Cidade Localizada em Dois Continentes: Istambul

Istambul – A Única Cidade Localizada em Dois Continentes

A única cidade do mundo que está localizada em dois continentes diferentes é Istambul, na Turquia. A divisão da cidade se da pelo estreito de Bósforo que também é um dos marcos da divisão dos continentes asiático e europeu. Istambul tem cerca de 12 milhões de habitantes na sua região metropolitana.

Com essa divisão a parte oeste da cidade de Istambul fica no continente europeu e a parte leste da cidade fica no continente asiático. Grande parte da população de Istambul, hoje em dia, mora no seu lado asiático, mas trabalha na sua região europeia.

Devido a isso a Turquia é considerada como uma nação transcontinental assim como o Egito (localizado na Ásia e África), Rússia (localizada na Ásia e na Europa) entre outros países. Porém, lembramos que a Istambul é a única cidade que está localizada em dois continentes.

Istambul

Istambul

Istambul – Uma Grande Cidade

Istambul que é a antiga Bizâncio (até 330 d.C.) depois foi chamada de Constantinopla até 1453. O nome Constantinopla foi bastante difundido até 1930 pelo Ocidente. A maior cidade da Turquia é também a quinta maior cidade do mundo, para se ter uma ideia disputa de perto com Londres o título de mais populosa da Europa.

A palavra Istambul em turco significa “a cidade”, essa era a forma como os otomanos se referiam a Constantinopla. O nome se tornou oficial em 28 de março de 1930. Na sua maioria o país é habitado por muçulmanos, mas há também um bom número de laicos assim como uma minoria de judeus e cristãos. A cidade é a capital da área metropolitana (büyükşehir) e também da província de Istambul que faz parte da região de Mármara.

Istambul – Uma Cidade Cheia de História

Istambul é uma cidade que tem uma longa história, tudo começou com Bizâncio que foi fundada em 657 a.C. na parte europeia. No lado asiático existia a cidade de Calcedônia. A união das duas cidades apenas aconteceu no século XV devido a conquista dos turcos otomanos. O nome Istambul foi dado oficialmente a região apenas em 1930.

Istambul foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923. O governante máximo, o sultão, foi considerado durante muitos séculos como califa, ou seja, o chefe supremos de todos os muçulmanos tornando essa cidade uma das mais importantes para esse grupo religioso.

A capital da Turquia é Ancara, porém, Istambul ainda representa o principal pólo industrial, cultural, universitário e comercial do país. A cidade é a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e sede da Igreja Ortodoxa.

A Localização de Istambul

A cidade de Istambul ocupa as duas margens do Estreito do Bósforo e do norte do Mar de Mármara. Como ambos separam a Ásia da Europa isso faz com que Istambul esteja em dois continentes. A parte central europeia da cidade é dividida pelo estuário do Corno de Ouro. Não estranhe se você for um dia a Istambul e lhe disserem que existem dois ou três centros, pois na parte asiática da cidade existe também um centro.

http://www.youtube.com/watch?v=lKgWKEjLWX8

O Que Há de Interessante em Istambul

Na parte europeia da cidade o destaque fica para o distrito de Fatih que está localizado a sul do Corno de Ouro. Nesse distrito está o núcleo mais antigo de Bizâncio e Constantinopla. Há também Beyoğlu, a antiga Pera ao norte que é onde estava situado o bairro europeu medieval de Gálata.

Quem desejar visitar o centro asiático de Istambul encontrará delimitações menos precisas. Esse centro está localizado em parte dos distritos de Üsküdar e Kadıköy. Não deixe de conhecer as zonas históricas da parte europeia que foram declaradas como Patrimônio Mundial da UNESCO no ano de 1985.

Como se trata de uma cidade de grande extensão geográfica e uma cidade global, Istambul, é considerada como uma megacidade. Além disso, Istambul já foi considerada como Capital Europeia da Cultura.

Transportes em Istambul

Os três principais meios de transporte encontrados na cidade são a transvia (o trem de superfície), o metrô e o taksi (a forma como a palavra táxi é grafada em Istambul). A passagem para usar o metrô da cidade é um tipo de vale-transporte em forma de moeda.

Uma dica para os turistas é conhecer a linha de trem que faz a ligação entre Istambul e Paris conhecida como Orient Express e que tem extensão de 2.770 km. A viagem dura cinco dias e acontece somente uma vez ao ano. A moeda local é a Lira Turca.

Saiba Mais

Saiba Mais

O Comércio de Istambul

Outro tipo de turismo que não se pode deixar de fazer em Istambul é conhecer o comércio. Dentre os pontos mais famosos está o Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias no qual é possível encontrar uma grande variedade de chás, ervas, joias, roupas entre outros produtos.

Para se ter uma ideia esse grande bazar conta com umas 4 mil lojas que ficam lado a lado. É como se fosse um mercado municipal, desses tão comuns no Brasil, porém, com tapetes, joias, lembrancinhas, roupas, cerâmicas entre outros. Enquanto o turista caminha pelo bazar os vendedores lhe oferecem chá de maçã, por exemplo, e se deve aceitar, pois é visto como descortesia recusar mesmo que não se tenha a intenção de comprar nada. Por fim é bem comum pechinchar os preços então não tenha vergonha.

A Lenda da Formação do Estreito de Bósforo

Obviamente que um marco como Estreito de Bósforo tem uma lenda para explicar a sua formação. De acordo com a mitologia Zeus tinha uma amante na região que hoje é Istambul. Hera, sua esposa, desconfiou e ficou muito brava. Para tentar esconder o caso extraconjugal Zeus transformou sua amante numa vaca (Bos).

Como Hera estava desconfiada mandou que um inseto picasse a vaca, a amante. A dor sentida pela vaca foi tanta que ela foi esfregando a sua parte traseira, onde havia sido picada, no chão de forma a cavar um sulco que por fim criou o Estreito de Bosphoro que faz a divisão do continente europeu e asiático. Por isso o nome do estreito é de Bosforo: Bos = vaca; Phoro = estreito logo Estreito da Vaca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Linda cidade !

    Leila Paiva 14 de abril de 2014 0:51
  • Linda cidade e lindo povo! Observação: Istambul não é a única cidade localizada entre os dois continentes, Çanakkale encontra-se na mesma situação.

    MARIA CLARA 21 de abril de 2015 18:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *