Recursos Naturais Da Amazônia

Um dos mais importantes biomas do mundo, a Amazônia, é uma floresta do tipo latifoliada úmida que está presente em grande parte da Bacia Amazônica da América do Sul. Para se ter uma ideia a bacia conta com sete milhões de quilômetros quadrados dentre os quais cinco milhões e meio de quilômetros quadrados tem a cobertura dessa floresta tropical.

A região tem territórios que fazem parte de nove países, contudo, grande parte da floresta está dentro do Brasil, em torno de 60% da floresta. Uma floresta de grande relevância uma vez que consiste em mais da metade do território de florestas tropicais existentes do mundo. Além disso, conta com uma incrível biodiversidade e grande quantidade de recursos naturais.

Amazônia – O Nome

O nome “Amazônia” é uma referência as guerreiras da mitologia grega conhecidas como amazonas. De acordo com a mitologia as amazonas faziam parte de uma tribo de guerreiras que não aceitavam homens e sob o comando de Hipólita matavam as crianças do sexo masculino ao nascer. A palavra amazona significa sem (a) e centro (mazôn), ou seja, sem centro.

Esse nome passou a ser usado para essa região quando em 1541 o espanhol Francisco de Orellana, em busca de ouro, desceu os Andes e encontrou em seu caminho as índias icamiabas. A tribo de índias venceu a batalha contra os espanhóis e quando tal fato foi reportado ao rei Carlos V de Habsburgo elas foram descritas como guerreiras amazonas. O rio passou a se chamar então Amazonas. O termo “Amazônia” foi usado pela primeira vez na história em “O País das Amazonas” do barão Santa Anna Néri do ano de 1899.

Formação da Floresta

Acredita-se que a floresta amazônica se formou durante o período Eoceno. O seu surgimento aconteceu logo depois de uma redução global de temperaturas tropicais do Oceano Atlântico. O oceano se alargou o bastante para criar um clima úmido e quente para a bacia amazônica.

A existência da floresta tropical data de pelo menos 55 milhões de anos, antes disso a maior parte da região não tinha biomas e era dominada por savanas. Isso pelo menos até a Era do Gelo Atual em que o clima era mais seco e as savanas compunham grande parte dos ambientes.

Alguns eventos contribuíram para a formação da floresta como a extinção cretáceo-paleogeno e a extinção dos dinossauros. O clima tornou possível que a floresta tropical dominasse a extensão do continente. Conforme o tempo passou e o clima se transformou a floresta de expandiu. Mesmo durante as fases glaciais a floresta conseguiu sobreviver e permitir que uma grande variedade de espécies sobrevivesse.

Recursos Naturais e a Evolução da Floresta

Os cientistas têm evidências de que ocorreram mudanças significativas na vegetação ao longo do tempo nos últimos 21 000 anos por meio do último Máximo Glacial (UMG) e a deglaciação que se seguiu. Como os depósitos de sedimentos de paleolagos indicaram que existiu uma precipitação menor do que a temos hoje acredita-se que a cobertura vegetal tropical úmida era menor na bacia.

Não existe, contudo, um consenso de quanto teria sido menor esse crescimento de vegetação. Para alguns cientistas nessa fase a cobertura vegetal apenas foi reduzida, para outros ela se tornou mais extensa em alguns pontos isolados. A resposta definitiva sobre essa questão é difícil de obter porque é complicado conseguir a amostra de dados.

Terra Preta

Descobertas arqueológicas datadas de um período entre o ano 0 e 1250 corroboram com as alegações de que existiram civilizações pré-colombianas na região. Existem muitos geoglifos em áreas desmatadas que aumentam essas certezas. Os cientistas passaram a acreditar que a Amazônia não era uma terra virgem como se tinha ideia e foi então trabalhada por humanos há pelo menos 11 000 anos com práticas ligadas a jardinagem florestal e também terra preta.

Essa terra preta está presente em grandes áreas da floresta e hoje ela é explicada como o resultado da forma como os índios cuidavam do solo. Trata-se de um solo muito fértil que tornou possível obter sucesso em atividades como agricultura e silvicultura. O ambiente anterior da floresta era hostil, sendo assim a sua grande riqueza de recursos poderia ser o resultado de maciça intervenção humana.

Biodiversidade

Biomas como florestas tropicais úmidas tem grande biodiversidade como uma de suas principais características, contudo, as florestas tropicais presentes na América do Sul tem uma biodiversidade amplificada, mais do que as florestas da Ásia e da África. As flores tropicais da Amazônia se destacam por uma quantidade impressionante de espécies de fauna e flora. Para se ter uma ideia é a maior coleção de plantas vivas e espécies de animais do planeta.

Na Amazônia é possível encontrar em torno de 2,5 milhões de espécies de insetos; aproximadamente 28 dezenas de milhares de plantas e quase 2.000 mamíferos e aves. Os cientistas já conseguiram catalogar 3.000 espécies de peixes, 40.000 espécies de plantas, 427 mamíferos, 378 répteis, 428 anfíbios e 1.294 aves. Na Floresta Amazônica está um em cada cinco de todos os pássaros do planeta.

Vegetação

A Floresta Amazônica está na lista das três grandes florestas tropicais do planeta, contudo, é importante entender que existem três tipos de floresta dentro da Amazônia. São essas florestas: florestas montanhosas andinas, florestas de terra firme e florestas fluviais alagadas, as duas últimas fazem parte da Amazônia do Brasil.

Rio Amazonas – Maior Rio do Mundo

Trata-se de um rio bastante extenso da América do Sul que tem o seu nascimento na Cordilheira dos Andes no lago Lauri ou Laurichocha no Peru. O seu desague ocorre no Oceano Atlântico. Esse é o rio com maior comprimento do planeta além de ser o mais caudaloso também. Tem mais de 7 milhões de quilômetros quadrados sendo que em boa parte deles existe selva tropical.

O Desmatamento na Floresta Amazônia

Para que se entenda com mais perfeição como o desmatamento é prejudicial para o planeta precisamos entender o seu conceito. Basicamente desmatamento consiste em transformar áreas florestais em áreas sem floresta. As áreas que mais sofrem com o desmatamento consistem em assentamentos humanos.

A Região Amazônica

A Amazônia é uma região natural da América do Sul e ela é definida pela bacia do rio Amazonas e é também coberta em grande parte por floresta tropical – a Floresta Amazônica a qual possui 60% de sua cobertura na região brasileira. A região amazônica envolve as bacias hidrográficas do rio Amazonas, Araguaia-Tocantins, Bacias costeiras do Nordeste Ocidental e bacias costeiras do Norte.

 A Região Amazônica

A Região Amazônica

Diante da vasta extensão geográfica da Amazônia, sua diversidade, sua riqueza biológica e a complexidade de seus ecossistemas é importante e necessário que haja o sensoriamento remoto, pois essa ferramenta é importantíssima e indispensável para que a região Amazônica seja mapeada e esse monitoramento será rápido e também de baixo custo. Analisando todos esses importantes atores da região da Amazônia é importante que se use sensores remotos para observar a Amazônia e também os recursos naturais da região, que são bastante vastos.


Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • nada vê

    karina 10 de novembro de 2011 22:46
  • nada vê

    karina 10 de novembro de 2011 22:46
  • muito legal adorei essa pesquisa

    cataria 8 de fevereiro de 2012 23:15
  • achei tudo q queria muito legal

    larissa 20 de janeiro de 2013 21:08
  • Muito bom me ajudou muito!!

    diane 23 de fevereiro de 2013 20:30
  • Nadaaaa averrr !!!

    Annyella 5 de novembro de 2013 23:44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *