Lixo Reciclável

O lixo é um dos mais graves problemas ambientais que afetam o planeta terra, ameaçando todos os ecossistemas existentes. O alto crescimento demográfico juntamente com o consumo exacerbado da população, especialmente nos países ricos, acarretou uma demanda imensurável na produção de lixo que afeta inclusive os oceanos. A produção de lixo urbano de toda a espécie produzido no planeta somam milhares de toneladas diariamente, grande parte sem destino certo. A reciclagem do lixo aparece já há algumas décadas como uma das melhores soluções para resolver parte desse problema, ou ao menos diminuir consideravelmente o volume do lixo.

Reciclagem

Reciclagem

 

Reciclagem – O Que é?

Se um item não pode mais ser usado para sua finalidade original chegou ao fim da sua vida útil? Não necessariamente, a reciclagem surgiu para evitar desperdícios, pois esse item ainda pode ser usado como matéria-prima para novos produtos. A reciclagem é exatamente esse processo de conversão de materiais que seriam descartados no lixo em matéria-prima para retornar ao processo produtivo. Isso contribui para reduzir o desperdício e o acúmulo de lixo.

Atualmente a reciclagem faz parte de um dos pilares da gestão de resíduos moderna numa hierarquia em que vem primeiro: reduzir, reutilizar e reciclar. No grupo dos itens potencialmente reciclados estão: papel, vidro, tecido, plástico, metais e até mesmo componentes eletrônicos. É importante que se diga que processos como reutilização de detritos do tipo biodegradáveis ou compostagem também são considerados como reciclagem.

Ensinando as Crianças a Reciclar

Ensinando as Crianças a Reciclar

Reutilização Para Materiais Diferentes

De maneira básica a reciclagem seria a utilização de um material para ser convertido num material igual, por exemplo, papéis de escritório passariam pela reciclagem e voltariam a ser papéis de escritório. Contudo, os processos de reciclagem podem se mostrar bem caros e complicados de maneira que os itens potencialmente recicláveis acabam sendo convertidos em outros itens. Não é incomum que os itens que passam pela reciclagem deem origem a itens diversos não respeitando necessariamente a sua origem.

Reciclagem e Reutilização

Algo que se mostra bastante relevante é entender as diferenças entre reciclagem e reutilização. O processo de reciclagem é aquele em que um material pode ser transformado de tal maneira que retorna ao seu aspecto de origem. Já os materiais que são reutilizados são aqueles que podem ser trabalhados para serem usados sob outras formas.

Coleta de Lixo

Coleta de Lixo

Uma forma de tornar essa diferença de conceitos menos abstrata é pensar no vidro e papel que passa pela reutilização, trata-se de um material que ainda pode ter vida útil como outros itens. São materiais que não voltam a ter as mesmas propriedades físicas e químicas do início. Dessa forma após o beneficiamento passarão a ter outra cor, textura e aspecto.

Outros materiais passíveis de serem reutilizados como latas de alumínio, por exemplo, podem ser reciclados uma vez que podem retornar ao seu estado original. Metais podem passar muitas vezes pelo processo de reciclagem e ainda conservam as suas características originais.

Quais São os Benefícios da Reciclagem?

A reciclagem se tornou especialmente importante para a sociedade atual pelo fato de contribuir em aspectos econômicos, sociais e ambientais. Num momento em que tanto se discute o futuro do planeta encontrar um meio de reduzir o acúmulo de lixo é fundamental. Além disso, muitas pessoas tem usado a reciclagem como base da sua atividade e vida econômica.

Muitos postos de trabalho surgiram com o crescimento da atividade de reciclagem. Algumas cidades brasileiras oferecem serviços de coleta seletiva. Uma possibilidade interessante que a reciclagem levanta é a de repor alguns recursos que se encontram sob ameaça de escassez e uso inteligente das matérias-primas. Já existe regulamentação da atividade econômica ligada à reciclagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola

    adeliavcamilly 20 de outubro de 2011 12:21
  • oi adelia tu da a onde

    nathalia ellen 20 de outubro de 2011 12:21
  • eu queria que colocassem sobre o tratamento do lixo orgânico

    Rita 10 de Maio de 2012 11:17
  • não tem nada qe eu quero a qui neste site velho

    raphaela 10 de Maio de 2012 11:19
  • eu acho que é odimo ajudar o mundo mas é claro reciclar

    shakira 19 de Maio de 2012 0:43
  • mais informação sobre lixo orgãnico

    cleiner rodrigues da silva 7 de junho de 2012 13:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *