Parque de Três Picos

Muitas pessoas que moram na cidade do Rio de Janeiro nem imaginam que bem próximo a elas está um parque que merece uma visita. Principalmente, para os amantes de trilhas, caminhas e atividades ao céu aberto. Estamos falando do Parque Estadual dos Três Picos ou também conhecido com a sigla PETP.

O Parque de Três Picos está no estado do Rio de Janeiro mais exatamente na região serrana. Seus mais de 65 mil hectares, exatos 65.113 hectares, estão distribuídos em 4 municípios do estado do Rio de Janeiro. Cachoeiras de Macacu a principal delas e mais Nova Friburgo, Guapimirim, Teresópolis e Silva Jardim.

O nome Três Picos se dá pela beleza e imponência de um conjunto de montanhas graníticas que podem ser observadas no parque. Esse conjunto está acima do nível do mar com altura de 2.316 metros e o ponto mais alta é a chamada Serra do Mar.

Conheça Mais Detalhes Sobre o Parque Três Picos

A beleza do Parque Estadual Três Picos é indiscutível e só isso faz com que ele mereça uma visita, mas o que também atrai os turistas é o clima.

O parque pela sua extensão e localização possui um clima bem variado,  indo de tropical nas área que são mais baixas, que ficam na cidade de Cachoeiras de Macacu e com temperaturas mais baixas até mesmo no verão.

Imagina poder escapar do calor do verão da cidade do Rio de Janeiro no mês de fevereiro e curtir no Parque Três Picos temperaturas entre 15 e 18 graus. Já no inverno, para aqueles que não são fãs de baixíssimas temperaturas, seria um lugar para ser evitado. O frio pode chegar a relógios marcando temperaturas abaixo de 10 graus.

O friozinho é tão presente no Parque Estadual dos Três Picos que as geadas são frequentes e ele só perde no número delas para o Parque Nacional de Itatiaia. A razão é simples, a diferença de altitude.

As temperaturas muito baixas não ficam somente na área de Cachoeiras de Macacu, elas algumas vezes podem ser observadas nos vales que ficam ao redor. Temperaturas que podem ser negativas.

Para se ter uma ideia de como o frio está presente neste parque, já foram registrados nevoeiros congelados, uma ocorrência típica de países cujo clima é temperado e não tropical como o nosso.

A explicação para esse fenômeno é que o congelamento acontece graças a umidade que chega do mar e atinge uma altitude muito grande e ar seco. As pequenas gotas de água então acabam se congelando e depois caem. Porém, isso acontece raríssimas vezes e em casos isolados. E são daqueles fenômenos da natureza explicados pelas mudanças bruscas que vem sendo observadas no clima do mundo.

Agora Conheça a Fauna que Pode ser Encontrada no Parque Três Picos

Quando foi criado o Parque Estadual Três Picos foi acrescentado a ele 75% de toda a área de parque e também reservas ambientais do estado. Foi um modo que os órgãos ambientalistas do estado do Rio de Janeiro encontraram para garantir a preservação do cinturão central da Mata Atlântica.

Uma iniciativa que poderia ser até considerada “tarde demais”, mas é bom pensar que é bom preservar o que não foi perdido. “Tarde demais” porque desse cinturão central da Mata Atlântica já se foi perdido da sua cobertura florestal de origem 83%, isto é, praticamente tudo.

A boa notícia é que apesar da perda de tanta fauna, uma rica biodiversidade é encontrada no Parque Estadual dos Três Picos. São muitos vegetais e animais presentes, o que fez que a região se tornasse de grande importância por especialistas afim de conservar toda essa flora e fauna.

Espécies ameaçadas de extinção no nosso país podem ser encontradas no Parque Estadual dos Três Picos, como por exemplo, a onça-parda e o puma, ambos mamíferos que se luta para manter na nossa fauna. Outros animais como lontra, porco-do-mato, o gavião-pega-macaco também fazem parte dos moradores desse parque do estado do Rio de Janeiro.

Os especialistas dizem que alguns animais migraram para o parque em busca de um refúgio e atualmente é como se ele fosse a continuação da floresta do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e também da Estação Ecológica do Paraíso. Essa segunda está na cidade de Guapimirim.

Para os especialistas esse contínuo entre esses três lugares é que está permitindo que muitos animais e vegetação não desapareçam completamente.

Para Quem Quer Fazer Turismo no Parque Estadual dos Três Picos

Além da beleza do Parque Estadual dos Três Picos e sua importância na preservação de espécies de plantas e animais, o lugar incrementa o desenvolvimento econômico daquela área.

O ecoturismo desenvolvido no local atrai turistas de todo o Brasil, que querem conhecer as belezas das cachoeiras e se divertirem nas escaladas e trilhas oferecidas no local.

Os turistas têm as suas preferências, entre os lugares mais procurados do Parque Estadual dos Três Picos estão: as Torres de Bonsucesso, a Pedra do Faraó, a Mulher de Pedra, o Pico da Caledônia e os Três Picos.

Partindo da Cachoeira de Macacu na parte chamada de Boca do Mato com somente 50 minutos caminhando, os turistas podem apreciar a beleza de um jequitibá rosa. A planta possui uma copa que tem a circunferência medindo 20 metros e a altura fica em torno de 50 metros. Esse jequitibá rosa além da beleza é uma raridade porque existe há pelo menos, estima-se, mil anos. Vale muito a pena fazer a caminhada.

Outra atração que pode ser vista no local chamado Boca do Mato é uma outro trilha, sempre ecológica, é um passeio que é feito em uma antiga estrada de ferro que ia de Cantagalo até Leopoldina. A ligação das duas estações fazia a ligação entre Cachoeira de Macacu e Nova Friburgo. No trajeto é possível ver entre a vegetação algumas ruínas.

Desde de 18 de dezembro de 2012, o Parque Estadual dos Três Picos ganhou um reforço para garantir a segurança de quem vai visitá-lo. Conta agora com a presença da polícia florestal. Muitos crimes ambientais eram registrados no local, por isso o incremento de segurança estadual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *