Perda Da Biodiversidade

Perda de biodiversidade significa fim do mundo. Todos os seres vivos são dependentes uns dos outros para evoluírem no planeta Terra. Com as degradações ambientais, existem menos espécies e consequentemente o equilíbrio ambiental fica prejudicado. A Floresta Amazônica conta com diversos focos de desmatamento provocado naturalmente ou pela ação dos homens. Diversas espécies que ainda não foram estudas pelo homem correm risco de desaparecer. Conheça algumas informações relacionadas com perda de biodiversidade.

Biodiversidade

Biodiversidade

Ações Do Homem

Atividades do homem que são feitas sem o cuidado necessário na natureza culminam em risco para populações vegetativas e aos animais.  A evolução econômica pressiona a natureza e extrai matéria primas em alto número para os mais diferentes ramos produtivos. No entanto, inúmeras comunidades são destruídas, causando desequilíbrio ambiental em todo planeta – este é o principal problema gerado pela perda da biodiversidade.

Código Florestal De 1965

Biodiversidade Perda

Biodiversidade Perda

Somente no início da década de 1970 que preservação ambiental começou a ser encarada como legitima preocupação pelo Brasil incentivada principalmente pelo governo. A partir deste momento foi entendido que os brasileiros não são apenas usuário da natureza como principal defensor dela, atuando como elemento fundamental para manutenção às gerações futuras.

Constituição De 1988

Em 1988, a constituição consolidou o processo legal no intuito e defender com mais força as regras relacionadas com preservação. Todavia a biodiversidade foi mais prejudicada do que auxiliada nos últimos quarenta anos. A degradação nas florestas aumenta enquanto que governo não consegue controlar nem mesmo as áreas com maiores índices de degradação ambiental.

Perda De Biodiversidade Pelo Brasil        

Governantes atuais estão mais preocupados em incentivar medidas provisórias para a Copa do Mundo para venderem bebidas alcóolicas nos estádios do que aprovar mudanças consideráveis no texto de 1965. Nem ao menos a contabilização das espécies existentes está próxima da realidade.

Perda Da Biodiversidade

Perda Da Biodiversidade

O Cerrado representa a região brasileira onde acontece maior número de desmatamentos que consequentemente causam perda da biodiversidade e diminuição do equilíbrio ecológico em todo país. São três milhões de hectares devastados por ano.

Queimadas ilegais para gerar frentes agrícolas ou criação de gados são duas razões principais para o desmatamento desta biodiversidade. Especialistas afirmam que neste ritmo o bioma do local estará em extinção em meados de 2030, destruindo a grande totalidade dos nichos ecológicos.

Com a perda da biodiversidade somente pode haver uma condição climática, a desértica. O Egito e o deserto do Saara eram duas regiões com vasta vegetação na qual grande parcela da biodiversidade foi desimana.

Estatísticas sobre a Mata Atlântica afirmam que hoje em dia existe entre 05% e 25% da área que existia no período pré-colonial. Esses dados representam um exemplo explícito de como não existe cultura ambiental no país. Em 2008 quase 25 mil km² de áreas vegetativas foram devastadas, aumento de quase 13 mil km² se contabilizado os números de 2007 de quase 12 mil². Por Renato Duarte Plantier

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>