Conceito de Bioenergia

Conhecer alguns conceitos biológicos são muito importantes para as nossas vidas, principalmente em uma época onde a degradação do meio ambiente anda tão grande e aparente. Muitas teorias foram lançadas nos últimos anos sobre a melhoria da nossa qualidade de vida, onde passaríamos a adquirir hábitos mais saudáveis com produtos da mesma qualidade. O conceito de bioenergia foi lançado e muito bem aceito. O que antes era um investimento alto e praticamente impossível de acontecer, passou a ser uma realidade bem presente em cidades dos mais diferentes graus de desenvolvimento tecnológico e econômico que podemos imaginar. Então conhecer mais sobre esse conceito e saber como ele está sendo aplicando na nossa sociedade é o que vamos conversar aqui.

O Que É Bioenergia

Se você já ouviu falar em bioenergia, mas ainda não entendeu como ela funciona, esse sistema é bem simples. Como o nome já indica, a bioenergia é o tipo de energia que vamos obter a partir de recursos naturais, a partir da nossa biomassa. Isso significa que para a energia ser gerada, é necessário apenas realiza processos que utilizem matéria prima totalmente natural. Hoje você vai encontrar diversas fontes de energia natural, o etanol que comumente encontramos como o álcool é hoje o produto mais promissor para a bioenergia. Do mesmo modo , vamos ter a cana de açúcar, o biodiesel, entre outros.

Bionergia

Bionergia

Esse tipo de energia vem se popularizando porque é um tipo de consumo renovável, ou seja, o que você consume volta para a natureza e é aproveitado para gerar um novo processo. Você não dispensa a energia, com esse tipo. É importante lembrar também que não é porque uma energia é renovável que vai ser considerada uma bioenergia. Vamos conhecer alguns processos de bioenergia que já existem na prática em alguns lugares ao redor do mundo.

Biomassa

A biomassa é um material gerador de energia que é obtido a partir de substâncias que têm origem orgânica. Isso significa que a energia gerada por biomassa parte de materiais de animais e vegetais que se encontram na natureza. Algum exemplo de energia de biomassa é aquela obtida a partir da queima de lenha, do bagaço da cana de açúcar, de restos florestais, de restos agrícolas, da casca do arroz, restos de excrementos de animais e muitas outras matérias orgânicas. Esse tipo de energia é considerada renovável porque quando existem a decomposição dos elementos geradores de energia, eles liberam CO2 na nossa atmosfera e esta é transformada em hidratos de carbono, quando é feita a fotossíntese pelas plantas. O cuidado que deve ser tomado é somente sobre o planejamento pois sem um plano de meta bem elaborado uma região pode acabar com um algo grau de desmatamento devido o corte sem controle das árvores, além de outros agentes poluidores.

Energia hidráulica A energia hidráulica é aquela gerada a partir da massa de água. Dependendo como a água se manifesta em seus cursos naturais, como os rios, lagos entre outros vai facilitar o aproveitamento destes através do desnível ou da queda d’água. Para que ela seja gerada, são implantadas turbinas hidráulicas ou então moinhos de água que processam a energia contida na água e então a transformam em energia elétrica.

Energia Solar

A ideia de energia gerada a partir do sol era uma realidade pouco presente até pouco tempo atrás. Isso se dava devido os custos de implantação de um sistema desse que custava muito para residências e portanto era mais usado apenas por grandes indústrias. Com a redução do valor da aparelhagem hoje vamos encontrar diversas residências com energia gerada toda a partir do sol. Você conseguirá energia luminosa, energia térmica e diversas outras combinações apenas com a luz do sol. A ideia de se criar um sistema para geração de energia a partir do sol veio com a fotossíntese, onde se concluiu através de estudos que se uma planta adquire energia para realizar processos naturais, com o tipo de aparelhagem correta, também conseguiríamos transformar a energia que recebemos do sol diariamente e aproveitá-la para a realização de nossas tarefas diárias. De acordo com a ciência, quando o planeta Terra realiza o movimento de translação ao redor do sol, ele recebe cerca de 1 410 W/m² de energia, exatamente quando estamos em ângulo reto com o Sol. Desse valor, 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é refletido através das nuvens. Quando a energia do sol atravessa a atmosfera ela está sob a forma de luz visível e luz ultravioleta.

Energia Eólica

A energia eólica é o tipo de bioenergia que adquirimos a partir do vendo. Para que o vento se transforme em energia elétrica, é necessário que haja um catavento especial que é implantado em pontos estratégicos, geralmente em regiões litorâneas ou desérticas. Esse tipo de energia é obtida desde a antiguidade para que os barcos se movimentassem através dos mares. Na terra, os antigos moinhos eram suficientes para gerar energia para residências em diversas cidades ao redor do mundo. Aqui no Brasil a energia eólica é amplamente utilizada, de acordo com o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, nosso território consegue gerar até 140 gigawatts de energia através desse método. Ainda não existe esse potencial todo instalado, sendo apenas 1Gw instalado o que representa menos de 1% do nosso potencial.

Energia Eólica

Energia Eólica

Muitas pesquisas são feitas anualmente para a melhoria desse sistema e já existem diversos projetos do governo em substituir a energia térmica pela energia eólica, já que o nosso sistema de energia é alimentado por rios que quando existe seca ficam baixos e a geração de energia cai bastante. Energia Geotérmica A energia geotérmica é aquela obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Aprendemos desde cedo que o centro do nosso planeta possui uma temperatura muito elevada e recentemente essa técnica foi aplicada para geração de energia. Para que exista a energia geotérmica, o local onde ela será implantada precisa estar em ponto estratégico no planeta, o que podemos concluir que ela não será totalmente eficiente em qualquer lugar do mundo, apenas em algumas regiões, por isso ainda é rara a implantação desse tipo de sistema.

http://www.youtube.com/watch?v=L4nR2xNf3L0

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *