coli.

O Programa de Gerenciamento Global de Água de Lastro, Globallast, juntamente com outros órgãos como o Ministério da Saúde, a ANVISA, o Ministério do Meio ambiente, a Organização Marítima Internacional, a Fundação Nacional de Saúde e a Organização Mundial de Saúde, buscam no momento uma estratégia que assista esse problema e reduza os desequilíbrios causados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *