Impacto Humano Sobre o Ambiente: Oito Tipos

Impacto humano sobre o meio ambiente representa termo antrópico que designa ao efeito ou objeto resultante da atividade humana. Usado pela primeira vez no sentido técnico pelo geólogo russo AP Pavlov.  Na Inglaterra o ecologista britânico Arthur Tansley foi pioneiro na referência à influência humana sobre clímax em comunidades vegetais.

Impactos nos Ambientes Marinhos

O impacto ambiental da agricultura varia de acordo com a variedade de práticas agrícolas empregadas. Na pesca pode ser dividida em questões que envolvem a disponibilidade de peixe a ser capturado, pesca sustentável e gestão da pesca.

Estas questões de conservação são partes de conservação marinha, abordados nos programas de pesca científica. Há fosso crescente entre a quantidade de peixes disponíveis a serem capturados e o desejo da humanidade para fisga. Problema que piora na medida em que cresce a população mundial.   Pode haver também conflito entre os pescadores que dependem da pesca à subsistência e cientistas que percebem as populações de peixes futuros não são sustentáveis.

Maré Vermelha

A Revista Science publicou estudo de quatro anos, em novembro de 2006, que previu ao mundo escassez de frutos do mar selvagens até 2048. Os cientistas afirmaram que o declínio foi resultado da pesca excessiva, poluição e outros fatores ambientais.

A análise encontrou crítica como sendo fundamentalmente falha e as autoridades de gestão da pesca desafiam os resultados, embora o debate continue fervoroso na academia. Muitos países, como Tonga, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia tomaram medidas apropriadas para gerir de maneira adequada os recursos marinhos.

Irrigação: Impacto dos Homens na Natureza

O impacto ambiental da irrigação inclui as mudanças na quantidade / qualidade do solo e da água como resultado dos efeitos sobre as condições naturais e sociais na parte final e na jusante do sistema de irrigação, causando resultado hidrológico negativo, tais como:

Jusante de descarga do rio reduzida;

Aumento da evaporação do sistema;

Crescimento na recarga das águas subterrâneas

Subida do nível de lençol de água;

Aumento da drenagem do fluxo.

Os efeitos no solo e a qualidade da água são indiretos e complexos. Excesso de água e salinização do solo faz parte, enquanto os impactos subsequentes sobre condições naturais e econômicas entre em declínio considerável.

Irrigação também pode ser extraída de áreas subterrâneas por poços. O nível hidrológico que se verificar desce.

Imagem de Amostra do You Tube

Produção de Carne: Impacto Humano Sobre o Meio Ambiente

O impacto ambiental da produção de carne inclui poluição e uso de recursos como os combustíveis fósseis, água e terra. De acordo com um relatório de 2006 da Iniciativa Ambiental, Pecuária e Desenvolvimento (EUA), a indústria pecuária é um dos maiores contribuintes para a degradação ambiental em todo o mundo e as práticas modernas de criação de animais para alimentação contribuem em “escala maciça” para a poluição do ar e da água, degradação da terra, a mudança climática e perda de biodiversidade.

A iniciativa concluiu que “o setor da pecuária surge como uma das duas ou três maiores contribuintes mais significativas para os problemas ambientais graves, em todas as escalas do local ao global”.  Em 2006, a FAO estimou que a indústria de carne contribuído com 18% das emissões de gases de efeito estufa no ano de 2005.

Animais alimentados com grãos precisam de mais água que as culturas de grânulos. A produção da comida base é menos eficiente do que a colheita de grãos, vegetais, legumes, sementes e frutas para consumo humano direto.

Relativamente, a produção e o consumo de produtos de origem animal de carne estão associados com o desmatamento de florestas, o esgotamento de recursos, poluição do ar e da água, da terra, ineficiência econômica, extinção de espécies e outros danos ambientais de níveis incomensuráveis.

Indústria da Energia: Impactos na Natureza

O impacto ambiental de captação de energia e consumo é diverso. Existe tendência para o aumento da comercialização de várias fontes de energia renováveis. No mundo real de consumo de recursos de combustíveis fósseis que levam ao aquecimento global e às mudanças climáticas, pouca mudança está sendo feita nas principais partes do mundo. Demanda de petróleo chinês, por exemplo, é projetada para crescer quase 20% nos próximos seis anos, visto que a China importa mais de metade dos oito milhões de barris consumidos por dia.

Tecnologias avançadas podem conseguir transição de água, energia, geração e gestão de resíduos ou produção de alimentos às práticas de uso de melhor ambiente e energia usando métodos de sistemas de ecologia.

Energia Nuclear: Impactos Radioativos

O impacto ambiental da energia nuclear inclui processos de mineração, processamento, transporte e armazenamento de combustível e resíduos radioativos de combustível. Lançamentos radioisótopos representam perigo para a saúde de populações humanas, animais e plantas como partículas radioativas entre organismos através de várias vias de transmissão.

A radiação consiste em agente cancerígeno e causa efeitos sobre os organismos vivos e sistemas. Os impactos ambientais das emissões de usinas nucleares, como o desastre de Chernobyl e na Three Mile Island, persistem de maneira indefinida.

A taxa de decaimento radioativo de partículas varia conforme as propriedades atômicas do isótopo particular. Plutônio tem média de vida equivalente a 80 milhões de anos.

Saiba Mais

Saiba Mais

Petróleo: Crise no Ambiente e Economia

O impacto ambiental do petróleo pode ser considerado negativo porque é tóxico para quase todas as formas de vida. A possibilidade de mudança climática existe. O óleo relacionado com evolutivos da sociedade atual, de forma atual ao transporte e aquecimento casas, indústrias e atividades comerciais. O recurso está entre as fontes esgotáveis e por este motivo em cada crise gerada o mundo sofre em níveis consideráveis no aspecto econômico.

Aquecimento Global e Aumento do Nível no Mar

As degradações ambientais geram o aquecimento global, responsável para que os níveis de calor dentro do globo terrestre subam em níveis consideráveis, acelerando assim o processo de aquecimento das geleiras, o que causa aumento do nível no mar e aumenta os riscos de danos para arquipélagos e países baixos, caso da Holanda, por exemplo.

Imagem de Amostra do You Tube

Papel: Impacto Ambiental

O impacto ambiental do papel é significativo, o que levou às mudanças na indústria e no comportamento em negócios e níveis pessoais. Com o uso de tecnologia moderna o papel se tornou mercadoria barata. Isto conduziu ao nível elevado de consumo e dos desperdícios.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Um comentário

  1. Pois é olha oque agente faz e tem gente que ainda reclama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>