Importância da Ecologia

Vivemos um momento em que o meio ambiente tem ocupado cada vez mais as pautas de preocupação com o futuro e dessa forma conceitos como a ecologia tem se tornado relevantes. Entender a importância do estudo e do conceito de ecologia pode ajudar a chegar a soluções mais pertinentes para desenvolver o futuro. Somente com o olhar voltado a natureza e ao que o meio ambiente pode nos propiciar é que teremos mais tempo de vida útil do planeta.

Importância da Ecologia

Importância da Ecologia

O Que é Ecologia?

Para que possamos entender a importância de algo precisamos saber exatamente do que se trata. De maneira conceitual podemos dizer que ecologia é uma parte da biologia em que é realizado o estudo dos seres vivos entre si e em relação ao ambiente em que estão inseridos. Uma ciência que observa todos os fatores passíveis de interferir na vida desse ser vivo como os fatores químicos, biológicos e físicos. Uma forma poética de resumir o que a ecologia estuda é dizer que seu estudo se refere a casa dos seres vivos.

Importância da Ecologia - Água

Importância da Ecologia – Água

A Importância do Estudo da Ecologia

Todos os dias o homem provoca – propositalmente ou não – mudanças nos ecossistemas e essas alterações afetam em maior ou menor grau os seres vivos daquele sistema. O estudo de que maneira essas interferências mudarão o curso da vida nesses sistemas é essencial para saber como remediar essas situações.

Por exemplo, se por algum motivo uma nova espécie de alga passou a se proliferar num rio pode afetar a vida dos seres vivos originais do sistema causando inclusive a extinção de algumas dessas espécies no local. Os estudos promovidos pelo campo da ecologia são fundamentais para avaliar se os ecossistemas estão em harmonia. Cabe aos ecologistas verificar se espécies estão desaparecendo de seus habitats e a causa dessas alterações.

Mudanças que não ocorrem de forma natural podem ser desastrosas para o meio ambiente e em alguns casos não existe possibilidade de recuperação. Os estudos realizados por esses profissionais permitem que o homem haja de maneira mais assertiva evitando assim que haja devastação e problemas futuros nos sistemas ecológicos.

Trabalho Conjunto

O trabalho dos ecologistas só é completo quando conta com o auxílio de outras áreas como a matemática, física, química, zoologia e geografia. Trata-se de um trabalho que é feito em conjunto com outras áreas de estudo para que se tenham respostas mais definitivas e assertivas. Quem deseja se tornar um ecologista tem alguns anos de estudo pela frente e deverá ter muita dedicação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei de ler este trabalho….mas não consegue perceber qual é a inportância da ecologia….esto muito grato e não muito satisfeito

    Pedro 20 de outubro de 2011 11:38
  • Sim.

    Pedro 20 de outubro de 2011 11:39
  • Gostei deste site…mas não consegui dessifrar qual o conceito da ecologia…estou muito grata e não satisfeita. bjs …amanda medssen

    amanda 25 de Fevereiro de 2013 21:46
  • E um bom site e gostei dele mas nao consigo perceber a importancia da ecologia. Wilson Michel . Bom trabalho

    Wilson 18 de setembro de 2013 20:46
  • GRATO PELA EXPLICACAO. APESAR DE NAO ESTAR BEM DETALHADO. FEZ-SE MISTURA O QUE CRIA UM BARALHO PARA ALGUNS (EU).

    ERISCENCIO VALERIANO DLHALANE 1 de outubro de 2013 9:28
  • ñ gostei nada

    nayara 5 de dezembro de 2013 14:41
  • tambem nao gostei muito,pois nao esta muito detalhado a explicação mais tirando isso eu gostei desse site!!!!!!!

    Bernardo 17 de Março de 2014 16:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *