Reino Plantae Ou Metaphyta: O Reino Das Plantas

As plantas são seres eucariontes e pluricelulares, nesse ponto elas se parecem bastante com os animais e com alguns tipos de fungos. Porém, as plantas têm uma característica especial que as diferencia dos seres de outros grupos, elas são autotróficas. Os seres autotróficos têm a capacidade de produzir o seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.

Através do uso da luz as plantas geram energia luminosa e assim produzem glicose, uma matéria orgânica que se forma a partir da combinação de água e gás carbônico. Acontece então a formação do seu alimento e em seguida é feita a liberação do gás oxigênio.

Reino Plantae Ou Metaphyta: O Reino Das Plantas

Reino Plantae Ou Metaphyta: O Reino Das Plantas

Plantas – Base Das Cadeias Alimentares

Assim como alguns outros seres fotossintetizantes, as plantas, produzem matéria orgânica que é responsável pela nutrição da maior parte dos seres vivos do planeta. Dessa forma as plantas são a base das cadeias alimentares, além disso, quando elas fornecem o gás oxigênio para o ambiente estão contribuindo para a manutenção da vida dos seres que assim como elas próprias precisam desse gás para respirar.

Plantas – Base Das Cadeias Alimentares

Plantas – Base Das Cadeias Alimentares

É possível observar a capacidade de adaptação que os seres do reino Plantae ou Metaphyta possuem uma vez que conquistaram os mais variados tipos de ambientes pelo mundo. Os cientistas acreditam que as plantas evoluíram de ancestrais protistas e bem provavelmente esses ancestrais eram tipos de algas que pertencem atualmente ao grupo dos protistas que tiveram o seu desenvolvimento na água.

Há diversas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nos grupo de plantas como naqueles de algas verdes. Seguindo essas semelhanças percebeu-se as algas verdes poderiam ser ancestrais diretas dos seres do reino Metaphyta.

Imagem de Amostra do You Tube

O Reino Plantae Ou Metaphyta

O reino Metaphyta ou Plantae também pode ser conhecido como Vegetabilia (Vegetal). Trata-se de um dos maiores grupos de seres vivos do planeta, sendo que são conhecidas aproximadamente 400.000 espécies dentre as quais se destacam árvores, ervas, plantas microscópicas, arbustos entre outros.

Quase na totalidade os seres do reino Metaphyta são autotróficos, as suas células contêm um ou mais organelos que tem como especialidade produzir material orgânico a partir de material inorgânico e de energia do sol, os chamados cloroplastos.

Imagem de Amostra do You Tube

Definição De Planta Ou Vegetal

Porém, ao contrário do que muitas pensam, é mais difícil do que parece definir uma planta ou vegetal. Na definição de Lineu no reino Plantae estavam incluídos todos os tipos de plantas superiores, os fungos e as algas. Porém, depois que se descobriu que nem todos os seres desse reino eram verdes passou-se a definir que planta era todo e qualquer ser vivo que não tivesse movimentos involuntários.

Na divisão de Aristóteles os seres vivos eram basicamente colocados em dois grandes grupos, o das plantas (seres que não tinham a capacidade motora ou mesmo órgãos sensitivos) e animais. Essa foi a definição aceita por um longo período, porém, os cientistas perceberam que não era a mais correta uma vez que a Mimosa pudica (uma planta leguminosa) tem a capacidade de fechar os seus folíolos ao mínimo toque.

Dessa forma quando os primeiros seres vivos unicelulares foram descobertos foram colocados no grupo dos protozoários já que não tinham movimento próprio. Durante algum tempo as bactérias e as algas fizeram parte do reino Plantae. Porém, com uma classificação tão simplista se tornou difícil saber onde incluir algumas espécies como as do gênero Euglena, por exemplo, que são bem verdes, porém, fazem diversos movimentos.

A Classificação Biológica Moderna

Na classificação biológica chamada de cladística, a mais moderna, existe uma preocupação em enfatizar as relações evolutivas entre os organismos. Basicamente um táxon (um clado) deve ser composto pode espécies que tenham todas um antepassado em comum.

Podemos definir o reino Plantae como um grupo monofilético (que tem um antepassado em comum) de organismos que são eucarióticos e que são autotróficos através da fotossíntese que usa os tipos de clorofila a e b que está presente nos cloroplastos (tipos de organelos que tem uma membrana dupla) que tem a capacidade de armazenar os produtos da fotossíntese, como o amido, por exemplo.

Os organismos que pertencem ao reino Plantae tem células revestidas de uma parede celular que é feita quase que toda de celulose. Com essa definição foram excluídas do Reino Plantae as algas vermelhas, as algas castanhas e diversos outros seres autotróifcos unicelulares ou coloniais e que hoje estão no Reino Protista.

As bactérias e fungos também foram retirados do reino Plantae e passaram a fazer parte de reinos próprios. Existe cerca de 300 espécies conhecidas de plantas que não fazem fotossíntese e que dessa forma são parasitas de plantas que realizam esse processo.

A Classificação Das Plantas

Quase todos os ambientes do mundo contam com plantas e observando-as é possível ter a ideia errada de que são todas iguais, porém, elas têm diversas diferentes entre si. Existem muitas diferenças entre os tipos de plantas e para que não sejam feitas confusões foi criada uma classificação para elas.

Para que uma classificação seja eficiente é necessário que ela tenha critérios para organizar os seres em grupos diferentes. Ressaltamos que as plantas são seres pluricelulares, autótrofos, eucariontes e fotossintetizantes.

Para que seja possível dividir as plantas em diferentes grupos é necessário contar com outros critérios para que elas sejam organizadas em grupos menos abrangentes e mais específicos. Confira alguns critérios que os cientistas utilizam para fazer essa divisão:

Vascular Ou Avascular

Uma das primeiras coisas que são observadas nas plantas é se elas são vasculares ou avasculares, ou seja, ter ou não a presença de vasos para condição de água e sais minerais (seiva bruta) bem como a matéria orgânica (seiva elaborada).

Estruturas Reprodutoras

Outra característica que é observada é se essas plantas têm ou não estruturas reprodutoras (flor, semente e fruto).

O Reino Plantae é um dos maiores de seres vivos do planeta e por isso mesmo não é estranho destacar que essas plantas podem ser encontradas no planeta como um todo. O grande diferencial desses seres para os de outros grupos é o fato de produzirem o seu próprio alimento através da fotossíntese. As plantas não são todas iguais e podem ser divididas em grupos devido as suas características principais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>