RIO-92: Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e O Desenvolvimento

Depois do boom de estudos sobre atividades humanas e naturais que devastam o meio ambiente e ecossistema aumentou as preocupações do poder público quanto à problemática. Brasil tem título de ser principal bioma do mundo em termos de biodiversidade. Pontos vegetativos conhecidos, como Mata Atlântica e Amazonas, sofrem por conta das ações ilegais e legais que diminuem o tamanho da mata.

O aumento da degradação do Brasil junto com a abertura da democracia fez o mundo ambiental reunir as atenções em terras nacionais durante o começo do segundo semestre do ano de 1992, quando especialistas se reuniram por dez dias consecutivos discutindo pontos para melhorar a qualidade no tratamento com o meio ambiente nacional durante o ECO-92.

Qual Importância do RIO 92?

A importância do encontro teve importância em nível fundamental ao levar em conta que cem nomes de chefes de países estiverem presentes nas mesas de reuniões oficiais. O encontro ajudou para que as nações participantes participassem no sentido de resolver os problemas em conjunto. De forma reunida também foram debatidos assuntos no aspecto social e econômico, como no caso das condições em que trabalhadores rurais enfrentam ao trabalhar com o manejo no meio ambiente, por exemplo. Porém, a grande parte dos debates centrou o foco de modo principal para conservar e desenvolver planos no sentido de proteger os ecossistemas que existem no mundo.

autoestima

autoestima

Com o aumento da produção do mundo também cresceu os níveis de desmatamento. A demanda por alimentos e produtos evolui em ritmo forte ao ponto dos recursos naturais não serem necessários para suprir a necessidade de forma completa. No Rio 92 os especialista também se reuniram  para encontrar maneiras de explorar o meio ambiente e conciliar os processo sociais e econômicos com a preservação do ecossistema.

Especialista Rio 92: Antes e Depois

s do meio ambiente apontam existir antes e depois do Rio 92 no que tange às preocupações ambientais no Brasil. Em épocas anteriores a população não estava integrada no processo de reciclagem. As empresas poluíam sem que os políticos se preocupassem com a degradação do meio ambiente, apenas com os processos produtivos e desenvolvimento da infraestrutura do país com observou crescimento acelerado.

Depois do encontro a população começou a se entregar com o tema. Por sinal, os conceitos de sustentabilidade começaram a aparecer nos programas de TV populares e na rotina do público. O mercado também desenvolveu no sentido de gerar emprego para trabalhadores no setor da reciclagem, o que fez o povo se sentir integrado de acordo com os processos de sustentabilidade.

Culpa das Grandes Nações: Desmatamento Ambiental

Depois do encontro Rio 92 aumentou a opinião pública em favor de que as grandes potências do capitalismo são as principais responsáveis por acontecer degradação ambiental em termos globais. Desde a revolução industrial as grandes potências fabricam em massa e prejudica atmosfera, solo, bacia hidrográfica, entre outros exemplos. Para continuar na liderança da economia do mundo existe a necessidade de liderar os índices de poluição.

Ajuda às Nações Emergentes

As grandes nações foram apontadas como principais culpadas, porém os países emergentes também contribuem ao problema. Depois do encontrou aumentou a ideia de que as principais potências econômicas deveriam fornecer tecnologia e dinheiro para as nações que estão crescendo. Pátrias uniram maiores força em conjunto para desenvolver a sustentabilidade.

Com o conjunto de economia e globalização da época as nações emergentes assinaram documentos concordando em diminuir o número de degradação nos processos produtivos no meio ambiente. Especialistas indicam que aconteceram modificações em termos de relações diplomáticas em termos de meio ambiente. Vale ressaltar que parte da opinião pública não acredita que o encontro custou forte impacto positivo em termos de ecossistema. Ativistas dizem que as grandes potências não levaram a sério o debate.

Um Pouco de História: Rio 92

No ano de 1972 aconteceu a primeira reunião de conferência ambiental na região de Estocolmo. Porém, apenas depois de vinte anos surgiu outro encontro do gênero no Rio de Janeiro, no ano de 1992. Depois de reunirem análises foram debatidos pontos pra que o desenvolvimento sustentável se tornasse realidade no mundo.

Saiba Mais

Saiba Mais

Com o aumento das populações do mundo e nas formas de consumo também acontece danos no meio ambiente. O excesso de lixo faz com que os aterros sanitários fiquem lotados de resíduos. O Rio 92 visou traçar panorâmico econômico no sentido de diminuir os problemas relacionados com o excesso de consumismo. Não se pode ignorar o fato de que o equilíbrio ecológico também representou ponto preocupante ao levar em conta o ritmo de produção industrial e agrícola.

Quando se compara o sucesso do Rio 92 com Estocolmo 72 se pode dizer que o grande diferencial se encontra não apenas no enfoque midiático da presença de imprensa especializada como também por parte da presença dos representantes políticos presentes de forma pontual em grande parte dos debates. A presença do encontro no Rio de Janeiro fez com que depois de poucos anos o tema de desenvolvimento sustentável virasse realidade ao ponto de valorizar produtos no mercado que possuem a peculiaridade ambiental.

Segurança Pública: Rio 92

Existiam boatos de que o encontro em terras nacionais não iria trazer segurança para os líderes mundiais, o que poderia representa um fracasso na tentativa de fazer nova Conferência sobre o meio ambiente. Porém, não foi isso que aconteceu. Grandes líderes do mundo chegaram à região que estava protegida com uso das forças armadas. Com a imagem de segurança que aconteceu durante o período aumentou o uso de técnicas do gênero para aumentar em níveis seguros outros eventos internacionais, como as vindas dos papas ao Brasil, por exemplo.

Collor de Melo usou como plataforma de imagem política o encontro para promover a segurança e transferir de forma simbólica a capital nacional para o território do Rio de Janeiro novamente, como aconteceu entre a metade século XVIII e o meio do século XX.

Conservar meio ambiente também representou outro objetivo da Conferência no Rio de Janeiro. O fato fez aumentar o número de ativistas que hoje pressionam o governo na luta em nome do meio ambiente.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá Renato,

    Em que ano você publicou esse artigo?

    Sara 23 de março de 2014 22:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *