A Sustentabilidade No Dia-a-Dia

Nos dias de hoje existe a necessidade de ter práticas sustentáveis para economizar e ao mesmo tempo se relacionar de forma qualitativa com o meio ambiente. A tendência da sustentabilidade deixou de ser um termo da moda para se tornar necessidade em nível de mercado.

Economia de Água e Sustentabilidade Diária

O mundo sofre com carência de água potável ao levar em conta o aumento das populações contra a queda na oferta do recurso. Menos de seis por cento da água do planeta Terra estão disponíveis ao consumo humanos. Brasileiros podem não sentir o problema no dia atual, mas na grande parte do mundo a problemática se apresenta de forma pontual.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Para que o Brasil não sofra com a carência de água no futuro existe a necessidade de começar a ser sustentável desde já ao ensinar de forma principal às crianças como se comportar ao economizar o recurso natural indispensável para a vida humana. Jamais deixe a água corrente nas torneiras sem a necessidade. Tenha economia em mente ao lavar alimentos (reaproveite para regar o jardim), escovar os dentes, fazer a barba, tomar banho, entre outras atividades vitais para a saúde.

Carros Econômicos e Carona Solidária

Em grandes centros metropolitanos existe maior tendência de usar carros que economizam combustível, notícia interessante não apenas para o bolso de condutores como também para o meio ambiente que recebe menos índices em termos de gases que aumentam a incidência do aquecimento global.

Um ponto a favor de quem se preocupa em ser sustentável está em combinar com amigos do trabalho ou da universidade semanas nas quais cada pessoa fica responsável por transporte em locais próximos da própria residência. Tenha em mente que quanto menor o número de carros na rua melhor para o meio ambiente.

Também existe a necessidade de procurar novos tipos de transportes ao invés de trafegar apenas com carro. Ônibus, metrô e bicicleta são considerados três tipos recomendados por parte dos especialistas em práticas sustentáveis.

Produtos Biodegradáveis: Sustentabilidade no Dia-a-Dia

Consumidores também possuem papel fundamental para que a sustentabilidade vire uma rotina na vida. Na hora de fazer as compras tenha a certeza de que a matéria-prima para fazer o produto teve manejo sustentável. Por exemplo, quando comprar móveis de madeira tenha a certeza de que a fonte saiu da floresta com manejo e sustentabilidade. Também existe a questão da tecnologia a ser respeitada, como no caso de comprar geladeiras que emite menos conjunto de gases poluentes.

Procure não usar de forma constante produtos que prejudicam o meio ambiente, visto que a substituição consiste na melhor saída. Por exemplo, nos dias de hoje o vinagre e sal são dois elementos que podem substituir o cloro cujo poder de enviar gases à atmosfera é forte.

Hora de Preservar Área Verde: Dia-a-Dia e Sustentabilidade

Qualquer área verde precisa de respeito por parte da população e poder público, desde pequenas praças de quarteirão até áreas reservadas contra o desmatamento ambiental de acordo com as leis ambientais. Quando for fazer acampamento ou qualquer outra forma de ecoturismo tenha o cuidado de não deixar nenhum tipo de resíduo no caminho.

Não se esqueça de também cultivar jardins e hortas para aumentar a presença de vida verdade na sua casa. Outro ponto a se considerar está em evitar jogar bitucas de cigarro na mata, de forma principal quando a temperatura ambiente está alta, fato que pode aumentar a incidência de queimadas devastadoras em termos ambientais.

Economia Energética: Sustentabilidade no Dia-a-Dia

O mundo sofre com grande carência em termos de energia elétrica. No Brasil existe grande reclamação quando áreas ficam sem eletricidade por alguns instantes. Imagine acontecer o mesmo fato de forma diária? Isso acontece em parte dos países do mundo, como no Sul da Ásia ou no continente africano.

Acontece que a demanda também aumenta de forma pontual em terras nacionais por causa do aumento na média da taxa populacional que acontece de forma anual. Com o desperdício existe a necessidade de ter que ficar racionando e economizando para não ter que pagar multa por desperdício no futuro.

Saiba Mais

Saiba Mais

Outra dica negligenciada por parte da população consiste no fato de desligar todos os aparelhos domésticos da tomada no momento em que não estiverem em uso. No primeiro mês os consumidores devem sentir a queda do preço na conta de luz.

Procure comprar apenas equipamentos que sejam certificados por INMETRO que nos dias atuais representa o principal selo de qualidade para produtos e serviços que existem no Brasil. Vale ressaltar que também existem outras siglas com validade de respeito em termos de economia energética, nacionais ou internacionais.

http://www.youtube.com/watch?v=A-0CT7PO5TI

Reciclar Já! Sustentabilidade no Dia-a-Dia

Entre os produtos a serem reciclados cabe o destaque para eletrônicos, cujo destino acaba na grande parte dos casos em aterros sanitários que não possuem preparo para auxiliar na decomposição e por consequência o componente fica por longos anos emitindo gases e substâncias tóxicas para o meio ambiente.

Caso tenha algum tipo de eletrônico que está prestes a ir para o lixo existem duas formas para proceder: (A) Procurar fazer a manutenção para depois vender no mercado de usado; (B) Doar para centros especialistas em receber resíduos do gênero para reaproveitar e enviar aos centros com crianças carentes.

Nos dias de hoje o tema da reciclagem precisa ser levado a sério. Caso não exista lixo com separação de resíduos no seu bairro chegou o momento de solicitar da prefeitura o serviço de forma emergencial.

Quem mora em condomínio precisa pedir ao sindico essa providência. As pessoas que não possuem o serviço podem seguir aos centros de recolha que se estabelecem em empresas, caso de bancos e hipermercados, por exemplo.

Em São Paulo existe a lei do descarte de baterias e pilhas que deve ser respeitada por comerciantes e consumidores. Ou seja, quem consome a energia pode fazer o descarte no comércio de compra, visto que os donos do estabelecimento comercial encaminham os resíduos aos fabricantes que reaproveitam as unidades para carregar e economizar ao fazer novos componentes cuja fabricação também polui o meio ambiente por causa dos efeitos químicos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *