Lixo Reciclável

O lixo é um dos mais graves problemas ambientais que afetam o planeta terra, ameaçando todos os ecossistema existentes. O alto crescimento demográfico juntamente com o consumo exarcebado da população, especialmente nos países ricos, acarretou uma demanda imensurável na produção de lixo que afeta inclusive os oceanos. A produção de lixo urbano de toda a espécie produzido no planeta somam milhares de toneladas diariamente, grande parte sem destino certo. A reciclagem do lixo aparece já há algumas décadas como uma das melhores soluções para resolver parte desse problema, ou ao menos diminuir consideravelmente o volume do lixo.

O que é Lixo Reciclável?

É considerado lixo reciclável todo aquele material que após ser utilizado para o fim que se destina tem condições de ser reutilizado na fabricação de outros produtos. Para que possa ser reciclado estes resíduos precisam ser coletados, passar por um processo de triagem onde é separado o lixo orgânico do inorgânico e todo o lixo que pode ser reciclado, o restante deveria então passar por um processo de tratamento de lixo. São recicláveis o papel, o plástico, o papelão, o vidro, o ferro, o alumínio e o aço, no entanto nem todos os produtos feitos com esses materiais podem ser reciclados.

Reciclavel

O que pode e o que não pode ser Reciclado?

São inúmeros os produtos que podem ser reciclados, assim como os que não podem, aqui vamos apresentar os mais comuns em nosso meio. Podem ser reciclados: folhas de cadernos, revistas, jornais, caixas de papelão em geral, folhas de computador, rascunhos, envelopes, fotocópias, cartazes, latas de óleo, de leite, latas de refrigerantes, cervejas, parafusos, pregos, arames, ferro, bronze e chumbo, garrafas, copos e frascos de vidro, embalagens de margarina, garrafas pet, tubos e cabos, sacos plásticos, copinhos plásticos, embalagens de agrotóxicos vazias, isopor e pneus. Não podem ser reciclados: papel higiênico e outros papéis sanitários, papéis plastificados, parafinados e metalizados, guardanapos usados, papéis sujos, fita crepe, papel carbono, etiquetas adesivas, fotografias, tocos de cigarro, esponjas de aço, grampos de cabelo, clipes, tubos de TV, porcelanas, cerâmicas, lâmpadas, vidros planos, espelhos, tomadas, cabos de panelas, pratos plásticos, embalagens de bolachas, couro e sapatos, roupas e trapos de pano, baterias de telefone celular e pilhas.

Respeito

Porque Reciclar o Lixo?

A reciclagem surgiu como uma alternativa eficiente para diminuir o volume de lixo urbano e de todas as espécies e serem tratados e também a serem despejados nos aterros e na natureza. Além disso a reciclagem tem um importante papel na economia, quando diminui o custo da produção de produtos que utilizam material reciclado, além de diminuir de forma expressiva a utilização dos recursos naturais. Por exemplo a produção de peças de vidro utilizando vidro reciclado gasta muito menos água e minerais do que no processo primário, além de gastar menos energia elétrica pois o tempo de produção é menor, resultando também em economia financeira.

Enfim, quando o lixo é reciclado todos ganham, e o planeta agradece.

Lixo

6 comentários

  1. eu queria que colocassem sobre o tratamento do lixo orgânico

  2. não tem nada qe eu quero a qui neste site velho

  3. eu acho que é odimo ajudar o mundo mas é claro reciclar

  4. mais informação sobre lixo orgãnico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>