Tubarões Em Pernambuco: Recorde o Brasil

Desde o começo da década de noventa do século XX o poder público possui programas que visam fazer a análises dos acidentes que tubarões que acontecem em regiões do país, tais como o Recife (Pernambuco). Quase que de forma frequente o noticiário traz notícia de ataques que deixaram banhistas em estado grave ou mortos. O CEMIT, órgão que tem a função de monitorar, aponta que entre 1992 e 2012 quase sessenta casos aconteceram no capital, com grande parte em Olinda, metrópole conhecida por atrair alto número de turistas durante o ano.

Problemas de Infraestrutura     

O governo tem programas para monitorar a presença de tubarões em Pernambuco. Porém, por causa de problemáticas que surgem dos baixos investimentos que o poder público aplica, existe o problema da paralisação que torna inoperante as seguranças e por consequência aumenta o risco de quem está no mar correr sofrer ataques das espécies de forma surpreendente, sem as famosas placas que servem para fazer o alerta de que o mar está em perigo.

Tubarões em Pernambuco

Tubarões em Pernambuco

Pernambuco: Campeão de Ataques de Tubarão

Ao que tange à estatística se pode dizer que Pernambuco lidera com folga na primeira posição entre os locais brasileiros que possuem ataques de tubarão. Especialistas chegam a apontar que a média se equivale entre quatro a cinco vezes de outras regiões nacionais. A situação no Estado chama a atenção inclusive da mídia internacional por conta do alto número de acidentes do gênero.

Não se pode ignorar o fato de que parte do público especialista que estuda a questão de perto aponta que os índices são maiores do que o governo divulga. Por exemplo, existem casos nos quais os legistas que analisam corpos do mar dizem ter ocorrido afogamento natural antes dos ataques dos predadores. Por outro lado, não há nenhum fato adicional para comprovar que pode ter acontecido o inverso, ou seja, a pessoa se afogou por conta dos ataques e não à falta de perícia em saber nadar.

Problema no Ecossistema e Ataques de Tubarão em Pernambuco

A maior parte dos representantes do Estado que tratam a questão apontam que o problema está no número de espécies que cercam os mares pernambucanos, ao passo que parte dos críticos rebate a ideia ao acusar o governo que não quer assumir a verdadeira causa, ou seja, a degradação ambiental que modifica as ações das espécies. Por esse motivo os predadores se apresentam com maior violência para fazer a caça.

Saiba Mais

Saiba Mais

Em termos práticos não existe nenhum tipo de estatística, seja do poder público ou privado, com a evidência de que no litoral de Pernambuco existe maior presença de tubarões do que a média geral das demais regiões brasileiras. Por outro lado, assim como acontece em outras partes do Brasil, existe evidência de aumento nas práticas que desmatam o meio ambiente. Ações que degradam junto com as mudanças do clima local são duas causas que os ambientalistas defendem como principais para que acontecer aumento desproporcional de ataques na região entre o final do século XX e começo do século XXI.

Do Sul ao Norte: Tubarões em Pernambuco

Surgem especialistas que comentam nos principais meios de comunicação as causas de desmatamento que ajudaram a aumentar o número de ataques de tubarão na região de forma desproporcional, tais como o porto  que surgiu no local poucos anos antes do governo iniciar o monitoramento.

A presença da estrutura mudou inclusive o nível de salinização, responsáveis por manter o clima na água estável aos habitats. Por causa dos problemas os predadores mortais que se concentravam na parte sul mudaram ao norte, limite no qual se encontra as praias metropolitanas com maior popularidade e que possuem menores condições ecológicas, fato que piora a tendência de ataques.

Como Fazer Para Não Sofrer Ataques de Tubarão em Pernambuco?

Especialistas indicam que a melhor forma de não sofrer ataques na região está em respeitar de forma séria as sinalizações de segurança que indicam quais as praias são seguras ao banho de mar. Os bombeiros também trabalham em pontos oficiais nas zonas populares. Não se pode ignorar o fato de que em qualquer praia do país existe a chance de acontecer ataques do gênero, mas em Pernambuco as chances aumentam junto com o número de casos na mídia com repercussão nacional – o que de certa forma prejudica no quadro de visitas turísticas ao local.

no images were found

Sistema de Rastreamento: Tubarões em Pernambuco

Ambientalistas se concentram em ações no litoral de Recife para tentar diminuir o número de ataques dos tubarões. Existem ONGs que trabalham no sentido de capturar as espécies e colocar etiquetas que servem para detectar os movimentos dos predadores que retornam monitorados ao mar, o que auxilia de forma direta no aumento da segurança dos litorais que ganharam estereótipos negativos desde que os trabalhos para monitorar começaram e apontaram Pernambuco como campeã do problema Brasil.

Durante as atividades de captura dos tubarões as ONGs apontam que valor além do que oitenta espécies do tipo agressivo foram capturadas na região, entre 2004 e 2012. Durante o mesmo período o número de ataques diminuiu em noventa por cento, de acordo com estatísticas de organizações que trabalham para o governo.

no images were found

Entenda o Caso: Tubarões em Pernambuco

  • .           Turistas que sofrem ataques de tubarões em Pernambuco! Embora a notícia não represente novidade, causa espanto na opinião pública e preocupa o governo que mesmo ao monitorar não consegue evitar os ataques, embora o número tenha diminuído entre 1992 e 2012. Do ano de 1992 a 2013, foram 24 óbitos em quase sessenta casos. O setor do turismo se preocupa, visto que grande parte acontece em Olinda, um dos centros que atraem número alto de turistas por temporada.
  • .           Em termos estatísticos, Pernambuco lidera com folga na primeira posição entre os locais brasileiros com ataques de tubarão no país. Especialistas chegam a apontar que a média se equivale entre quatro a cinco vezes do índice de outras regiões nacionais. Poder público, privado e ONGs, setores que trabalham para monitorar e prevenir turistas. De acordo com ativistas o principal problema se encontra na degradação ambiental que muda o comportamento dos predadores.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *