Mídias Ambientais: Do Geral Para o Específico

Vivemos um momento da história em que existe um grande número de mídias atuantes no país e no mundo. Devido a grande quantidade podemos observar um fenômeno de segmentação desses veículos, ou seja, a criação de meios de comunicação que se mostram dedicados a atender e trabalhar direcionados para demandas particulares.

Um dos temas que tem se destacado bastante na mídia em geral é o meio ambiente e a sua preservação. Por isso mesmo podemos observar um movimento de criação de várias mídias ambientais. Essas mídias podem ser genéricas que falam sobre o assunto ou específicas. Saiba mais sobre o que são as mídias ambientais e qual é a sua importância.

Mídias Ambientais: Do Geral Para o Específico

Mídias Ambientais: Do Geral Para o Específico

Os Tipos De Mídias Ambientais

Como enfatizamos no começo do texto existem mídias ambientais diferentes, ou seja, a grande mídia (a que não é especializada em meio ambiente, mas toca no assunto), as institucionais (de empresas que desejam destacar a sua relação com o meio ambiente) e também as não-institucionais que são aquelas especializadas em meio ambiente e que apresentem os vários ângulos das questões.

Embora para muitas pessoas possa parecer que somente as informações das mídias propriamente ditas como ambientais tenham valor precisamos destacar que a atuação de todas essas mídias é complementar. Dessa forma a existência de um tipo de mídia ambiental torna a existência da outra mais completa.

Podemos exemplificar essa complementariedade através da avaliação de recursos de cada mídia. Uma grande mídia como uma televisão, por exemplo, pode fazer uma cobertura muito mais completa a respeito de acidentes ecológicos do que uma mídia ambiental.

A mídia ambiental pode se valer do material produzido pela grande mídia para apresentar os vários pontos de vista que foram abordados e assim ajudar o público que deseja uma visão mais imparcial a encontrar as ferramentas para construir o seu próprio pensamento.

A Diferença Entre As Mídias Ambientais

A grande diferença entre essas mídias é o interesse que elas possuem e o objetivo da divulgação de tragédias ambientais bem como das soluções. Para começar o interesse de uma grande mídia é divulgar uma notícia visando repercussão e reflexo na sua audiência. Assim quando um assunto deixa de interessar ao grande público deixa de ser noticiado.

As mídias institucionais tem o objetivo de defender os interesses da empresa a que pertencem. Assim veremos sempre as notícias através da visão das organizações, mesmo numa tragédia ambiental causada pela empresa, o foco será a apresentação de soluções e não do problema e sua extensão.

Já quando falamos sobre mídias ambientais estamos falando sobre mídias cuja principal motivação é divulgar e tornar de conhecimento geral os problemas ambientais pelos quais o planeta está passando. Dessa forma podemos encontrar uma visão mais imparcial embora possa também se “contaminar” com a visão apaixonada daquele que está por trás da redação desse meio.

A Cidadania Ambiental

A existência de sites, revistas, canais de TV e demais mídias focadas em meio ambiente é fundamental para a construção de uma cidadania ambiental.

Infelizmente o meio ambiente ainda não recebe toda a atenção merecida das mídias tradicionais e por isso mesmo não existe uma formação de cidadãos com a consciência de como agir e pensar em relação ao mundo que nos cerca.

Quando existem as ferramentas para poder descobrir o que acontece com o meio ambiente os cidadãos se mostram muito mais interessados e próximos da formação de um pensamento ideológico próprio.

Porém, é óbvio que as mídias voltadas para o meio ambiente também tem os seus problemas como, por exemplo, a visão unilateral do problema, em muitos casos, sem a apresentação dos motivos que levaram as consequências barbaras contra o planeta.

Não podemos simplesmente apontar o dedo para quem polui e não lembrar que usamos os produtos fabricados por essas empresas. Dessa forma nós também fazemos parte da cadeia de problemas ambientais.

A Denúncia e a Mídia Ambiental

A denúncia é uma das características mais fortes nas mídias consideradas completamente ambientais. As ferramentas de comunicação dessas mídias são utilizadas para divulgar os principais problemas ecológicos e também para em alguns casos apresentar possíveis soluções.

Quando acontece algum acidente ecológico ou se está discutindo a sustentabilidade econômica é importante fazer uma complementação entre o que a mídia tradicional e a mídia focada apresentam. Perceba que se trata de pontos de vista diferentes, ou seja, a visão de quem vive dessa economia não sustentável e a visão de quem busca uma maior sustentabilidade.

A Visão Das Mídias Ambientais

Uma das questões que pode colocar as mídias ambientais ao lado das grandes mídias é a reprodução da visão do dono. É bem verdade que grande parte dos principais grupos de comunicação do país pertencem a algumas famílias que imprimem os seus valores e conceitos na programação transmitida para a sua audiência.

Porém, as mídias ambientais em muitos casos também estão comprometidos apenas com uma questão, por exemplo, uma mídia que enfoque o desmatamento pode não dar atenção para um derramamento de óleo.

Assim é necessário que existam diversas mídias, ou seja, as específicas sobre o meio ambiente e também aquelas mais genéricas, mas que transmitem pelo menos em poucos minutos os principais desastres. A audiência fica sabendo do fato e pode procurar mais informações nas mídias específicas de meio ambiente.

Os Desafios Das Mídias Ambientais

Um dos grandes problemas enfrentados pelas mídias ambientais é conseguir patrocínio para levar as suas ideias adiante. Nem todo mundo está interessado na divulgação dos principais problemas causados a natureza por empresas que poluem. Dessa forma conseguir anunciantes é bem difícil.

Quando o foco da mídia ambiental é realmente fazer uma denúncia dos principais desmandos contra a natureza se mostra complicado encontrar empresas ou instituições mantenedoras.

Os Desafios Das Mídias Ambientais

Os Desafios Das Mídias Ambientais

Sem o dinheiro da publicidade fica difícil manter um meio funcionando muito tempo mesmo que esse seja um site que não necessita de impressão. O problema é que produzir o conteúdo dessas mídias demanda tempo e tempo hoje em dia é dinheiro. Além disso, existem custos como hospedagem do site, acesso a internet e outros.

Outro desafio é nadar contra a corrente do desenvolvimento e dizer não para conceitos tão difundidos como a produção em larga escala, o consumismo e as necessidades criadas pela grande mídia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *