Historia do Desmatamento no Brasil

Com a invasão do território nacional no ano de 1.500, não foram só os índios e a sua cultura que sofreu com esta atrocidade não, também as nossas florestas começam a sofrer os impactos da ambição portuguesa. Desde que os Portugueses chegaram aqui no Brasil, começou a explorar as nossas matas e o desmatamento, ainda sem a grande e alarmante consequência que vimos hoje, já teve início deste os primórdios do nosso “achamento”.

.

Os europeus ficaram muito envaidecidos com o que acharam em solo brasileiro, pois a madeira do pau-brasil era rígida, forte, de coloração agradável e muito útil para os artesãos, e a cobiça dos portugueses cresceu sobre as nossas matas. O desmatamento no Brasil começou de forma predatória, sem escrúpulos e de maneira muito intensa, pois os portugueses viram no pau-brasil uma excelente madeira para a construção de móveis, de instrumentos musicais e até mesmo de embarcações, assim como a seiva extraída da madeira, de tom avermelhado, que foi largamente utilizada para tingir os tecidos de algodão cru.

Mas a exploração das nossas matas não se prendeu à extração desmedida apenas do pau-brasil, que era a principal madeira, a mais cobiçada e mais cara. Outras, como o mogno, o jacarandá e o cedro, foram largamente exploradas, motivo pelo qual o cedro está em extinção. E o pau-brasil só não foi totalmente extinto por conta de alguns ambientalistas que, anos mais tarde, começou a replantar a espécie.

Historia do Desmatamento no Brasil

Historia do Desmatamento no Brasil

Mata Atlântica e Floresta Amazônica

Na época do Brasil Colônia, o desmatamento se resumiu, explicitamente, na Mata Atlântica devido à sua localização, pois foi nas regiões de Mata Atlântica que os portugueses se instalaram, o que facilitava também o embarque desses carregamentos de madeiras, já que a proximidade do mar favorecia o carregamento das caravelas e o embarque para Portugal.

Entretanto, com a intensa exploração das terras, e também com a invasão de outros povos europeus, como os alemães, espanhóis e ingleses, o desmatamento começou a se alastrar também na Floresta Amazônica, onde há a incidência do maior bioma do planeta, com as mais diversificadas espécies da fauna e da flora do mundo.

O desmatamento da Amazônia ficou mais intenso de alguns séculos para cá, o que se tornou uma grande ameaça para o planeta. Desde meados do século XX que a Floresta Amazônica passou a sofrer com as consequências das derrubadas ilegais, pois além do ecossistema em alerta, o desmatamento, as queimadas e os intensos processos de urbanização tem contribuído para efeitos negativos e irreversíveis que a natureza tem sofrido.

Desmatamento

Desmatamento

Hoje no Brasil é proibido o desmatamento nas regiões da Mata Atlântica e, principalmente da Amazônia, entretanto, na prática, não é isso que percebemos. Há uma quantidade enorme de madeireiras que atuam de forma ilegal na Amazônia, provocando uma grande descompensação ambiental, levando à extinção de diversas espécies de aves, anfíbios, fauna e flora. Mesmo estando regulamento por lei, o desmatamento ainda é largamente explorado nestas regiões, pois a fiscalização não é suficiente para punir a todos.

Sabemos que, devido a sua extensão ser muito grande, o que facilita a ação das madeireiras ilegais, a fiscalização é ineficiente e as leis não são muito rígidas e desta forma acaba favorecendo quem provoca e quem vive do desmatamento ilegal.

Principais Causas do Desmatamento

Processo de Urbanização e Industrialização

O desmatamento não ocorre simplesmente para a comercialização da madeira, como foi o caso do inicio da exploração, na época do Brasil Colônia. Existem hoje, várias outras causas que intensificam este desmatamento.

Uma das razões às quais o desmatamento ocorre é o forte processo de urbanização. O crescimento acelerado das cidades implica no desmatamento de algumas áreas para a construção de habitações. Mas a urbanização não se restringe apenas às habitações, como também o crescente número de indústrias, condomínios rodovias. E o desmatamento no Brasil não se restringe hoje apenas às áreas da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, apesar de serem as principais áreas devastadas, mas nos quatro cantos do país é visível como a ação do homem, agregado ao crescente processo industrial e urbano, tem contribuído para o desmatamento no Brasil, colocando em risco de extinção muitas espécies da nossa fauna e da nossa flora.

Agropecuária e Agricultura

Além do desmatamento para a criação de casas e indústrias, um dos principais fatores que contribuem para o desmatamento no Brasil tem sido a atividades de manufatura, como a Agropecuária e a Agricultura.

Fazendeiros e agricultores têm desmatados milhares e milhares de hectares anualmente para a criação de pastos. A indústria do gado de corte tem crescido muito no país, principalmente no que tange à exportação de carne para os países da Ásia e da Europa e, levados por esse crescente negócio, muito lucrativo por sinal, a fim de aumentar a sua produção de gado, o desmatamento tornou-se um grande negócio para esses pecuaristas, pois quanto mais áreas desmatadas, mais pasto, mais gado, mais lucro. Assim também como a crescente expansão da agricultura nacional, o desmatamento nessas áreas está crescendo para assim crescerem os lucros dos seus donos.

Queimadas e Incêndios.

Infelizmente o desmatamento tem um agressor em espécie, que são os agropecuaristas que, com a intenção de aumentar os seus lucros, desmatam as áreas para a criação de gado, mas como se não bastasse o desmatamento, eles usam como recurso mais rápido para este fim as queimadas. Julgam serem mais rápidas e eficazes, pois demanda menos tempo e menos mão de obra, entretanto, essas queimadas tomam proporções muito maiores e o fogo não tem limite e além da área que deveria ser queimada, o fogo se alastra para outras áreas, causando aqueles grandes e imensuráveis incêndios que estamos vendo constantemente na TV.

Essa ação irresponsável de alguns tem trazido muitos transtornos para a natureza, que, consequentemente, atinge também o homem, pois os buracos na camada de ozônio, o efeito estufa, dentre tantos outros problemas causados pela extinção da mata, alastra uma série de problemas para o mundo e que pode se tornar irreversível, se já não estiver!

Trabalho Inverso

Contamos hoje em dia, com ONG’s do mundo inteiro que estão trabalhando na causa do meio ambiente e na intenção de diminuir as queimadas, os incêndios e principalmente o desmatamento.

Trabalhos de educação ambiental e coletivo, em conjunto com cooperativas, associações de moradores das regiões, escolas, governo e ONG’s tem sido muito proveitosos, pois somente através da educação e do exemplo é que conseguiremos formar cidadãos mais conscientes e mais participativos!

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É triste saber que nosso planeta esta nessa situação… :'(

    Kalluany Silva 25 de junho de 2015 16:11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *