Prós e Contras da Coleta Seletiva

A coleta seletiva está presente em grande parte das cidades do mundo. Locais que não contam com o sistema são considerados inviáveis no aspecto ambiental ou superpreparados para implantar sistemas mais custosos e que não trazem as mesas desvantagens.

O principal objetivo da coleta seletiva está na separação do lixo para aproveitamento aos centros de reciclagem. Em geral existem separações de material inorgânico dos compostos orgânicos.

Representa solução indispensável no sentido de permitir a redução do excesso encontrado nos incineradores e aterros. Representa única maneira de tratamento e disposição, exigindo complemento das outras soluções.

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

A separação consiste no fundamento de separar a população dos materiais recicláveis do restante dos lixos. Implantar a coleta seletiva representa experiência que deve ser ampliada aos poucos. A primeira vista representa ponto elementar existir campanha informativa para a população sobre a importância de reciclagem e orientando para que aconteça separação dos resíduos nas lixeiras.

Governantes também devem se preocupar com postos de entrega voluntária em locais estratégicos para facilitar a entrega da população. A sociedade precisa der mobilizada conforme os movimentos de campanhas contra a degradação ambiental.

Necessário realizar planos de coleta que estão definidos com periodicidade e equipamentos de coletas de resíduos. Eficácia e regularidade dos materiais são importantes para a evolução da vontade dos populares em participar. Não há razão para começar o processo se existem evidências dos riscos de interrupção. Perda de credibilidade pode dificultar a retomada.

Necessária instalação do centro de triagem à limpeza e divisão dos resíduos e acondicionamento à venda dos materiais que demandam de reciclagem. Também se faz possível fazer a implantação de programas que visam realizar a reciclagem dos resíduos.

∙ Quais Principais Vantagens da Coleta Seletiva?

Benefícios Ambientais: Meio ambiente e saúde da população são os maiores beneficiados do sistema. Este tipo de sistema reduz o acúmulo existente nos aterros sanitários, prolongando a vida útil. O programa deve ter usina de compostagem que trazem benefícios ainda maiores. Reciclagem implica na diminuição em níveis consideráveis dos níveis de poluição ambiental e desperdícios referentes aos recursos naturais.

Benefícios Econômicos: As coletas seletivas e reciclagem do lixo doméstico possuem custos considerados elevados se comparados com os métodos tradicionais. Iniciativas empresariais e comunitárias podem trazer a redução de custo zero para a prefeitura e promover benefícios diretos para empresas e entidades.

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva

O objetivo da coleta seletiva não está na geração de recursos, mas diminuir o excesso de lixo e ao mesmo tempo gerar ganhos em níveis ambientais. Este pode ser considerado investimento que visa à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Dependendo do projeto, em curto prazo, recursos que são obtidos por causa do uso de materiais e ao mesmo tempo promover melhorais em infraestrutura para os integrantes das comunidades participantes dos programas. Interessante notar que é possível gerar alto número de empregos e fazer a integração da economia formal dos trabalhadores.

Benefícios Político: De maneira positiva além de contribuir para a imagem positiva do governo e da cidade também representa práticas que há exercício da cidadania por parte dos cidadãos que possuem papel ativo na administração da cidade. As possibilidades servem para aproximar entre poder público e dos populares. Em termos gerais a coleta seletiva ajuda a estimular a organização das sociedades.

  • Menos lixões;
  • Maior vida útil aos aterros sanitários;
  • Menos poluição do ar;
  • Menos consumo de energia;
  • Organização na separação do lixo orgânico e reciclável;
  • Menos poluição do solo;
  • Menos poluição da água;

01-Aterros Sanitários

Possuem diversas vantagens. Evita o contato direto com o lixo, além de diminuir o risco de contaminação dentro das águas subterrâneas quando executadas de maneira adequada.

Também traz ponto favorável no sentido de controlar a constante proliferação de insetos e ratos que pode trazer doenças para seres humanos e outras espécies de animais. Especialistas podem fazer o aproveitamento das áreas que se encontram utilizadas de maneira topográfica. O baixo custo operacional também deve ser ressaltado.

02-Incineração

  • Reduz o volume do lixo em níveis consideráveis;
  • Produz material estéril e evita com que aconteça a contaminação por agentes patogênicos;
  • Ajuda a aproveitar energia;
  • Diminuição da distância do transporte por causa da possibilidade de instalar dentro de áreas próximas aos centros urbanos;
  • A produção de material estéril que ajuda a contaminar agentes patogênicos;
  • Diminuir a distância que existe no aspecto de transporte para instalar em áreas próximas dos centros urbanos.

03-Compostagem

  • Reduz o número de agentes patogênicos;
  • Produz adubo para a agricultura;
  • Implica de maneira obrigatória a existir separação inicial dos materiais que podem ser reciclados.

Principais Desvantagens

            01-Aterros Sanitários

Apesar das constantes vantagens não se pode ignorar o fato de que os aterros sanitários não aproveitam os materiais reciclados quando não existe precedência de coletiva seletiva e tratamento prévio.

            Especialistas apontam caso não seja tratado de maneira adequada os aterros sanitários contaminam o ambiente por ação do chorume. Eles também inutilizam grandes áreas físicas que podem ser usadas para outro tipo de produção no sentido de ampliar a geração de emprego. Não se pode ignorar o fato de que pode aumentar os custos em níveis consideráveis por causa do transporte que por vezes demanda trafegar por longas distâncias em áreas urbanas.

            02-Incineração

Alta incidência de problemas operacionais é considerada grande problemas da incineração. Necessária presença de poucos trabalhadores técnicos para administrar longas áreas, fato negativo no sentido da geração de emprego. O custo operacional do sistema é alto ao extremo se comparado com outras formas de administrar resíduos.

Existem diversos estudos que comprovam os danos negativos com relação à emissão dos gases poluentes e até mesmo das composições que geram o efeito estufa. A incineração também não aproveita com qualidade a coleta seletiva ou mesmo tratamento prévio para evitar a proliferação das desvantagens.

            03-Compostagem

A compostagem pode fazer contaminação por causa dos metais pesadas retidos nos fragmentos dos adubos. O tempo para processar o resíduo demorar maior tempo para processar o lixo. Caso não seja bem controlada pode emitir alto índice de gases malcheirosos. O processo deve ser feito longe dos centros urbanos por causa do forte odor.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • poderia ter mais informacao sobre os contra como sao causados

    rafaela 12 de março de 2020 12:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *