Funções Da Bioética: Características Gerais

No começo dos anos setenta do século XX o termo surgiu de acordo com trabalho de Van R. Potter que usou a palavra para designar a união entre a ciência dos sistemas ricos em termos ambientais e a questão da ética com o meio ambiente. Com o aumento das preocupações na relação com o meio ambiente aumentou o número de especialistas que usaram a combinação para designar que o comportamento que os seres humanos precisam ter ao fazer manejo ou se relacionar com o meio ambiente.

Na Conferência de Estocolmo 1972 o termo representou espécie de moda na época, da mesma forma que o desenvolvimento sustentável entrou na rotina do povo depois do Rio 1992. Depois da Segunda Guerra Mundial aumentaram as pesquisas que colocam o homem com principal vilão do desmatamento e não os fatores naturais, como era a crença de grande parte da opinião pública da primeira metade do século XX.

Funções Da Bioética: Características Gerais

Funções Da Bioética: Características Gerais

Qual Significado De Bioética?

Essa representa uma área que se relaciona de forma direta com as ciências aplicadas ao meio ambiente. Representa a junção da ética com a biologia, ou seja, vis estabelecer comportamentos de etiquetas em níveis populares para proteger a natureza. Com o aumento das preocupações na relação com o meio ambiente aumentou o número de especialistas que usaram a combinação para designar que o comportamento que os seres humanos precisam ter ao fazer manejo ou se relacionar com o meio ambiente. Assim surgiu o tema em níveis mundiais!

Quais As Principais Funções Bioéticas?

  1. Descritiva: Representa ponto no qual os especialistas descrevem as principais problemáticas que existem entre o meio ambiente e as batalhas éticas. Por exemplo, a ideia de cercar os principais rios do Amazonas com a presença de hidrelétricas é descrita por ambientalistas, ativistas e indígenas como ato direto contra as tradições dos índios que consideram o local sagrado.
  2. Proteger: No sentido de fazer ações que visam à proteção ambiental o trabalho acontece de forma pontual. População em geral precisam denunciar os atos que prejudicam o desenvolvimento da natureza, como os fogos gerados de forma proposital, por exemplo.     Os conflitos socioeconômico-ambientais podem trazer consequências graves para os moradores e empresários que exploram as florestas. As batalhas precisam ser resolvidas de modo diplomático.
  3. Normativa: O público em geral precisa lutar em nome do meio ambiental ao obrigar os políticos a cumprirem as promessas de campanha. Povo que luta por meio ambiente precisa votar nos nomes que trabalham para diminuir os problemas ambientais e socioeconômicos de forma pontal. As ações que trazem benefícios devem ser tomadas como exemplos a serem seguidos por parte da coletividade. A ética precisa existir em termos de biologia e legislação.

Ética No Meio Ambiente

Há tipos diferentes de ética ambiental. Com o aumento das pesquisas e teorias que acontece desde os anos sessenta do século XX cresce o número de teoremas que inserem e retiram pontos que se caracterizam de forma direta com as principais diretrizes sobre como se relacionar de forma qualitativa com o meio ambiente. Representa ponto que deve ser discutido em sala de aula sob a ótica da educação ambiental.

Ética No Meio Ambiente

Ética No Meio Ambiente

Nova Geração: Funções Da Bioética

Com novos problemas que surgem no mundo existe a tendência de surgirem novas regras no campo legal, o que pode ser considerado o conjunto de regras para as novas gerações. O aspecto se relaciona de forma direta com o conjunto de diretos humanos que se encontram em grande demanda do gênero. Existe necessidade de atrelar as demandas de cidadania com os problemas ao relacionar a socioeconômica com o meio ambiente.

Há um grande problema que se relaciona com a distância entre as leis ambientais e a realidade que acontece nas florestas nacionais. Problemática de ética representa ponto em que o código legal não consegue lutar. Não existem investidas do estado em designar maior dinheiro para contratar agentes que trabalham no sentido de fiscalizar e resolver as questões do meio-ambiente. O IBAMA sempre sofreu com carência de recursos e infraestrutura para fazer a lei aparecer ou compreender melhor as principais demandas dos povos que vive na floresta.

A carência no setor acontece de forma principal por causa da diversidade de profissionais que precisam existir junto com os recursos tecnológicos que servem para medir os níveis de desmatamentos e as principais causas. Também existe a distância entre acadêmica e os povos e principais demandas da natureza. Pensadores especializados usam linguagem e termos que apenas podem ser decifrados de forma perfeita por público no mínimo acostumado com a leitura em nível superior do gênero, ou seja, a menor parte da população que precisa saber informações para evitar degradar o ambiente, denunciar ou exigir da classe política maiores atitudes na defesa à natureza.

Nova Área: Bioética

Representa área nova em temos de ciências. Com a busca por melhorar as técnicas que visam aumentar a sustentabilidade e proteção do ecossistema surgem novas especialidades no mercado de trabalho. Quem se forma em nível superior no campo da biologia ou ciências sociais pode se especializar na área, embora nada impeça com que outras profissionais conquistem a especialidade para satisfazer novas demandas na indústria.

Especialistas apontam que com a chegada da Revolução Industrial os meios de produções aumentaram as atividades ao ponto de não se importar com o número de gases poluentes gerados à atmosfera. A tecnologia trouxe vantagens e desvantagens aos seres humanos. A demanda por alimentos cresce em ritmo forte ao redor do globo terrestre. Com o boom de laboratórios e institutos de pesquisa surgiram elementos tóxicos que servem para proteger o plantio e ao mesmo tempo fornecer alimento para o público em geral.

Relação Com a Natureza

Se relacionar de forma adequada com o meio ambiente representa um dos princípios de ética ambiental. De forma principal porque com o tempo o poder público aumenta os limites para poder desmatar, visto que as empresas que não seguem as regras possuem riscos de receberem multas altas, além de correr o risco de ter a produção parada até o momento em que os equipamentos estejam adequados.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *