Símbolo do Lixo Hospitalar

O Lixo Hospitalar, quando identificado corretamente, é representado pelo símbolo internacional de “Biohazard” – que do inglês, quer dizer “Perigo Biológico”.

Este símbolo deve ser utilizado para indicar todo e qualquer tipo de lixo que pode oferecer risco de contaminação a seres humanos, animais e áreas onde será depositado. O símbolo tem um significado internacional e, de acordo com as cores da reciclagem, deve ser indicado em preto ou vermelho em containers brancos: a cor do lixo hospitalar.

O círculo de fundo com três círculos entrelaçados sobre ele é usado mundialmente, em uma tentativa de padronizar todas as indicações de periculosidade de resíduos por ele indicados.

lixo hospitalar-1

Símbolo do Lixo Hospitalar

Ele não é usado apenas para indicar o lixo hospitalar, mas sim todo e qualquer tipo de lixo que possa ser perigoso para qualquer coisa viva, sejam seres humanos, animais ou solo.

Nem sempre esse tipo de indicação é usado, e por isso o lixo pode ir acabar parando em locais não adequados. Tão ruim quanto isso, também é o fato de que muitas vezes, as pessoas que são responsáveis por recolher esse lixo não sabem do que o símbolo trata ou o que ele representa, e ficam expostas ao perigo por serem expostas ao perigo biológico que ele representa.

Mesmo sendo um símbolo internacional, a representação do lixo hospitalar não é muito conhecida ou divulgada, o que prejudica toda a sua função: sem saber do que trata os círculos entrelaçados, o símbolo passa a ser mera decoração, e não é tratado com a importância que deveria ter por aqueles que o manuseiam.

lixo hospitalar-2

Biohazard

Idealizado em 1966, a importância desse símbolo só começa a ser realmente percebida agora, uma vez que as contaminações e infecções de áreas e pessoas por conta do depósito errôneo de lixo hospitalar têm aumentado a cada ano.

É necessário que os responsáveis por esse tipo de lixo deixem claro para as pessoas que o manuseiam quais os riscos de exposição a este tipo de resíduo, e também que eles saibam como identificar estes símbolos e tudo que ele representa.

lixo hospitalar-3

Perigo Biológico

Este símbolo não é apenas uma forma de aviso, como também é uma forma de defesa: ao saber com o que está lidando, o profissional – adequadamente treinado – responsável por manusear este tipo de lixo saberá classificá-lo e SAR um destino correto a ele, sem oferecer riscos a si, ou ao ambiente a sua volta.

É necessário que esse símbolo se torne mais conhecido, e seja mais divulgado, para que ele sirva ao fim que se propõe: avisar seus perigos, e evitar contaminações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>