Descarte Correto De Lixo Eletrônico

O Que é Lixo Eletrônico?

O lixo eletrônico é composto por resíduo material que é resultado do descarte de equipamentos eletrônicos. Atualmente, vivemos cercados de uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos e com isso surgiu um grande problema para o meio ambiente, pois grande parte desse lixo não é descartado corretamente.

Podemos citar como exemplos de lixo eletrônico aparelhos celulares, monitores de computador, baterias, televisores, notebooks e computadores em geral, impressoras, câmeras fotográficas entre outros. Esses resíduos devem ser descartados da forma correta para evitar problemas para o meio ambiente.

O Que é Lixo Eletrônico?

O Que é Lixo Eletrônico?

Os Problemas Do Descarte Incorreto

Em geral quando um equipamento eletrônico se mostra obsoleto ou tem algum defeito é descartado. Porém, esse tipo de lixo não pode ser simplesmente jogado no meio ambiente. Um dos principais problemas desse descarte incorreto está no fato de que eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio entre outros.

Esse tipo substância pode gerar a contaminação da água ou do solo. Além disso, essas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando lixo nos lixões ou mesmo nas ruas e terrenos baldios. Outro ponto que deve ser ressaltado é que esses equipamentos têm diversos componentes de plástico, vidro e metais. Isso torna esses equipamentos muito difíceis de serem decompostos no solo.

Onde Descartar o Lixo Eletrônico?

Para garantir que o seu lixo eletrônico não irá causar problemas como contaminação e poluição do meio ambiente é importante descartar corretamente os seus equipamentos. Já existe um mercado de empresas e cooperativas que trabalham com a reciclagem de eletrônicos.

Além disso, as baterias dos celulares podem ser entregues para as empresas de telefonia. Essas empresas tem a obrigação de encaminhar os resíduos para os locais corretos evitando assim danos ao meio ambiente. Nos casos em que você pretende descartar os equipamentos apenas por estarem obsoletos vale a pena cogitar a possibilidade de doar os mesmos.

Quando os equipamentos apresentam boas condições de uso podem ser muito interessantes para instituições sociais ou mesmo para pessoas que não condições de adquirir aparelhos novos. Não contamine o meio ambiente e ajude quem precisa.

Coleta Seletiva

Uma forma de evitar a poluição do meio ambiente é através do processo de coleta seletiva. Passe a selecionar o lixo produzido na sua casa, escola e empresa, pois isso faz toda a diferença para o meio ambiente. O conceito básico da coleta seletiva é separar o lixo orgânico do lixo reciclável, ou seja, aquele lixo que não pode mais ser reutilizado daquele que ainda pode se transformar em outras coisas como metais, plásticos e papéis.

Os Benefícios Da Reciclagem De Lixo Eletrônico

Além de garantir uma quantidade menor de lixo para o meio ambiente absorver, a reciclagem desse tipo de resíduo gera emprego e renda para muitas pessoas em muitas comunidades. Existem várias ONGs que estão embasando o seu trabalho na área de lixo eletrônico.

O trabalho começa com o ensino do descarte correto desse lixo, passa por mecanismos de recolhimento e termina com a transformação de itens que iriam poluir o meio ambiente. Além de todos esses benefícios os projetos focados em reciclagem de eletrônicos ainda promovem a inclusão digital de pessoas carentes.

Inclusão Digital

A inclusão digital se dá pelo fato de que as ONGs e instituições que trabalham com a reciclagem de eletrônicos promovem o prolongamento da vida útil dos computadores e equipamentos. Dessa forma pessoas que estão numa camada social em que precisam de inclusão digital e cidadania encontram essa possibilidade.

Há também que se enfatizar a redução do acúmulo de lixo bem como a prevenção de contaminação do solo e lençóis freáticos. Dar uma destinação correta para os resíduos eletrônicos faz parte da preservação da natureza.

O Que é Remanufatura De Computadores?

A remanufatura consiste em pegar equipamentos antigos e que apresentam as suas capacidades reduzidas e torná-los novamente eficientes. É possível obter esse tipo de resultado através da limpeza, substituição ou acréscimo de componentes que ajudam a melhorar o seu desempenho.

Na maioria dos casos as ONGs e instituições que trabalham com remanufatura de computadores tem como objetivo preparar os equipamentos para atender as demandas de entidades e negócios sociais que tenham como foco a inclusão digital ou cursos de profissionalização.

O Problema Do Lixo Eletrônico

O lixo como um todo representa um grande problema para o mundo, porém, o tipo de lixo que mais cresce em todo o globo é o lixo eletrônico. Somente no Brasil é produzido cerca de meio quilo de lixo eletrônico por habitante, de acordo com pesquisas da ONU (Organização das Nações Unidas).

O Problema Do Lixo Eletrônico

O Problema Do Lixo Eletrônico

Com essa quantidade de lixo o Brasil é o campeão mundial na geração de lixo por habitante. No mundo todo a geração desse lixo chega a cerca de 50 milhões de toneladas todos os anos. Os Estados Unidos estão no topo da lista de principais geradores de lixo eletrônico com três milhões de toneladas. Em seguida aparece a China com uma produção superior a dois milhões de toneladas por ano.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema o lixo eletrônico está crescendo três vezes mais do que o lixo convencional. Nos países emergentes a situação se mostra ainda mais preocupante devido ao desejo e possibilidade de consumo. A produção de lixo é uma bola de neve que vem transformando o mundo e prejudicando o meio ambiente.

Faça a Sua Parte

Para ajudar o planeta é importante que você faça a sua parte, isso quer dizer fazer o descarte correto do seu lixo eletrônico. Saiba que todo tipo de eletrônico possui um tipo de descarte indicado. Algumas empresas tem apostado em oferecer urnas para descarte de baterias de celular, por exemplo.

Se você não sabe onde descartar algum determinado equipamento pode e deve pesquisar na internet. Com certeza você encontrará uma possibilidade interessante para fazer o descarte correto de todo o lixo que é produzido na sua casa. Quando você não descarta o lixo eletrônico no meio ambiente contribui para que mais pessoas possam aproveitar melhor o mundo do futuro. Não deixe de fazer a sua parte e contribuir para um planeta muito mais sustentável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Lixo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • por favor onde devo descartar produtos eletrônicos, no bairro da Penha ou na proximidade.

    Jose carlos 22 de setembro de 2014 2:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *