O Que é Planejamento Urbano e Quais as Cidades Planejadas no Brasil?

Viver numa cidade, de qualquer tamanho, é sempre mais fácil e melhor quando contamos com uma boa infraestrutura. Para que essa estrutura atenda a todas as demandas da população uma boa dica é oferecer um bom planejamento urbano. Continue lendo esse artigo e conheça melhor o conceito de planejamento urbano bem como quais são as cidades brasileiras que foram planejadas.

O Que é Planejamento Urbano?

Podemos definir o planejamento urbano como a disciplina que se ocupa de criar e desenvolver programas e serviços que buscam melhorar a qualidade de vida das populações de áreas urbanas que já existem ou que ainda serão planejadas.

Cidades Planejadas

Cidades Planejadas

Atualmente, essa disciplina, tanto em teoria quanto na prática, passou a lidar basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. Os objetivos do planejamento urbano variam de acordo com as necessidades a serem atendidas e também de acordo com a legislação vigente no espaço a ser planejado.

Outras questões que influenciam na forma como o planejamento é feito dizem respeito a cultura, geografia, demografia e outras.

O Que Faz Um Profissional de Planejamento Urbano?

Os planejadores urbanos trabalham aconselhando municípios, sugerindo medidas e atuando de forma que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em cada uma das regiões planejadas. Esses profissionais também podem trabalhar para o Governo ou empresas privadas que estejam interessadas em planejar e construir uma nova cidade ou comunidade.

Os profissionais dessa área devem trabalhar junto com as autoridades locais e em geral para a municipalidade das cidades ou vila, porém, nas últimas décadas se destacou o trabalho junto a organizações internacionais. No cotidiano de trabalho de um planejador estão o trabalho para melhorias na qualidade de vida das comunidades.

Esse profissional deve observar a comunidade como um sistema interdependente entre os seres vivos e o espaço construído visando sempre o bem estar das partes que dependem da qualidade das outras.

Muito Além do Aspecto Físico

Ainda hoje existe uma ideia errônea de que os profissionais de planejamento urbano atuam com atenção voltada somente para os aspectos físicos das cidades. Porém, esse trabalho vai muito mais além do que somente tornar o espaço urbano bonito.

Além de ajudar a criar o espaço físico das cidades os planejadores urbanos também precisam ter o cuidado de criar uma estrutura que seja confortável, economicamente viável a todos que residem nesse espaço e funcional.

O trabalho de planejamento envolve o contato com o processo de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano e não somente como ficará no final de tudo. Podemos dizer que a atuação dos planejadores encontra um grande conflito entre a natureza e a urbanização dos espaços.

Há também a questão de precisar fazer previsões de possíveis impactos negativos e positivos que serão causados pelo planejamento urbano. Por isso mesmo o trabalho de planejadores urbanos é sempre envolto em controvérsias uma vez que não podem ir contra os interesses de certos grupos e também não podem contrariar a população que irá residir nesse espaço.

As Cidades Planejadas

O planejamento urbano pode dizer respeito ao trabalho de estruturação tanto de cidades que já existem como aquelas que serão criadas num determinado espaço, como Brasília, por exemplo. Apesar de geralmente ser enfocado apenas a segunda função desse trabalho é importante esclarecer que existe planejamento em áreas que foram urbanizadas aos poucos e sem um planejamento do homem.

Porém, é inegável o destaque que o trabalho de criação de uma cidade pode ter, pois devemos considerar que é necessário criar um planejamento para equipamentos públicos, espaços para empresas privadas, saneamento e muitos outros pontos funcionais de uma cidade.

Quem pensa que o conceito de planejamento urbano é novo deve saber que ele acompanha a humanidade desde os primórdios das civilizações. Algumas das mais antigas cidades do mundo contavam com áreas restritas para cultos religiosos, muralhas e espaços para o comércio dentre outras áreas planejadas.

Podemos dizer que o planejamento criado para erguer uma nova cidade visa a transformação de espaços naturais e rurais em espaços urbanizados. O crescimento das indústrias e o processo de urbanização fez com que grandes populações fossem distribuídas pelas regiões e países.

Pantanal

Pantanal

Porém, essa distribuição não aconteceu de forma uniforme e assim algumas regiões se tornaram grandes centros inchados e sem espaço mais pessoas enquanto outro lugares permaneciam como centros rurais.

No final do século XIX os grandes problemas de falta de espaço urbano nas grandes cidades obrigaram os Governos a criarem soluções para esses problemas.  O grande objetivo de planejar o espaço urbano era garantir que houvessem espaços destinados as moradias, outro dedicado a ser a área industrial da cidade e também espaço para se manter a natureza.

No decorrer da história muitas cidades foram construídas seguindo essa necessidade de planejamento como, por exemplo, Washington, capital dos EUA e Canberra, a capital da Austrália. O Brasil também conta com as suas cidades planejadas que são Brasília, Aracaju, Belo Horizonte, Palmas, Teresina, Salvador entre outras.

O grande objetivo de usar um planejamento urbano prévio para essas cidades era de torna-las funcionais e assim garantir a população oportunidades de emprego, acessibilidade e também uma melhor qualidade de vida.

As Cidades Brasileiras Planejadas

A primeira cidade brasileira a ser planejada foi Belo Horizonte no final do século XIX. A ideia era que BH fosse uma cidade em que a locomoção fosse fácil com quadras junto a longas avenidas. A cidade de Goiânia, planejada na década de 30, tinha como ênfase as áreas verdes.

As capitais Curitiba (Paraná) e Recife (Pernambuco) também foram contaram com projetos de planejamento que visava tornar esses centros urbanos em bons lugares para se viver.

A cidade brasileira cujo planejamento é mais famoso é certamente a capital Brasília. A ideia de interiorizar a capital do país surgiu ainda com o Marquês de Pombal em meados do século XVIII. O presidente Juscelino Kubistchek levou essa ideia para o plano real trabalhando em parceria com Oscar Niemeyer e num espaço esquecido no coração do Brasil criou uma das mais modernas e interessantes cidades planejadas.

O que podemos apreender desse artigo é que o trabalho de planejamento urbano consiste em delimitar os espaços que serão destinados para cada atividade com vista a organizar melhor a urbanização dos espaços.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *