Tratamento do Lixo

O crescimento populacional e o desenvolvimento urbano que ocorreram nos últimos séculos trouxeram alguns problemas pertinentes para a humanidade, sendo o maior deles a destinação para todo o lixo produzido pelo homem. Os resíduos considerados inúteis precisam passar por algum tipo de tratamento para que não impactem negativamente o meio ambiente.

O tratamento inadequado e o acúmulo de lixo representam uma severa agressão para o planeta e ameaçam a disponibilidade de recursos para a manutenção da vida. O lixo além de dar origem a uma série de epidemias quando em contato com a população pode ainda poluir fontes de recursos hídricos. A seguir vamos apresentar algumas técnicas que permitem o tratamento do lixo atentando para as suas vantagens e desvantagens.

Métodos de Tratamento do Lixo

Lixões

O método que oferece os piores impactos para a saúde humana bem como para a eliminação dos resíduos de lixo. Os lixões são áreas a céu aberto, normalmente situados em regiões de periferia das grandes cidades, em que o lixo coletado em casas, prédios, indústrias e comércios são simplesmente depositados a sua própria sorte.

Um dos grandes problemas que os lixões trazem para as cidades é o fato de se tornaram concentrações de baratas, ratos e insetos que podem transmitir doenças para o ser humano. Esses locais que concentram lixo podem ser vistos como oportunidade de sustento para algumas famílias muito pobres que passam os dias procurando por comida e itens que possam reaproveitar arriscando a sua saúde.

Há ainda a questão relativa a formação do chorume, substância que surge do estado de putrefação dos materiais orgânicos presentes no lixo, que ao penetrar o solo contamina rios, lençóis freáticos e lagos da região. Trata-se de um processo que torna a água do local imprópria para uso humano. O pior método de tratamento do lixo é também o mais frequentemente usado no Brasil.

Aterros Sanitários

Os aterros sanitários são instalações apropriadas para receberem os resíduos sólidos, que são compactados no terreno, podendo ser enterrado no solo ou somente depositado acima do mesmo. Estes aterros só podem ser construídos em locais autorizados pelos órgãos ambientais e devem obedecer a regras rígidas.

A primeira delas diz respeito ao revestimento do aterro de tal forma que quando a chuva caia formando a lixívia, as substâncias químicas que se agregam pela decomposição do lixo não possam penetrar na terra e causar danos a fontes de água por exemplo. Após ter seu limite preenchido é necessário lacrar com plástico e cobrir com terra.

É recomendado ainda que se inicie o cultivo de alguma planta nesse solo para que sejam reduzidos os impactos ambientais. Os aterros sanitários têm baixo custo e grande capacidade e são a forma de tratamento mais comum em todo o mundo, havendo no entanto o risco de contaminar as fontes de água subterrâneas.

Aterros Sanitários

Aterros Sanitários

Incineração

São utilizados grandes fornos para queimar os resíduos sólidos em altas temperaturas com a proteção de filtros que inibem que os gases produzidos sejam lançados no meio ambiente. A incineração é utilizada principalmente para o tratamento do lixo hospitalar. É um método seguro e reduz significativamente o volume de lixo, sua grande desvantagem é o seu alto custo.

Incineração

Incineração

Compostagem

A compostagem é uma forma de tratamento do lixo orgânico. Através da compostagem os resíduos orgânicos ou biodegradáveis como restos de alimentos, fezes de animais, restos de plantas e outros são armazenados em locais adequados e com a aplicação do método se cria um composto que é utilizado como fertilizante para melhora a textura da terra. A compostagem diminui o volume do lixo orgânico, e é um método de tratamento de baixo custo.

Compostagem

Compostagem

Reciclagem (Coleta Seletiva)

O lixo pode ser dividido em orgânico e reciclável, sendo que o último pode ser reaproveitado não precisando se acumular no montante de lixo descartado. O material reciclado é separado por meio de coleta seletiva sendo então destinado a empresas ou cooperativas que são responsáveis pelo seu tratamento. Por meio desse processo o material reciclável retorna para a cadeia produtiva contribuindo também para a formação de um amplo mercado de trabalho. Dentre os materiais que podem ser reciclados destacamos as latas de alumínio, garrafas PET, papel, vidro, papel jornal, sacos plásticos entre outros.

Reciclagem

Reciclagem

Tratamento do Lixo Especial

Alguns tipos de lixos não podem ser descartados junto com o lixo convencional pelo fato de oferecerem riscos para quem irá manuseá-los, este é o caso de lâmpadas, baterias e eletrônicos. Esses materiais possuem em sua composição algumas substâncias químicas que podem desencadear problemas ambientes como a contaminação de recursos hídricos e do solo.

Existem postos de recolhimento desses itens em empresas, lojas, bancos entre outros estabelecimentos. Muitas empresas já oferecem o serviço de coleta dos seus produtos em suas lojas para que o consumidor possa dar a destinação correta a esses itens que representam severo risco a saúde.

Tratamento do Lixo

Tratamento do Lixo

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • boaaaaaa

    beatriz de oliveira 22 de setembro de 2012 19:41
  • muito obrigado pela precessa bjss

    beatriz de oliveira 22 de setembro de 2012 19:43
  • Muito booom!

    julia 6 de setembro de 2013 20:30
  • Moral!!

    Jadiane 14 de novembro de 2013 16:40
  • “Moral veio gostei bastante quem não gostou é um bestão gotou! Quem ńão gotou se não gostou pague para ver!”

    Vivi santos a deboxada 14 de novembro de 2013 16:46
  • Ameeiiiii

    Vivi santos 14 de novembro de 2013 16:49
  • Brigado Ajudo Muito….

    caio 17 de dezembro de 2013 23:04
  • Brigado Ajudo muito …

    caio 17 de dezembro de 2013 23:07
  • GOSTEI MUITO PARABÉNS

    laurinha 25 de abril de 2014 18:39
  • mmuuuiittooo bbboommm….

    t6hether 12 de setembro de 2014 18:42
  • muito bom me ajudou muito
    🙂 Obgduh

    Joicy Kelly 19 de setembro de 2014 22:12
  • Muito bom Me Ajudou muito
    🙂 Obgduh

    Joicy Kelly 19 de setembro de 2014 22:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *