Energia Eólica No Brasil

Em tempos onde a preocupação com o nosso meio ambiente é assunto em diversos momentos, conhecer o que temos de aproveitamento é muito importante não só para mantermos um estilo de vida mais sustentável, como também para cobrar do governo iniciativas para/com esse setor.

Energia Eólica No Brasil

Energia Eólica No Brasil

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de projetos no mundo inteiro, e o Brasil vem ganhando a cada ano mais destaque nesse quesito devido nosso ecossistema extremamente favorável para uso. A energia eólica é um exemplo de energia renovável que é produzida e consumida em novo país, fazendo com que o nordeste brasileiro se tornasse referência no mundo inteiro.

O Que É Energia Eólica?

A palavra eólica vem de algo produzido pelo vento, portanto, energia eólica é aquela produzida a partir da força dos ventos. Ela é gerada a partir de uma estrutura montada em regiões com ventos favoráveis. Estas estações são formadas por grandes hélices e a energia produzida é transferida para um gerador que a distribui em forma de eletricidade.

Essas grandes hélices recebem o nome de turbinas de vento e a sua produção de energia depende de diversos fatores diferentes. Não existe uma quantidade certa de energia que é produzida e o que faz o abastecimento de uma região ser mantido pela energia eólica é o seu armazenamento.

http://www.youtube.com/watch?v=L4nR2xNf3L0

Potencial Elétrico

A nossa posição geográfica favoreceu muito para que nos tornássemos uma das maiores potências em fornecimento de energia eólica do mundo. Mesmo já tendo ultrapassado muito os limites previstos pelo Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia, o Proinfa, a energia eólica ainda não é a dominante no Brasil porque o custo de implantação de turbinas de vento ainda tem custos elevados.

Curiosidades

Curiosidades

O valor de custo pode alcançar os 60% a mais do que a mesma quantidade de energia produzida por uma usina hidrelétrica. Mesmo estando em expansão, o crescimento da distribuição da energia eólica está cada vez maior. Hoje temos um número de 3% da população abastecida totalmente pela energia elétrica gerada pelo vento, mas segundo estimativas da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) esse número deve subir para 6% em 2015.

Esse aumento se dá devido as diversas empresas demonstrarem interesse em financiar as turbinas de vento de os projetos do governo para implantação de mais sistemas eólicos pelo Brasil, principalmente no nordeste.

Nordeste em Destaque

O maior potencial do nosso país ainda é o nordeste devido o seu imenso litoral. A grande parte das turbinas de vendo que estão instaladas em nosso país foram espalhadas entre Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará. Isso se tornou uma grande vantagem já que fez com que a população fosse favorecida com uma energia mais barata e também teve um crescimento de empregos diretos e indiretos gerados por essas cidades, que estão entre as mais carentes do país também.

Nordeste em Destaque

Nordeste em Destaque

Hoje são 275 parques eólicos instalados no nordeste, onde a maioria está localizada no estado do Ceará. Hoje essa localidade conta com 20 parques instalados e mais 58 com construção em andamento. Apesar de ter sido o pioneiro e ter o maior número de turbinas de vento,  Ceará vem perdendo espaço para a Bahia devido a falta de investimento do estado. De acordo com notas emitidas pelo próprio governo do Ceará, isso vem acontecendo porque houve uma despreocupação pelo setor, mas que a construção de novos parques eólicos vai fazer com que a produção volte com toda força.

Principais Parques Eólicos No Brasil

Entre os diversos parques eólicos que existem em todo o território brasileiro, alguns merecem destaque pela sua potência de energia produzida, por tamanho físico ou qualquer outro item que mereça destaque. Escolhemos os principais parques eólicos no Brasil para que você conheça como elas funcionam.

• Parque Eólico de Osório – Este parque eólico foi instalado na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul, por esse motivo o nome e até 2011 ele foi o parque eólico que mais produzia energia no nosso país.

Complexo Eólico Alto Sertão I – Este é o maior parque eólico que temos no Brasil, apesar de não ser o que produz mais energia ainda, já que este é o objetivo do governo baiano que trabalha para a implantação de novas turbinas de vento no local. Ele está localizado na parte semiárida do estado e possui um investimento de mais de 1 bilhão de reais pela empresa Renova Energia. Em extensão ele também é o maior da América Latina.

Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: É um dos mais conhecidos parques eólicos do Brasil, instalado nas duas da Praia Formosa, na cidade de Camocim, interior do Ceará.

Parque Eólico Alegria: Este parque eólico ainda é muito pequeno tanto em tamanho como em capacidade de geração de energia. Ele está instalado na cidade de Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte.

• Parque Eólico do Rio de Fogo: Outro exemplo de parque eólico instalado no Rio Grande do Norte, mas dessa vez na cidade que leva seu nome, Rio do Fogo. Também possui uma pequena estrutura e o fornecimento de energia eólica é ainda baixo.

Parque Eólico Eco Energy: Outro parque eólico do estado do Ceará e um dos que mais recebe visita de turistas durante o ano. A sua localização privilegiada nas dunas da praia de Beberibe, na cidade que leva o mesmo nome, chama a atenção de quem passa por lá.

Desvantagens da Energia Eólica

Por ser uma energia sustentável e renovável, provavelmente você deve se questionar que tipo de desvantagem tem em se utilizar os ventos para a produção de energia elétrica. Sobre as vantagens não vamos citar porque é algo que ouvimos e lemos constantemente e sabemos das razões que envolvem meio ambiente, custo e investimentos no futuro, mas existem alguns contras que é interessante conhecer.

  • – Uma grande desvantagem em usar esse tipo de energia é que nem todo vento serve para as turbinas, o que significa que nem todo vento vai gerar eletricidade. Isso pode ser uma grande dificuldade em projetos implantados em uma região.
  • – A instalação dos parques eólicos acaba modificando um pouco a paisagem do local fazendo com que em alguns casos, a geografia seja prejudicada.
  • – Justamente pela modificação do meio, animais e principalmente as aves do local sofrem com isso. Elas geralmente acabam se chocando comas hélices e com isso precisam migrar para outra região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Seria interessante se também publicassem a potênca (MW) instalada.

    Brockmeyer 28 de janeiro de 2014 2:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *